Mortos por onda de calor na Índia já passam de 2 mil

Temperatura nas regiões mais afetadas caiu para em torno de 43 graus, após atingir a máxima de 47 graus
| 30/05/2015
- 21:10
Mortos por onda de calor na Índia já passam de 2 mil

Temperatura nas regiões mais afetadas caiu para em torno de 43 graus, após atingir a máxima de 47 graus

O número de mortos pela onda de calor que há semanas castiga a Índia, particularmente o sudeste, aumentou para 2.015, enquanto as temperaturas começaram a baixar no país, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Andhra Pradesh é o estado mais afetado pelas altas temperaturas com 1.490 mortos, enquanto o vizinho estado de Telangana registrou 489 falecimentos, disseram porta-vozes dos departamentos regionais de Gestão de Desastres.

A situação nestes dois Estados melhorou nos últimos dias com temperaturas em torno dos 42 e 43 graus, abaixo dos 47 graus que chegaram a ser alcançados.

“A temperatura baixou nos últimos dois dias e estamos com máxima de 43 graus. Consideramos que a onda de calor passou”, disse Sa’adah Bhargavi do departamentos de Gestão de Desastres de Telangana.

“Em poucos dias as chuvas devem chegar e será um grande alívio”, indicou.

Por sua vez, o responsável do mesmo departamento de Andhra Pradesh, Tulsi Rani, afirmou que em seu estado as temperaturas caíram nas últimas horas e que a situação melhorou.

Os responsáveis indicaram que as autoridades promoveram campanhas para informar a população sobre a necessidade de beber água e não permanecer sob o sol.

Nos estados orientais de Bengala e Odisha, a onda de calor tirou a vida de pelo menos outras 36 pessoas nas últimas semanas, de acordo com a imprensa.

Veja também

Tropas russas capturaram a usina no início da guerra, mas ela ainda é administrada por técnicos ucranianos

Últimas notícias