Hungria fecha fronteira com Croácia para deter chegada de refugiados
Neste ano, mais de 370.000 refugiados entraram na Hungria.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste ano, mais de 370.000 refugiados entraram na Hungria.
O governo da Hungria anunciou na sexta-feira que, que fechará a fronteira com a Croácia, por onde passam a cada dia milhares de refugiados a caminho da Alemanha, e aplicará controles estritos para determinar quem tem direito a asilo político.
A Hungria já havia fechado há um mês a fronteira com a Sérvia onde o ritmo de entradas de emigrantes caiu de 10.000 por dia a apenas 200.
“Esperamos conseguir os mesmos resultados”, afirmou o ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, ao anunciar a medida, embora tenha ressaltado que “esta é a segunda melhor solução”, já que a primeira teria sido que a União Europeia (UE) defendesse a fronteira entre Grécia e Turquia, por onde entra a maioria de refugiados.
O ministro disse que a decisão da Hungria, que começou a construir esta cerca em setembro, se deve ao fato de que “na cúpula da quinta-feira da UE não se decidiu sobre a defesa conjunta da fronteiras da Grécia”.
Szijjarto reiterou que, ao fechar a fronteira, a Hungria cumpre com suas tarefas de defender as fronteiras do espaço Schengen, de livre circulação.
Apesar do fechamento da fronteira, os pontos de cruzamento seguirão funcionando e também haverá áreas de passagem, onde os refugiados terão que esperar que se tramitem suas solicitações antes de entrar na Hungria.
Szijjarto explicou que o governo húngaro notificou os países vizinhos sobre a medida e também que informou ao embaixador croata na Hungria, que lhe expressou sua “decepção”.
Neste ano, mais de 370.000 refugiados entraram na Hungria, provenientes de países em conflito do Oriente Médio, que seguem depois rumo a Áustria e Alemanha.
No último dia 15 de setembro entraram em vigor na Hungria leis que penalizam o cruzamento ilegal da fronteira com até cinco anos de prisão.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.