Estado Islâmico toma base militar iraquiana; premiê convoca combatentes xiitas
Xiitas e combatentes do E.I então em confronto
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Xiitas e combatentes do E.I então em confronto
Combatentes do Estado Islâmico tomaram uma importante base militar no oeste do Iraque neste domingo (17), e o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, imediatamente autorizou o emprego de forças paramilitares xiitas para retomar o controle de uma província de maioria sunita.
Membros das Forças Armadas disseram que tiveram de deixar o Comando de Operações de Anbar depois que foram atacados pelos insurgentes, que o atacaram em uma área a oeste da cidade de Ramadi. Um dos oficiais, que falou sob condição de anonimato, contou que os rebeldes chegaram a pedir via megafone que os soldados iraquianos deixassem suas armas, com a promessa de voltarem para casa em segurança.
As recentes conquistas do Estado Islâmico na província de Anbar representam a maior vitória dos radicais no Iraque desde que o Exército iraquiano e os grupos paramilitares xiitas começaram a combatê-los no ano passado.
Um porta-voz de Abadi afirmou que o primeiro-ministro ordenou os paramilitares que se preparassem para “apoiar as Forças Armadas e retomar o controle de todas as partes de Anbar”, depois que um conselho da província votou a favor da ofensiva paramilitar.
Os paramilitares xiitas têm desempenhado papel importante no processo de reversão das conquistas do Estado Islâmico em várias partes do Iraque, mas até agora não têm participado ativamente do combate em Anbar, pois as autoridades temem que o confronto inflame ainda mais a violência entre as facções.
Também neste domingo, os rebeldes conquistaram um dos poucos distritos então sob posse das forças do governo em Ramadi, retomando o controle da cidade.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.