EI doutrina crianças para transformá-las em combatentes
Nos últimos seis meses, o EI “aumentou gradualmente o nível de violência das crianças” em sua propaganda
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nos últimos seis meses, o EI “aumentou gradualmente o nível de violência das crianças” em sua propaganda
Empunhando uma pistola, uma criança de aproximadamente 12 anos executa a sangue frio dois homens, acusados de trabalhar para os serviços de inteligência russos, ajoelhados à sua frente. Este vídeo chocante divulgado recentemente pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) ilustra o doutrinamento de uma nova geração.
O jovem carrasco apareceu em um vídeo de propaganda do EI em 2014. Perguntado sobre o que planejava fazer no futuro, o menino responde: “serei a pessoa que vai massacrar vocês, os infiéis. Serei um mujahedine (combatente de Deus)”.
O menino, que diz se chamar Abdullah e ser proveniente do Cazaquistão, segura uma kalashnikov sob os olhares atentos de outros de sua idade. As crianças também têm aulas de religião e árabe, e participam de exercícios de tiro e treinamento físico. “São a próxima geração”, adverte o narrador.
Nos últimos seis meses, explica Charles Lister, analista do Brookings Doha Center, o EI “aumentou gradualmente o nível de violência das crianças” em seu material de propaganda.
“Apresentar crianças realizando atos de semelhante violência é uma forma que o EI tem de sugerir que qualquer homem em idade de combater deveria participar de sua luta armada”, explica Lister.
O grupo jihadista incute a violência desde a infância para, segundo Lister, “criar um ambiente que lhe permitirá seguir recrutando simpatizantes nos próximos anos”.
Para o EI, isso tem por objetivo fazer com que seu “califado”, decretado em junho nos territórios sob seu controle na Síria e no Iraque, perdure ao longo do anos.
Ele não é o único a usar crianças para sua propaganda, explica Aymenn al-Tamini, pesquisador do Middle East Forum, mas no caso desta organização a mensagem tem uma importância especial porque “se apresenta como um verdadeiro Estado”. “O EI considera que as crianças são essenciais para perpetuar sua existência”, afirma Tamini.
Atualmente, o grupo jihadista publica fotografias propagandística contendo imagens de crianças. Uma delas mostra um grupo de crianças com máscaras, roupas camufladas e com kalashnikovs nas mãos posando em frente à bandeira preta da organização.
Desvendando o Estado Islâmico
Em outra imagem, aparecem dois fuzis kalashnikov perto de um jovem com botas que ficam muito grandes nele. Mais recentemente, o grupo divulgou duas fotografias de meninas com véu e kalashnikovs na mão.
Este doutrinamento ideológico e a participação em atos violentos têm consequências psicológicas dramáticas para as crianças, estima Jeffrey Bates, porta-voz da agência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Iraque.
Isso gerará – afirma – um grave problema para o Iraque em alguns anos, porque “estamos falando de milhares e milhares de crianças”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.