Ao perceber que menstruação é tabu, americano de 15 anos incentiva que garotos ajudem amigas

Estudante atento, o americano Jose Angel Garcia, de 15 anos, notou que seus amigos do sexo masculino se sentem desconfortáveis quando é feita qualquer menção à palavra “menstruação”. Muitos deles, inclusive, dizem que têm “repulsa” a essa fase do ciclo reprodutivo das mulheres. Por conta disso, a maior parte das garotas de sua classe ficam com vergonha quando estão mestruadas e sentem-se mal.

Indignado com o fato de algo tão natural ser tratado como tabu e de esse preconceito afetar a autoestima de suas amigas, Jose decidiu ser solidário.

“Comecei a andar com absorventes na minha mochila porque minhas amigas às vezes precisavam improvisar de maneiras surpreendentes, mas nada higiênicas, para conter o vazamento”, disse Jose, que mora em Miami, na Flórida, em entrevista ao Buzzfeed.

Ao ver a alegria das estudantes amparadas nos momentos de necessidade, o menino teve a ideia de incentivar que outros colegas fizessem o mesmo. Usando a hashtag #realmensupportwomen (homens de verdade apoiam as mulheres), ele convocou os alunos pelo Instagram a seguirem seu exemplo e também carregarem absorventes nas mochilas.