Pular para o conteúdo
Mundo

Indonésia inicia eventos dos 10 anos do tsunami que matou 230 mil

Só na ilha de Sumatra, tsunami matou 170 mil pessoas.
Arquivo -
Só na ilha de Sumatra, tsunami matou 170 mil pessoas.

Só na ilha de Sumatra, matou 170 mil pessoas.

Milhares de pessoas participaram na Indonésiade uma oração em memória das vítimas do tsunami que completa dez anos nesta sexta-feira (26) e deixou cerca de 230 mil mortos em vários países banhados pelo Oceano Índico.

Familiares das vítimas e sobreviventes se reuniram na noite de Natal (25) em uma oração na mesquita de Baiturrahman, em Banda Aceh, capital da região de Aceh, no norte da ilha de Sumatra, a região mais afetada com aproximadamente 170 mil mortos.

O edifício religioso foi um dos poucos que se manteve de pé e serviu como refúgio para abrigar os afetados pelo tsunami nos dias posteriores ao desastre, que foi provocado por um terremoto de magnitude 9,1 com epicentro em frente ao litoral de Sumatra.

O governador de Aceh, Zaini Abdullah, agradeceu a presença dos participantes, tanto locais como estrangeiros, assim que chegou à mesquita. “O tsunami causou uma dor profunda no povo de Aceh pela perda de seus entes queridos. A simpatia dos indonésios e da comunidade internacional ajudou (Aceh) a se recuperar”, disse Zaini, em seu discurso, segundo o jornal “Kompas”.

O governador também elogiou os habitantes locais por não terem sucumbido à dor e ‘conseguido se levantar diante da adversidade para construir uma Aceh melhor’.

Os eventos em memória dos dez anos da tragédia em Banda Aceh incluem exposições fotográficas no Museu do Tsunami, mostras de arte tradicional e terminarão com uma corrida de 10 km ao longo das áreas da cidade que mais sofreram com o impacto das ondas gigantes.

Ao longo do dia, também ocorrerão eventos em outros dos 14 países atingidos pelo tsunami.

Um dos atos principais ocorrerá em Khao Lak, um popular destino turístico da Tailândia onde haverá a leitura de poesias, oferendas de velas e orações de várias crenças em homenagem aos mortos.

O evento vai acontecer diante da embarcação 813 da Marinha tailandesa, que ficou encalhada a cerca de 3 km da costa e foi mantida nesse mesmo local como parte de um memorial em homenagem às vítimas.

O tsunami deixou 5,4 mil mortos e 2,8 mil desaparecidos na Tailândia, a maioria deles turistas estrangeiros que passavam as férias de fim de ano nos populares destinos situados ao longo do litoral do mar de Andamão.

Também serão celebrados atos em lembrança das vítimas do tsunami na Índia e Sri Lanka, países que, junto com e Tailândia, registraram a maioria das mortes.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rede elétrica onde homem morreu eletrocutado era de 34 mil volts, segundo Polícia

Ação da PRF no ‘feriadão’ terá aumento de efetivo e mais fiscalização nas rodovias federais

‘Assustada’: Vizinhos relatam rotina discreta de mulher vítima de cárcere privado

Fashion Revolution aborda sustentabilidade na moda com diversas atividades em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Ações judiciais que somam R$ 24,6 milhões podem ‘tomar’ sedes e imóveis do Sindijus

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Erika Hilton aciona MRE após ter visto dos EUA com gênero masculino

Últimas Notícias

Polícia

Homem é preso transportando haxixe escondido em pneu na fronteira

O homem afirmou aos policiais não ter conhecimento da droga

Mundo

Embaixada diz que governo dos EUA só reconhece dois sexos “imutáveis”

Visto de entrada de deputada trans foi emitido com o gênero masculino

Transparência

Ações judiciais que somam R$ 24,6 milhões podem ‘tomar’ sedes e imóveis do Sindijus

Proposta será debatida pelos associados ao sindicato, um dos mais ricos de Mato Grosso do Sul

Le Blog Maria Antonia

William Levy é preso nos EUA e fãs reagem com bom humor nas redes

A prisão de William Levy virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias. O galã das novelas mexicanas, famoso por seu charme e beleza, foi detido em Weston, na região metropolitana de Miami, após ser acusado de comportamento desordeiro em local público e invasão de propriedade privada. O caso rapidamente viralizou … Continued