Pular para o conteúdo
Variedades

Você sabia? Antas são conhecidas como jardineiras das florestas e do Pantanal

O maior mamífero terrestre da América do Sul tem ciclo engenhoso para a ecologia
Karina Campos -
antas
Adulto e filhote de antas (Divulgação, Incab-Ipê)

O ciclo da vida das gigantes antas é surpreendente e notoriamente curioso, por exemplo, como emitem o som “fofinho” para se comunicar. O maior mamífero terrestre do Brasil e da América do Sul é conhecido como jardineiro das florestas e do de .

A espécie é uma das protagonistas na Serra do Amolar, no Pantanal de , ponto de atuação do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), que explica sobre o monitoramento na região reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. “A anta, símbolo da riqueza natural do Pantanal”.

A anta mede, em média, dois metros e pesa 200 kg. Contudo, apesar do tamanho, pouca gente sabe que o animal é um verdadeiro engenheiro ecológico.

Por que jardineira?

A presença da anta no ambiente natural é vital para o equilíbrio dos ecossistemas, pois, ao se alimentar de frutos e dispersar sementes por longas distâncias, contribui para a regeneração das florestas e a manutenção da biodiversidade.

Segundo o projeto Eco 21, as antas são animais herbívoros que ingerem entre oito e nove quilos de alimento por dia, incluindo folhas, ramos, brotos, caules, cascas de árvores, plantas aquáticas e frutos.

As sementes dos frutos consumidos chegam ao estômago do animal e são potencializadas. “Com uma área de uso de aproximadamente 500 hectares (cerca de 500 campos de ), a anta é uma ótima dispersora de sementes por todo o seu habitat, sendo este o principal papel ecológico desempenhado por este animal. As antas são grandes responsáveis pela formação e manutenção da biodiversidade”, descreve.

Necessidade de proteção

Antas também são encontradas na área urbana, vistas com frequência em ruas e avenidas de . Contudo, estão sujeitas à contaminação por químicos, poluição e lixo; transmissão de doenças para antas expostas a seres humanos e animais domésticos; colisão veicular; caça; e, ataques de cachorros.

Em caso de avistamentos de antas, lembre-se que se trata de um animal silvestre que deve ser respeitado. Desfrute do privilégio do avistamento, mas tome os devidos cuidados, pois não se trata de um animal doméstico.

A anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul e, quando se sente contida ou ameaçada, pode atacar, por isso não se aproxime. Não alimente o animal e impeça que outras pessoas façam isso.

Caso o animal esteja em um local que apresente riscos para si mesmo ou para a população, entre em contato com os órgãos responsáveis — Polícia Militar Ambiental, CRAS ou CETAS.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Jovem pede ajuda em UPA horas após ser baleado em conveniência

Últimas Notícias

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira

Polícia

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Um morador chegou a ser amarrado com enforca gato e agredido