A nova trend do momento nas redes sociais é recriar imagens usando Inteligência Artificial (IA) no ChatGPT. Em poucas horas, foram geradas milhares de selfies, fotos de pets, de figuras públicas e memes em versões ilustradas. As artes compartilhadas são principalmente inspiradas no estilo de animação do Studio Ghibli, o estúdio de animação japonês responsável por filmes como A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro e o vencedor do Oscar de Melhor Animação de 2024, O Menino e a Garça.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A partir de um prompt, o usuário pode criar ou recriar fotos de forma simples, sem precisar recorrer a programas de edição como Procreate, Illustrator ou Photoshop. A atualização do ChatGPT, usa o modelo de linguagem avançado GPT-4o para gerar ilustrações mais complexas e com menos erros.
Confira algumas imagens compartilhadas nas redes sociais:
Servidores sobrecarregados
A praticidade de usar a nova ferramenta fez tanto sucesso pelo mundo que o CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou nesta quinta-feira (27), em seu perfil do X, que o alto volume de geração de imagens está afetando os processadores da empresa e limitando algumas criações.

“É muito divertido ver as pessoas adorando as imagens no ChatGPT, mas nossas GPUs (Unidades de Processamento Gráfico) estão derretendo. Vamos introduzir temporariamente alguns limites de taxa enquanto trabalhamos para torná-lo mais eficiente”, explica.
Apesar disso, o CEO garantiu que a geração de imagens não será exclusiva para contas premium, ou seja, o nível gratuito do ChatGPT terá até três créditos por dia para usar a funcionalidade.
it's super fun seeing people love images in chatgpt.
— Sam Altman (@sama) March 27, 2025
but our GPUs are melting.
we are going to temporarily introduce some rate limits while we work on making it more efficient. hopefully won't be long!
chatgpt free tier will get 3 generations per day soon.
Polêmica das criações com IA
O uso de IA na produção de animações e outros elementos audiovisuais têm gerado debates intensos na indústria cinematográfica, com diretores, atores, roteiristas e dubladores se manifestando a favor ou contra a tecnologia há anos.
Em 2016, o próprio Hayao Miyazaki, cineasta japonês cofundador do Studio Ghibli, criticou o uso de Inteligência Artificial (IA) para a criação de animações. Durante uma reunião de demonstração da tecnologia, ele afirmou estar “completamente enojado” e disse que nunca desejaria incorporar essa tecnologia em seu trabalho, considerando que ela é um “insulto à própria vida”.

Passo a passo de como criar sua ilustração gratuita no ChatGPT
Prepare a imagem: Antes de começar, escolha a imagem que você quer recriar. A foto precisa ser de boa qualidade para que a ferramenta funcione de maneira fiel.
Carregue a imagem na plataforma: Com a imagem base em mãos, carregue ela na plataforma do ChatGPT. É necessário estar logado na sua conta.
Descreva o prompt (as instruções) com detalhes: Adicione detalhes de como a pessoa ou objeto aparece na foto. Se você quiser modificar o fundo, descreva o que deseja. Não esqueça de dizer que você quer que a imagem tenha o estilo de ilustração japonês do Studio Ghibli. Veja o exemplo abaixo.
Você pode fazer um pedido assim: “Recrie essa imagem no estilo de animação japonês semelhante ao do Studio Ghibli. Mantenha os detalhes da foto original, mas o fundo deve ser uma floresta com árvores grandes e luz suave filtrando pelas folhas. Adicione pequenos animais como coelhos e pássaros, e garanta que a imagem tenha cores vibrantes“.
Ajuste os detalhes: Após a geração da imagem, você pode revisar o resultado e solicitar ajustes (como mudar cores, adicionar mais detalhes ou modificar o ambiente) para tornar a recriação ainda mais próxima ao que você deseja.
Como ficam os diretos autorais?
Segundo o próprio ChatGPT, as imagens são geradas de forma única e não são cópias diretas das obras protegidas por diretos autorais. “O ChatGPT utiliza o estilo como inspiração para gerar algo novo, mas sem replicar elementos específicos de obras protegidas, como personagens ou cenas originais”.
No entanto, a inspiração no estilo pode ainda gerar algumas questões legais, pois alguns elementos visuais, como o estilo artístico ou o design de personagem, podem ser associados ao estúdio ou suas produções. A própria plataforma recomenda que se o uso das imagens for para fins comerciais, é necessário verificar as regras de copyright para garantir que não esteja infringindo direitos de propriedade intelectual. “Para evitar qualquer risco, é recomendado que se consulte um especialista jurídico”.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.