Pular para o conteúdo
Variedades

Tadalafila como pré-treino? Entenda os riscos à saúde

Curiosamente, o estimulante sexual tem ganhado popularidade entre frequentadores de academia
Karina Campos -
Compartilhar
tadalafila
Tadalafila é usada para disfunção erétil e hiperplasia benigna da próstata (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Pump” é o termo usado para descrever o inchaço nos músculos após a atividade física, principalmente nos treinos intensos e curtos. Isso acontece pela vasodilatação, a expansão volumétrica das veias e o inchaço no tecido muscular. O momento certo de tirar aquela foto no espelho da academia para postar nas redes.

Curiosamente, frequentadores de academia têm utilizado Tadalafila – um dos mais famosos medicamentos para disfunção erétil – para alcançar o efeito mais rápido e melhorar o desempenho nas atividades físicas e musculação.

Nas redes sociais, o fármaco vira meme, conteúdo para música e até piada. Uma breve busca no X, antigo Twitter, revela sem dificuldade usuários da plataforma comentando abertamente sobre o uso do Tadalafila. “Dia de tomar ‘Tadala’ e 2h de treino de peito”, escreve um usuário.

O que é a Tadalafila?

A farmacêutica e presidente do CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), Daniely Proença dos Santos, explica que a Tadalafila é um medicamento usado para tratar a disfunção erétil em homens. O medicamento ajuda a aumentar esse fluxo sanguíneo para o pênis, facilitando a obtenção e a manutenção de uma ereção durante a atividade sexual.

O remédio também pode ser usado para tratar a hiperplasia prostática benigna, o aumento da próstata que pode causar problemas urinários. Os efeitos do remédio podem durar até 36 horas e, também, reduzir a pressão arterial.

“Tadalafila é indicada em duas condições: disfunção erétil de origem física e tratamento da hiperplasia benigna da próstata. De uma forma bem simplificada, ela provoca o relaxamento da musculatura lisa desses vasos sanguíneos, resultando em um aumento dessa perfusão sanguínea”, detalha a presidente.

Segundo Santos, isso facilita a entrada desse sangue no corpo cavernoso do pênis, promovendo uma ereção que vai durar mais tempo.

“Além disso, esse aumento nessa perfusão também alivia esses sintomas da hiperplasia benigna da próstata, o HPB, já que esse relaxamento na musculatura da próstata e na bexiga complementam os efeitos vasculares”, completa.

Riscos

Contudo, a farmacêutica ressalta que a Tadalafila deve ser tomada sob prescrição médica e orientação de profissional da farmácia, principalmente para cardiopatas, que tomam medicamentos cardíacos.

“É um medicamento vasodilatador, pode, sim, trazer riscos à saúde. Todo medicamento tem um potencial para causar esses riscos, especialmente se é utilizado inadequadamente. A Tadalafila apresenta esses efeitos adversos, comuns, que ocorrem entre 1% a 10% dos pacientes, como dor lombar, dispepsia, rubor facial, mialgia e a congestão nasal. Isso é contraindicado para praticantes de esporte”.

Nesse contexto, os efeitos colaterais podem incluir também dores nas costas e musculares, além de congestão nasal. Ou seja, tudo que pode prejudicar o desempenho esportivo.

Em casos raros, eventos cardiovasculares graves também podem ocorrer, como um infarto, morte súbita, AVC (Acidente Vascular Cerebral), dor torácica, palpitação e ataque cardíaco.

“A utilização contínua da Tadalafila pode causar sérios problemas. Existem alguns relatos de alterações leves e temporárias na visão, como aquela tonalidade azulada, cores anormais, visão turva, sensibilidade à luz. Embora seja raro, algumas pessoas relatam perda permanente da visão, devido a essa interrupção do fluxo sanguíneo para o nervo óptico. Além disso, há relatos de redução ou perda total da audição”.

Até em mulheres?

Embora o fabricante não recomende o uso do medicamento Tadalafila por mulheres, esse mecanismo de ação é bem similar. No entanto, vale lembrar que essa excitação feminina está mais relacionada a fatores psicossociais do que o aspecto fisiológico.

Outro ponto de alerta indica os riscos para cardiopatas. A atividade sexual pode representar um risco cardíaco potencial para pacientes com doenças cardiovasculares pré-existentes, devido ao esforço físico, ao aumento do débito cardíaco. Assim, os tratamentos para disfunção erétil, como a Tadalafila, não devem ser utilizados.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

suplementos
Pré-treino possui aminoácidos específicos (Ilustrativa, Madu Livramento, Midiamax)

‘Pré-treino é pré-treino’

O proprietário de uma loja de suplementação e vitaminas, Eloy Junior, explica que o pré-treino, geralmente, possui aminoácidos específicos para fornecer os músculos, dar mais energia, melhorar o desempenho no treino, reduzir fadiga muscular e até vasodilatação, compostos diferentes do tadalafila.

“O Tadalafila não é comumente vendido em lojas de suplementos, é vendido em farmácia. Ele tem ação vasodilatadora, é um estimulante para aumento de libido. Então, se as pessoas utilizam o intuito de pré-treino, é porque tem a vasodilatação. Só que o foco do Tadalafila não é para treinar, mas um melhor desempenho sexual”, explica.

Para o especialista em suplementação, o pré-treino tem composição nutricional específica para melhorar o desempenho nas atividades físicas, como a musculação ou corrida.

“O próprio nome do produto é pré-treino. Geralmente, é a base de cafeína, arginina, taurina e beta alanina, as quais são alguns aminoácidos específicos o desempenho no treino”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados