Onça é comparada a Fernanda Torres e ganha nome da atriz no Pantanal: ‘sensibilidade humana’

Além dela, um macho recém-descoberto no Pantanal foi batizado com o nome de Walter Salles, em homenagem ao diretor do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, indicado ao Oscar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
onça fernanda torres pantanal
Onça Fernanda Torres foi avistada no Parque Estadual Encontro das Águas – (Foto: Lance Van De Vyver)

Como homenagem à atriz brasileira Fernanda Torres, indicada ao Oscar 2025, uma onça-pintada ganhou o nome de Fernanda no Pantanal. O exemplar foi avistado pela primeira vez em agosto de 2024 e estava em fase de identificação quando recebeu a alcunha da artista, vencedora do Globo de Ouro 2025 como melhor atriz pela atuação no filme “Ainda Estou Aqui”.

Além de Fernanda, o diretor do longa, Walter Salles, também foi homenageado em um felino. Macho visto pela primeira vez no mês de setembro agora se chama Walter nas terras pantaneiras em celebração ao trabalho realizado pelo cineasta.

Em relação à Fernanda, seu primeiro registro ocorreu no Parque Estadual Encontro das Águas, às margens do rio Cuiabá, em Mato Grosso, e quem encontrou a “fera” foi fotógrafo neozelandês Lance Van De Vyver.

onça fernanda torres
Onça Fernanda Torres – (Foto: Lance Van De Vyver)

Ele enviou as fotos para a bióloga Abbie Martin, diretora do Projeto Jaguar ID, que monitora e estuda as onças da região, e a profissional confirmou que se tratava de uma onça-pintada ainda não identificada.

Já o macho Walter foi encontrado nas margens do rio Piquiri, em uma área próxima ao parque onde Fernanda estava. Quem avisou o felino foi o fotógrafo Fernando Buttura, que mandou as imagens para o Projeto Jaguar. Novamente, a instituição averiguou e descobriu se tratar de outra onça não catalogada.

onça fernanda torres
Macho que ganhou o nome de Walter Salles – (Foto: Fernando Buttura)

Fotógrafo compara onça a Fernanda Torres

Após meses sem nome, os animais foram batizados de Fernanda e Walter esta semana, durante a atualização do dossiê das onças monitoradas pelo projeto. A ideia de homenagear a dupla que está fazendo história no cinema nacional com o filme “Ainda Estou Aqui” partiu de Luciana Leite, representante da Environmental Justice Foundation (EJF) no Brasil, e foi aceita pelo projeto.

“A arte e o ambientalismo no Brasil caminham juntos há muito tempo. A comunidade artística tem, historicamente, se mobilizado no apoio à defesa do meio ambiente durante os nossos tempos mais sombrios, e o apoio entre esses setores é muito importante. Essa homenagem reconhece não só a contribuição artística de Fernanda e Walter, mas sobretudo a sua sensibilidade humana, diz Luciana Leite.

Fotógrafo que fotografou a fêmea às margens do Rio Cuiabá, Lance Van De Vyver celebra o compromisso com a conservação da vida selvagem e compara a onça com a atriz Fernanda Torres. “Símbolo de resiliência e força, assim como a própria onça-pintada, Fernanda Torres tornou-se uma voz da cultura brasileira celebrada no cenário global, pontua o profissional.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

anta
antas