Pular para o conteúdo
Variedades

MidiamaxDiário chega a 3 mil edições gratuitas e com notícias aos leitores desde cedo nos terminais de ônibus

Versão impressa do jornal é distribuída gratuitamente nos terminais de ônibus desde 2013
Graziela Rezende -
Primeiro impresso foi distribuído no dia 1° de fevereiro de 2013 (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Há 12 anos, a edição número 1 passou a circular em Campo Grande, dando vida ao MidiamaxDiário, versão impressa do jornal distribuída gratuitamente nos terminais de ônibus. Da política ao cotidiano, quem acorda cedo tem informação de qualidade – e disputa por um exemplar – para percorrer o caminho lendo notícias exclusivas e se distraindo com nossas charges, palavras-cruzadas e até o horóscopo.

Em fevereiro de 2025, o jornal chega a três mil edições. Já no editoral, o sócio-diretor Carlos Naegele ressaltou o novo momento e explicou que o projeto era uma continuidade do Midiamaxpress, entregue em pontos estratégicos da cidade.

“Hoje, tal como o inesquecível 16 de maio de 2002, vivemos um dia histórico com a certeza de que vem muito trabalho pela frente”, comentou, explicando que a primeira data se refere ao dia em que o site Midiamax foi ao ar.

Primeiro editoral, há 12 anos (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Primeira edição mostrou preocupação com a dengue, entre outras notícias

Voltando no tempo, o primeiro impresso a circular mostrava uma Campo Grande com problemas de dengue e até o envolvimento da então presidente Dilma Roussef, a qual conversou com o prefeito da época e deu garantia de verba milionária para o combate à doença. Na mesma página, o campo-grandense ficou sabendo da contratação de mais 105 profissionais da saúde.

Ainda na editoria de política, o leitor que teve acesso ao MidiamaxDiário, no dia 1° de fevereiro de 2013, ficou sabendo que a governadora em exercício, , disse que estava em busca de uma vaga no senado federal e não tinha interesse em disputar o governo. “Vou ficar fazendo política nos bastidores por alguns anos, dando aula, advogando, como sempre fiz”, disse, na ocasião.

Folheando o impresso, na página 7, havia a denúncia escrita pela jornalista Diana Gaúna, a qual falava sobre as condições de trabalho dos enfermeiros no HRMS (Hospital Regional de ). Os funcionários argumentavam sobre um acúmulo de stress e das condições precárias de trabalho a que seriam submetidos. Em nota, o hospital disse que diminuiria descanso nas escalas de plantão.

Na página 9, já na editoria de polícia, havia uma entrevista com uma servidora que sofria e escapou do marido, escrita por Graziela Rezende. O relato impressiona desde o início, já que a vítima contou momentos de tortura e apontou o marido como suspeito. Ela fala, inclusive, que ele a levou até , no sul do Estado, para comprar aparelho de choque e algemas, e com isso fazê-la confessar uma suposta traição.

A mulher, de 28 anos, fala que duas crianças presenciaram a cena. “Novamente ele agiu depois como se nada tivesse acontecido e, durante à noite, chorou e pediu desculpas. Mas logo em seguida bateu a minha cabeça diversas vezes na parede, fiquei muito machucada…”. O relato era para divulgar o abrigo secreto e o apoio a quem necessitar, qualquer hora do dia ou noite.

Formato atrativo: MidiamaxDiário chega a 3 mil edições em Campo Grande

Cozinheira diz que gosta muito de olhar a capa do jornal (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Assim, neste formato atrativo, o MidiamaxDiário estabeleceu-se na capital sul-mato-grossense, levando conteúdo a um contingente da população que tem pouco ou nenhum acesso à informação no dia a dia. Agora, comemorando 3 mil edições, o jornal mantém o compromisso com a notícia que conscientiza, educa e transforma.

Leitora assídua do diário, a cozinheira Sandra Salva Terra, de 48 anos, conta que chega no Terminal Morenão, localizado na Avenida Costa e Silva, e já corre para pegar o seu exemplar. “Eu gosto muito de olhar a capa. Fico um tempo olhando, lendo. Acho interessante também o fato do jornal ser gratuito, distribuído aqui no terminal, bem na hora que está começando o nosso dia, então, quando tem lugar no ônibus, eu sento e já vou lendo tudo”, comentou.

Servidor público gosta de ler notícias e depois o horóscopo (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

O servidor público municipal Libeni Ferreira, de 60 anos, também acompanha as notícias do MidiamaxDiário, principalmente da editoria de polícia. Ele ressalta ser contra qualquer tipo de violência contra a mulher e, por isso, a indignação ao ver casos do tipo.

“O jornal sempre nos atualiza e, muitas vezes, isso me causa uma revolta muito grande. Fora isso eu gosto de ler sobre os signos. Sou de sagitário e sempre olho o meu lá, além da palavra cruzada. Não acerto uma”, brincou.

O estudante Gabriel Henrique, de 21 anos, argumentou que, mesmo sendo da “era do site”, acha muito interessante a versão impressa.

Estudante diz que acompanha notícias sobre o transporte coletivo (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

“Pra falar a verdade, não sou muito de notícias, gosto de ir ouvindo músicas no meu trajeto de ônibus. Mas, sempre vejo o jornal, e acho muito interessante. As pessoas acabam criando o hábito, e vai passando o tempo. Além disso, ficam sabendo das notícias do próprio terminal, que sempre está lotado e cheio de problemas”, ponderou.

Segundo o fiscal do Terminal Morenão, Francisco Costa, de 50 anos, o entregador chega com os exemplares por volta das 5h10 e, antes das 6h, já acabou. “É muita gente que vai chegando e pegando. Vejo que a maioria procura as matérias de polícia, digamos uns 70%. Outros 20% vão atrás do cotidiano, de matérias que falam do transporte. Outros 10% vão nas outras notícias e nas palavras-cruzadas”, opinou.

Trabalhador diz que jornal impresso é um serviço útil e de qualidade (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Em outro ponto da cidade, no Terminal , o diário também chega cedo e a população logo vai se informando. “Eu abro o MidiamaxDiário e gosto de ler primeiro as notícias sobre política e depois sobre a criminalidade. Quero ficar sempre por dentro do que está acontecendo na cidade e acho importante demais porque não precisa pagar. Tem sempre notícia boa, de esportes também, é um serviço útil e de qualidade para a cidade”, opinou o mototaxista Raimundo de Moura Marques, de 45 anos.

A consultora de vendas Raissa Campos, de 25 anos, também é leitora assídua do Jornal Midiamax. “Eu costumo olhar mais pela internet, mas, acho ótimo também ter esta versão. E mesmo sendo de uma geração mais atualizada, gosto do impresso também. É legal pegar, folhear, acho uma maravilha. Inclusive, vou pegar um e ler hoje”, comentou.

Jovem lê mais no site, mas, diz que gosta de folhear versão impressa (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Ranking aponta Midiamax como um dos 50 mais influentes do país

Único jornal sul-mato-grossense, o Midiamax foi listado entre os 50 jornais mais influentes do país, conforme aponta a 14ª edição do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, feito pelo Portal dos Jornalistas. O Jornal Midiamax também é o único do Estado a ser citado no ranking nacional e o terceiro do centro-oeste brasileiro.

Reconhecido em prêmios de jornalismo que contemplam temas como agropecuária, tecnologia, cooperativismo, saneamento básico e saúde bucal, entre outros, o Jornal Midiamax UOL – e sua equipe – mantém a marca como líder de audiência no Estado.

“Os números do Midiamax, neste caso chegando aos 3 mil impressos, refletem o nosso compromisso, que é de permitir o leitor de baixa renda ter acesso às informações de qualidade, algo que é disponível o tempo todo no nosso site também, então, de forma simples e objetiva, queremos chegar ao leitor. É um produto que temos um cunho mais social do que comercial, ou seja, temos muito cuidado e carinho por ele. A gente sabe da repercussão, da prestação de serviço, e podemos dizer também que aprendemos muito com o impresso, atendendo pessoas e ouvindo problemas mais variados, do transporte público ao que está acontecendo em seu bairro. E abraçamos a causa de quem, praticamente, não tem voz”, finalizou o sócio-diretor do Midiamax, Carlos Naegele.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Volodymyr Zelensky

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

rota da celulose

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Caio deve ser interrogado na próxima audiência sobre feminicídio de Vanessa Ricarte

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Estética

Biólogos podem fazer procedimentos estéticos não invasivos, define CFBio; médicos contestam

Últimas Notícias

Cotidiano

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Latam anunciou novo voo para Bonito vindo do principal aeroporto do País, em Gaurulhos. Dourados também terá voo direto

Polícia

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

O idoso foi atingido por dois disparos

Cotidiano

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

Profissionais da saúde se somam aos técnicos de educação, que organizam paralisação na próxima quinta-feira (15). Serviços podem ser interrompidos temporariamente

Brasil

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Previsões é que a região sul tenha mais temporais causados pela frente fria