Pela primeira vez, um vídeo gravado por armadilhas fotográficas instaladas em dois ninhos artificiais, registrou a eclosão de ovos de arara-azul-grande em vida livre.
O flagrante emocionante foi realizado pelo Instituto Arara Azul, durante estudos na Caiman Pantanal. Tão importante para o trabalho de preservação para espécie, o episódio ganhou as páginas da revista Ornithology Research.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Conforme o artigo, o tempo de incubação da arara-azul-grande varia de 27 a 30 anos e começa após a postura do primeiro ovo. No caso registrado, as câmeras foram colocadas em dois ninhos artificiais, adaptados para receber as câmeras de monitoramento.
Com as eclosões ocorrendo em diferentes horários, o estudo indicou que não há tempo definido para o nascimento da espécie. No vídeo, é possível ouvir a vocalização dos filhotes logo que os ovos eclodem. As imagens revelaram também que os pais desempenham um papel fundamental para auxiliar os filhotes na saída do ovo.
“Os dados obtidos fornecem novas percepções sobre o comportamento reprodutivo e o desenvolvimento embrionário da arara-azul-grande, além de acrescentarem informações valiosas aos esforços de conservação da espécie”, comemorou o Instituto.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.