Fortec Centro-Oeste discute propriedade intelectual e inovação para geração de renda e emprego

Intenção é discutir possibilidades para melhorar o contexto da inovação na ciência e tecnologia dentro do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Jiyan Yari/Arquivo Pessoal)

Primeiro encontro científico e tecnológico entre profissionais dos Núcleos de Inovação e Transferência de Tecnologia da região, o Fortec Centro-Oeste 2024 discute registro de marcas e patentes na geração de renda e emprego. O evento, com extensa programação, encerra nesta sexta-feira (20), no IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul).

Segundo o professor Dr. Jiyan Yarido, o evento é nacional, porém, com abrangência no Centro-Oeste e com a intenção de discutir a questão da propriedade intelectual, do registro de marcas, registro de patentes, registro de mudança de utilidades, indicação geográfica, enfim, todos os tipos de registros que ocorrem no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

“A finalidade deste evento é fomentar o entendimento destas questões, da importância destas questões para a inovação do estado do Mato Grosso Sul. Quando a gente fala de inovação na ciência e tecnologia, a gente está falando basicamente de geração de riquezas e geração de empregos, então, a inovação é quando uma invenção, um produto, um serviço ganha mercado e começa a gerar renda. E, com isso, você está registrando uma propriedade intelectual e, a partir deste registro de propriedade intelectual, você pode gerar o produto, comercializar o produto ou ceder os royalties da exploração desse produto ao serviço, via transferência tecnológica”, ressaltou.

Conforme Yarido, a intenção é discutir possibilidades melhorar esse contexto aqui dentro do Estado para, assim, gerar mais renda e mais empregos para a população, trazendo, consequentemente, melhores condições de vida para as pessoas e mais renda para a região.

O organizador e coordenador da Fortec Centro-Oeste é o Professor Dr. Rafael Françoso, do IFMS Corumbá, a 425 km de Campo Grande.

(Jiyan Yari/Arquivo Pessoal)

Conteúdos relacionados

gestos mãos facções