Dezenas de cágados foram flagrados no Córrego Segredo, na Avenida Ernesto Geisel, próximo ao shopping localizado na avenida na tarde desta quinta-feira (3).
Apesar do céu coberto por fumaça, mais de 50 animais se exibiram para “tomar um sol” nas margens do córrego, na capital.

Segundo o biólogo José Milton Longo, apesar de parecer inusitado, essa cena é comum na cidade. “É comum. Nossos córregos têm esses cágados em abundância”, reforça.
No entanto, um dos fatores que explica a aparição de tantos ao mesmo tempo naquele local é o momento atual.
Segundo ele, em setembro começou o período de reprodução da espécie. A fase reprodutiva vai até janeiro.
“Com oferta de recursos alimentares nos córregos, como peixes, larvas, insetos, moluscos, e também áreas secas, onde se expõe ao sol, a visualização deles se torna mais fácil”, explica o biólogo.

Reprodução
Ainda de acordo com o especialista, nesse período eles migram em direção às cabeceiras para fazer a oviposição. “Eles migram para depositar seus ovos nas áreas de prainha de cima, por exemplo, no Córrego Bandeira, (em área) antes da canalização, perto do Rádio Clube”, detalha o biólogo.
Outra explicação é o próprio clima seco. “Os córregos estão mais secos, com volume menor de água, o que facilita a observação dos cágados”, completa.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!