De Campo Grande, vencedora da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética conta com apoio em casa

Malu Azevedo tem a matemática como matéria preferida e adora ler

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com algumas vídeo aulas, conteúdos gamificados, dedicação e apoio da família, Malu Azevedo, 14 anos, foi a grande vencedora do prêmio da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 (ONEE), para homenagear a estudante da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande. A jovem afirma se sentir muito feliz com a conquistar e nem ter palavras para descrever.

Tendo como matemática sua matéria preferida na escola, Malu também tem o hábito da leitura. “Ela já leu mais livros que eu, nos aniversários dela ela sempre pede livro. Não pede brinquedo, nem nada disso, mas sim livro” conta o pai de Manu, o professor de música Régis Azevedo.

Aprendizados

Com relação ao seu lugar na premiação, a jovem sorridente destaca que aprendeu muita coisa durante todo o processo da ONEE. “Eu acho que vai impactar para sempre para mim. Fornecer oportunidades, é a primeira vez que estou lidando com isso. Tanto pelas videoaulas e tudo mais, eu aprendi muita coisa”.

“Teve um desafio que era sobre comprar eletrodomésticos, para poder analisar o seu processo, analisar se realmente valia a pena. Com certeza eu vou levar esses ensinamentos para a vida. E ela também me motivou mais a estudar, porque eu vi que com o meu esforço eu posso ir a lugares incríveis” detalha Malu.

Apoio

Mas Malu não conquistou o prêmio sozinha. Desde cedo ela contou com o apoio dos pais que perceberam uma predisposição e interesse da filha pelos estudos. Por isso, quando Malu está estudando, a família tenta deixar o ambiente de estudo o mais tranquilo e silencioso possível.

Régis se orgulha de todas as conquistas da filha, mas essa tem um gostinho diferente. “Ela disputou com outras 27 adolescentes do nono ano. E ela ganhou. Então, ela é a melhor do Brasil, tenho a melhor do Brasil em casa”.

Para Malu, receber o prêmio foi uma grande surpresa “Foi uma surpresa muito grande. Eu fiquei muito feliz. É realmente uma emoção indescritível. Eu estou muito feliz e animada com tudo isso”.

Com o apoio e incentivo dos pais, Malu conquistou seu lugar na ONEE, e Régis passa uma dica valiosa para os pais de outras crianças e adolescentes. “De pai para pai, sempre esteja presente com seu filho, tenha aquele momento família, esqueça celular, notebook, converse com seu filho, pergunte o que ele quer fazer, o que ele almeja da vida, e tente filtrar o que ele gosta. Você conseguindo buscar isso, você consegue alavancar mais a esperança, o desejo que ele tem no coração”.

Homenagem

A iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para estudantes do ensino fundamental, por meio do Programa de Eficiência Energética, foi realizada sob a coordenação do Instituto Abradee da Energia com a colaboração de mais de 40 distribuidoras de energia em todo o Brasil, incluindo a Energisa Mato Grosso do Sul.

A competição teve por objetivo promover práticas de consumo consciente de energia por meio de atividades lúdicas e educativas. Malu e outros 51 medalhistas da etapa regional foram homenageados nesta segunda-feira (02), na sede da Energisa Mato Grosso do Sul.

A etapa regional teve 2.305 inscritos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas do estado. Já a nacional, contou com 263 mil inscrições. Cada prova realizada destacou atitudes e mudanças de hábito que podem fazer a diferença para um mundo mais sustentável.

Texto: Taís Wölfert

Conteúdos relacionados

coelha nevasca morre de cancer