Aumentando a visibilidade da marca no Instagram: Estratégias pagas e gratuitas
O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e também uma das favoritas entre os brasileiros.
Júlio Brandão –
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O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e também uma das favoritas entre os brasileiros. Se você tem interesse em aumentar a visibilidade da sua marca, dominar o Insta é uma das melhores coisas que você pode fazer.
Mas isso não é tão fácil quanto parece. Não basta apenas sair postando conteúdo aleatório na plataforma e torcer para que o engajamento aumente a partir disso. É necessário estratégia por trás de suas ações.
Por isso criamos este artigo com estratégias pagas e gratuitas para crescer no Instagram. Falaremos sobre comprar seguidores Instagram e outras métricas, como funciona o marketing de influencers, a importância da qualidade do seu conteúdo e muito mais.
Note que abordaremos estratégias pagas e estratégias que podem ser feitas gratuitamente.
Estratégias de marketing digital pagas para o Instagram
Aqui vamos abordar algumas táticas que você pode usar para crescer no Instagram, mas essas táticas custam dinheiro. Se você não está interessado em fazer esse tipo de investimento, pode avançar um pouco até a seção de estratégias gratuitas.
Promoção através do Instagram Ads
Anunciar no Instagram é a estratégia de marketing mais óbvia. Você basicamente paga para que o Instagram divulgue o que você quer. Por exemplo, uma landing page para seus produtos, um perfil comercial, etc.
Anúncios são a alma do negócio quando o assunto é Instagram. Na verdade, todas as redes sociais têm isso em comum: elas não são necessariamente gratuitas, os anunciantes estão pagando por elas.
Até mesmo empresas pequenas podem usar o Instagram ads. Um anúncio simples custa algo em torno de R$ 10 por dia. É claro, o preço pode mudar radicalmente de acordo com o tipo de alcance que você quer. Mas no geral, anunciar no Insta não é algo exclusivo para grandes empresas, como muitos podem pensar.
Compra de métricas
Se você quer crescer o seu perfil no Instagram você precisa de curtidas, comentários, seguidores, etc. Tudo isso quer dizer engajamento. Agora, obter engajamento de forma orgânica não é nada fácil. Algumas pessoas levam meses para obter alguns milhares de seguidores, por exemplo.
Mas você pode acelerar o processo comprando métricas. Isto é, você pode comprar curtidas, comentários, seguidores, etc. Tudo isso serve para aumentar a relevância do seu perfil.
Sabemos que comprar métricas para as redes sociais pode ser um assunto controverso, mas a verdade é que isso é bastante comum. Por exemplo, celebridades de nível internacional, como Neymar e Taylor Swift, são conhecidas por terem seguidores comprados no Instagram.
Tecnicamente a plataforma é contra esse tipo de coisa, mas na realidade pouco é feito para impedir que isso aconteça.
Marketing de influenciadores
Não há mistério sobre essa estratégia. Você basicamente contrata alguém com muitos seguidores para divulgar a sua marca ou produto. A divulgação pode ser feita através de stories, por exemplo. Influenciadores geralmente são bem abertos para esse tipo de negócio.
Você pode aplicar essa estratégia procurando uma agência de influencers ou tratando diretamente com os influenciadores. O preço por esse tipo de serviço pode variar bastante, dependendo do tamanho do influenciador. Isto é, quantos seguidores ele tem, quanto engajamento ele gera, etc.
O marketing de influencers não é uma ciência exata. É necessário estudar um pouco, entender qual o seu público alvo, qual o melhor influencer para alcançar esse público etc. O ideal mesmo é fazer pequenos testes, contrate serviços pequenos como um story, uma foto marcando seu perfil comercial, etc.
A partir disso você pode avaliar os resultados e decidir se vale a pena prosseguir ou não.
A contratação de um social media manager
Entender de tráfego, como as interações no Insta funcionam, o que gera engajamento em postagens, como ter sucesso no mundo digital, quais ferramentas usar, etc. é bastante difícil. Por isso há profissionais que podem cuidar disso para você.
Um social media manager é um profissional que vai cuidar das publicações para as suas redes sociais, como o Instagram. Um bom profissional é capaz de trazer resultados interessantes em alguns meses. Você não precisa contratar um no regime CLT.
Em vez disso, pode usar plataformas de freelancers como o Fiverr e Upwork, e contratá-los por projeto. Nessas plataformas você pode conferir a reputação dos freelancers e contratar os melhores, se for do seu interesse.
É claro, o preço cobrado por esses profissionais pode variar bastante. Os mais experientes, que possuem um histórico comprovado de sucesso com outros clientes, certamente vão cobrar mais caro.
Estratégias de marketing digital gratuitas para o Instagram
Nessa parte do artigo vamos dar algumas dicas para aumentar a sua presença online sem ter que gastar dinheiro. É claro, será necessário investir tempo e esforço para implementar as práticas que vamos apresentar aqui.
Peça pelo engajamento
Boa parte dos criadores de conteúdo deixam pequenas observações em seus posts. Algo como “Não se esqueça de seguir e deixar o seu like”. Isso é chamado de CTA ou “Call to Action”, em português “Chamada para ação”.
As pessoas fazem isso porque funciona. Muitos usuários do Instagram vão passar por posts sem deixar likes ou coisas do tipo por puro hábito. Eles até gostam dos conteúdos apresentados, mas estão acostumados a seguirem em frente sem tomar ações.
Por isso, se você está criando conteúdo para gerar engajamento orgânico, não se esqueça de reservar espaço para pedir para que sigam sua página, deixem likes, etc.
Promova sorteios em troca de engajamento (Perfeito para e-commerce)
Essa estratégia não é necessariamente gratuita, mas você também não está pagando diretamente por algo. Estamos falando de sortear um produto ou serviço da sua empresa. Não precisa ser algo muito caro, algo como uma amostra grátis será o suficiente.
Para participar do sorteio você pede algo como “Siga a página, curta a publicação e marque cinco amigos”. Essa estratégia é muito eficaz, mas é necessário que você já tenha uma quantidade significativa de seguidores para dar certo.
Use as hashtags e localizações em seu favor
Se você tem um negócio local, deve fazer seu conteúdo marcando a localização sempre que possível. Muitas pessoas consomem conteúdo do Instagram com base na localização em que este conteúdo está marcado.
Fazer publicações com a localização é uma forma de se promover dentro da plataforma de graça. O mesmo vale para hashtags. Veja quais hashtags tem a ver com o seu negócio e comece a usá-las nas suas publicações.
Confira o que a concorrência está fazendo
Complementando a dica anterior, se você não sabe qual hashtag faz sentido para o seu negócio, você pode simplesmente usar o que os concorrentes estão usando. Não precisa copiar completamente a concorrência, mas conferir essa informação pode dar um senso de direção para o seu conteúdo.
Inclusive, isso é uma das tarefas que um bom social media manager geralmente faz para seus clientes. Mencionamos a contratação desse tipo de profissional na seção de dicas pagas.
Crie uma conexão entre as suas redes sociais
Se você já tem perfis em outras redes sociais e esses perfis têm seguidores, você deve divulgar o seu Instagram através dele. Podemos dizer que isso é o mesmo que monetizar o que você já tem. Para isso é interessante criar um linktree. Trata-se de um link que contém todos os links importantes.
Nesse linktree você coloca os links para todas as suas redes sociais. E dentro da descrição dessas redes sociais você coloca apenas o linktree. Isso economiza espaço e é simplesmente mais prático.
Foco na qualidade do conteúdo sendo postado
Uma boa iluminação e o ângulo certo podem transformar a qualidade do seu conteúdo. Você não precisa da melhor câmera do mercado para criar vídeos legais. Basta ter um bom entendimento sobre ângulos, iluminação, etc.
Além disso, é importante postar regularmente. Se a última vez que você fez uma publicação no seu Instagram foi há dias ou semanas, muita gente pode pensar que o perfil foi abandonado ou algo do tipo. O ideal mesmo é criar algum tipo de conteúdo todos os dias.
Considerações finais: Qual a melhor estratégia para sua rede social? Paga ou gratuita?
O correto a ser feito é utilizar as duas estratégias. Podemos ir mais longe e dizer que uma não funciona sem a outra. Só comprar seguidores e curtidas não vai fazer sentido se você não tiver conteúdo na sua conta.
É só criar conteúdo e buscar o engajamento orgânico provavelmente vai lhe custar muito tempo. Portanto, implemente as duas estratégias, comece com a simples criação de conteúdo buscando o engajamento orgânico. Após começar a obter resultados, alavanque sua presença através de estratégias pagas.
Seção de FAQ sobre o aumento de visibilidade no Instagram
Aqui respondemos as perguntas mais comuns sobre como aumentar o engajamento no Instagram.
Como descobrir o meu público alvo no Instagram?
Isso também é uma questão de conhecer o seu próprio negócio. De qualquer forma, você pode usar o Instagram para negócios. Essa ferramenta oferece diversos dados sobre as pessoas que estão interagindo com sua conta comercial, coisas como idade, região, etc.
Qual a melhor ação para quem está começando no Instagram?
Criar conteúdo e buscar aumentar o engajamento orgânico. Não há motivos para comprar métricas para uma conta vazia. Em alguns casos sequer será possível. Por exemplo, imagine uma conta sem publicações, mas com milhares de seguidores. Isso seria no mínimo suspeito ou estranho.
O Instagram pode ajudar quem quer aumentar o tráfego para a minha loja online?
Sim, claro. Todas as pessoas com contas no Instagram são consumidores em potencial. E já que estamos falando de uma plataforma com centenas de milhões de usuários, é razoável acreditar que há algumas pessoas nessa plataforma interessadas no que você tem para oferecer.
Preciso ter um Instagram comercial se já tenho um site online para o meu negócio?
Sim, o Instagram pode ajudar no crescimento do seu negócio e até levar tráfego para o seu site.
Quanto custa comprar métricas para o Instagram?
É possível comprar dezenas de seguidores e likes por algo em torno de R$ 10 hoje em dia.
Qual a melhor ferramenta para usar no Instagram? Stories, publicações ou reels?
Não há motivo para usar uma ferramenta só. Seria o mesmo que escolher entre apenas o WhatsApp ou apenas o e-mail para comunicação. Use todos.
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