A é uma data tradicional cristã que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ocasião inicia no Domingo de Ramos com a entrada de Jesus a Jerusalém, e termina no Domingo de , quando ocorre a ressureição. Cada dia tem um sentido especial para o calendário religioso. Confira abaixo qual o significado de cada dia e o motivo pelo qual é celebrado.

Domingo (28): O Domingo de Ramos foi ontem e abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição.

Segunda-Feira Santa (29): Hoje celebramos a Segunda-Feira Santa, quando se proclama o Evangelho segundo São João na missa.

Terça-feira Santa (30): A mensagem central desse dia passa pela Última Ceia. O Salmo celebrado é o 70: “Minha boca cantará Teu auxílio.” É a oração de um abandonado, que mostra grande confiança no Senhor.

Quarta-feira Santa (31): Em muitas paróquias, especialmente no interior do país, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” na Quarta-feira Santa. Os homens saem, de uma igreja ou local determinado, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; já as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores.

Quinta-feira Santa (1): Na Quinta-Feira Santa é dia dos “Santos óleos”, em que uma das cerimônias litúrgicas é a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. Nesse dia também ocorre o ritual de Lava Pés, a instituição da eucaristia e a do sacerdócio.

Sexta-feira Santa (2): Acontece a Via Sacra, simbolizando o trajeto percorrido por Jesus enquanto carregava a sua cruz desde o Pretório até o Calvário, onde faleceu. Nesse dia, o Senhor cumpriu com o objetivo de pagar pelos pecados de toda a humanidade.

Sábado Santo (3): É o momento da Vigília Pascal, quando a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, sua descida à mansão dos mortos, esperando, na oração e no jejum, sua Ressurreição.

Domingo da Ressurreição (4): É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado e ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Semana Santa online

As restrições de segurança devido à do novo coronavírus alteraram o funcionamento de vários espaços religiosos que celebram a Semana Santa. Dessa forma, a Internet surge como uma grande aliada para as igrejas para continuarem propagando a mensagem de Cristo, mesmo em tempos tão diferentes.

A Arquidiocese de informou ao MidiaMais que várias igrejas da Capital estão se adaptando para transmitir às cerimônias ao vivo e permitir que as pessoas que desejarem possam acompanhar a Semana Santa dentro de casa.