É óbvio que um dia de não é o ideal para lavar e secar roupas, o melhor é aguardar até o céu abrir novamente e o sol começar a brilhar. Mas e se chovem todos os dias? As chuvas dos últimos dias em com alertas para chuvas intensas batem de frente com a rotina corrida da semana, que faz com que nem sempre possamos deixar as roupas sujas se acumulem.

Assim, com ou sem sol, é preciso lavar e secar as peças do trabalho, os uniformes escolares, as roupas de , entre outras. Por conta disso, preparamos este artigo com algumas dicas para ajudar você a lavar e secar roupas nos dias chuvosos. Assim, você poderá evitar que elas fiquem com mau cheiro ou demorem a secar.

Confira 6 dicas para secar roupas rapidamente em dias de chuva:

1. Selecione as peças que precisam ser lavadas com mais urgência

Sonhar com roupa suja: o que isso significa? - Significado dos Sonhos e Signos
(Reprodução)

Em dias chuvosos, é preciso priorizar as peças sujas que devem ser lavadas com mais urgência, como a roupa ou o uniforme do trabalho e da escola, por exemplo.

Roupa de cama e toalhas de banho podem ser colocadas em um cesto com itens como podem ser lavados depois, quando o tempo abrir. Selecionando as peças mais urgentes, você diminui a quantidade de roupas lavadas que será pendurada no varal. Dessa forma, elas vão secar com mais facilidade.

2. Retire o excesso de água das roupas

Quatro dicas para secar a roupa sem precisar da luz solar
(Reprodução)

Em períodos longos de chuva, todo o processo de secagem das peças fica mais lento devido à alta umidade do ar. Em caso de lavagem manual, a dica é: após o enxágue, torça as roupas ao máximo para retirar o excesso de água. Quanto mais molhada a peça estiver, maior será o tempo de secagem.

Se a lavagem for feita na máquina, utilize a função centrifugar ao final do ciclo. Algumas máquinas têm uma função a mais (turbo centrífuga), que potencializa a secagem das roupas.

Uma excelente dica é enrolar sua roupa úmida em uma toalha seca. Após lavar uma peça, torça e deixe esvair o máximo de água possível. Mesmo escorrendo o excesso de água o tecido ainda estará úmido, então pegue uma toalha grande e embrulhe a peça de roupa dentro dela. Faça um rolo e pressione o tecido por algum tempo. A toalha seca absorverá o restante da água e a sua roupa secará muito mais rápido.

3. Deixe espaços entre as roupas no varal

10 Dicas - Como secar roupas sem criar marcas ou deformidades
(Reprodução)

Quando for estender suas roupas, deixe-as esticadas e com mais espaço entre uma peça e outra, assim será mais fácil acontecer a circulação do ar entre o tecido e fazer com que a roupa seque mais rápido. Na hora em que as roupas estiverem no varal lembre-se da segunda dica citada acima.

4. Invista em um varal móvel

Para fugir dos respingos de chuva, nada melhor que um varal móvel. Nele, você vai poder esticar bem as peças e colocá-las para secar no lugar mais arejado da casa, ao abrigo da chuva. Uma boa dica é deixar o varal em uma varanda coberta ou perto de uma janela.

5. Aposte no ventilador ou no secador para agilizar o processo

Com o sol em falta o ar é seu aliado na hora de secar suas roupas com mais rapidez e para soprá-lo com mais potência o ventilador fará toda a diferença. Se você puder e se não estiver chovendo, deixe as roupas expostas ao ar livre, mas quem vive nos espaços verticais pode ser que não tenha esta opção, então faça do ventilador seu melhor amigo. Deixe o aparelho ligado perto do varal por alguns minutos. Depois, vire as peças e deixe-o funcionando por mais alguns instantes.

6. Congele suas roupas 

8 formas fáceis e baratas para secar a sua roupa no inverno | Like3ZA
(Reprodução)

Quer usar sua geladeira de forma inteligente para secar suas roupas? E sem o consumo extra causado pelas peças penduradas na grade do seu eletrodoméstico? Basta congelar o traje escolhido. Parece absurdo, mas é um dos métodos mais rápidos para secagem de roupas.

Basta torcer bem as vestes recém-lavadas, acondicioná-las em um saco plástico e levar ao congelador. Depois de umas horas, ou no dia seguinte, passe com ferro e as roupas estarão prontas para usar.

Cuidados extras após secar roupas

Na hora de passar as roupas

Na hora de passar as roupas, certifique-se de que elas estejam secas ou levemente úmidas. Jamais passe peças molhadas, pois isso pode danificar o tecido. E, ao ligar o ferro, dispense o uso do vapor para não umedecer ainda mais o tecido.

As peças que secam sem o calor e a luz do sol nem sempre ficam perfumadas. Então, utilize um facilitador para passar roupas, produto que deixa uma fragrância agradável e ajuda a deslizar o ferro sobre o tecido.

A dica aqui é investir no UAU Passa Roupas. Ele elimina aquele cheiro ruim de mofo e perfuma com delicadeza as peças. Apenas tome cuidado para não molhar demais as roupas com excesso de produto.

Na hora de guardar as roupas

Nunca coloque no guarda-roupas as peças que não estiverem totalmente secas. Guardar roupas úmidas pode resultar em mau cheiro e proliferação de mofo e ácaros. Tome muito cuidado com isso!

Agora você é expert em secar roupas em dias chuvosos! Seguindo essas dicas para secar as roupas, as suas peças vão ficar sempre limpas e cheirosas.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no @midiamax