Um dos maiores sucessos da faixa que antecede o na década de 2010, a novela “Pega Pega” não está conseguindo repetir o êxito conquistado em 2017, quando foi ao ar pela primeira vez.

Dados consolidadosdo Ibope mostram que o folhetim assinado pela autora Cláudia Souto vai de mal a pior, com uma audiência catastrófica. A média geral da trama se encontra na casa dos 22 pontos, enquanto o mínimo exigido pela vênus platinada é de 25. “Pega “Pega” chegou a registrar míseros 19 pontos no sábado passado, dia 24 de julho.

O desempenho sofrido fez a emissora começar a “esfaquear” a obra e condensar mais de um capítulo original por dia ainda nos primeiros episódios. Neste sábado (31), por exemplo, o capítulo de número 12 da reprise começará exibindo o de número 15 original e deve terminar no 16.

A faixa das 19 horas, desde o início das reprises da pandemia, foi a que menos teve picotadas. Na realidade, nenhuma deu dor de cabeça por causa de audiência, apenas “Pega Pega”, e os resultados estão sendo sentidos na aceleração da edição.

O que deveria ser levado em conta?

Fenômeno em 2017, a história do roubo do Carioca Palace teve quase 200 capítulos e terminou com média geral de 28.78 pontos, três acima da antecessora “Rock Story”. O feito do folhetim há 4 anos foi decisivo para a selecioná-la para tapar o buraco do horário na pandemia.

Ano passado, em 2020, o canal da família Marinho reprisou “Novo Mundo”, outro fenômeno de 2017, na faixa das 18h e registrou um terrível fracasso, dilacerando a obra para terminá-la o mais rápido possível. Era de se esperar que “Pega Pega”, sucesso recente do mesmo período, poderia repetir o desempenho ruim como a novela das seis.

No entanto, a Globo ignorou a própria experiência e escalou a trama dos ladrões atrapalhados para ser sala de espera enquanto a inédita “Quanto Mais Vida Melhor” não fica pronta.