é sinônimo de retrospectiva e com um ano tão agitado e cheio de acontecimentos como 2020, a programação nas emissoras para o Réveillon é um misto de nostalgia com alívio. Resumir a ciranda de acontecimentos de 2020, costurada por episódios que mobilizaram o mundo entre a pandemia do coronavírus, catástrofes ambientais à luta contra o racismo, é a proposta da Retrospectiva 2020, comandada por Glória Maria e Sandra Annenberg já na noite desta terça-feira (29).

Shows da cantora IZA, Rogério Flausino (Jota Quest), Luan Santana, Dilsinho e Wesley Safadão também serão exibidos na sequência do de Ivete Sangalo no dia 31 de dezembro. A Globo também vai exibir o especial Giro Jornalismo. Ao vivo, o jornalismo da emissora vai mostrar como está sendo a tradicional queima de fogos em várias capitais do Brasil. Esse ano, algumas cidades cancelaram a queima de fogos para evitar aglomeração de pessoas.

Especialmente em 2020, o tradicional Show da Virada na Globo, principal produto do réveillon na TV aberta, aconteceria em , na Bahia. Dentre as atrações, Ivete Sangalo e Gusttavo Lima, que fariam performances ao vivo em formato live em um cartão postal da cidade e sem plateia, como manda a OMS (Organização Mundial da Saúde) nas medidas para evitar a disseminação da .

Com o cancelamento do Show da Virada na Globo, a emissora optou por permitir que cada afiliada escolhesse o que veicularia na programação do último dia do ano. A ordem é optar por filmes ou simplesmente o sinal da reprise do Show da Virada na Globo, que será exibido na matriz do .

Réveillon na TV aberta

Além da Globo, outras emissoras também terão seus respectivos especiais de réveillon na TV aberta no dia 31 de Dezembro. A RecordTV, por exemplo, vai exibir o Canta Comigo Teen especial. O programa vai reunir os melhores competidores que já passaram pelo palco da atração para novos shows que serão julgados por 100 jurados a partir das 21h45.

A Band exibe o último episódio do MasterChef em 2020 nesta terça-feira (29). O programa reunirá 23 dos 24 vencedores de programas da temporada. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, foram oito novos competidores a cada programa. A emissora também anunciou que vai homenagear a apresentadora Hebe Camargo em um especial que vai relembrar os melhores momentos da estrela da TV brasileira a partir das 21h45 do dia 31.

Já TV Cultural vai exibir o Jornal da Cultura especial com apresentação de Ana Paula Couto. O jornalístico vai destacar uma retrospectiva do ano que passou a partir das 20h15.