Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta sexta-feira (1º):

Rede Globo

Cordel Encantado

Úrsula fica aflita com a insistência de Felipe em querer levar Augusto até a casa de Açucena. Antônia aceita fugir com Cícero. Açucena teme não se mudar mais para Vila da Cruz com Jesuíno. Felipe conta para Efigênia que viu a princesa. Dora acredita que Jesuíno sente alguma coisa por ela. Jesuíno se revolta quando Benvinda lhe conta a verdade sobre sua vida. Petrus tem um pesadelo e bate com a cabeça na parede. Nidinho inventa uma história para impedir Setembrino e Quiquiqui de ir ao sótão.

Carlota conta a Dora que vai se casar com Timóteo. Úrsula obriga Nicolau a colocar um sonífero no chá servido para a corte. Herculano afirma para Cândida que seu filho seguirá o cangaço. Úrsula e Nicolau seguem a carroça de Jesuíno e Açucena até Vila da Cruz. Miguezim pergunta se Jesuíno é rei e ele fica atordoado ao se lembrar de Herculano. Zenóbio conta para os filhos a história do homem da máscara de ferro. Felipe e o rei chegam tarde à casa de Euzébio e descobrem que a família se mudou.

Úrsula fica aflita com a insistência de Felipe em querer levar Augusto até a casa de Açucena. Antônia aceita fugir com Cícero. Açucena teme não se mudar mais para Vila da Cruz com Jesuíno. Felipe conta para Efigênia que viu a princesa. Dora acredita que Jesuíno sente alguma coisa por ela. Jesuíno se revolta quando Benvinda lhe conta a verdade sobre sua vida. Petrus tem um pesadelo e bate com a cabeça na parede.

Nidinho inventa uma história para impedir Setembrino e Quiquiqui de ir ao sótão. Carlota conta a Dora que vai se casar com Timóteo. Úrsula obriga Nicolau a colocar um sonífero no chá servido para a corte. Herculano afirma para Cândida que seu filho seguirá o cangaço. Úrsula e Nicolau seguem a carroça de Jesuíno e Açucena até Vila da Cruz.

– Vidas Brasileiras

Tarcísio invade a ONG para planejar seu novo empreendimento. Bárbara provoca Solange. Flora é ríspida com Gabriela e acaba ateando fogo a suas aquarelas. Pérola disfarça seu encantamento com a festa preparada por Márcio em sua homenagem. Gabriela pune Flora por seu mau comportamento. Márcio e Bárbara insinuam para Flora que Paulo e Gabriela podem estar escondendo algo da menina.

Alain consegue resgatar Isabel, e todos o ajudam. Cris/Julia se preocupa com Piedade. Padre Luiz pede notícias a Bendita sobre Piedade. Dalton examina Isabel. Gentil acusa Américo de não ser um bom pai para seus filhos. Alain vai com Isabel e Priscila para a casa das duas. Daniela provoca Bola por causa de Sheila. Piedade pede ajuda a Cris/Julia para saber de Padre Luiz. Cris/Julia garante a Padre Luiz que Piedade ficará bem. Vicente aconselha Felipe a se afastar de Alain e Isabel, mas o espírito do rapaz afirma que não sossegará até unir os dois em sofrimento. Otávio tem esperanças de que Dora se apaixone por ele. Priscila declara seu amor por Alain e o chama de pai. Cris decide voltar para o presente para tentar salvar a vida de Piedade no passado.

90 Graus

Mercedes repreende Quinzinho por não ter ido à reunião na PopTv. Quinzinho diz à mãe que quer se casar com Larissa. Herculano convida Janaína para sair. Lidiane avisa a Jofre que surgiu uma oportunidade para Manu participar de uma novela. Lidiane e Janaína flagram Manu e João aos beijos. Vanessa furta o perfume de Larissa. Jerônimo observa Herculano conversando com João. Herculano se declara para Janaína. João observa Jerônimo entrando no carro de Magaiver. Gisela liga para Herculano para avisar que a filha deles está internada.

O Sétimo Guardião

Laura repreende Olavo pela forma como trata Lourdes. Geandro se surpreende ao ver Júnior e Luz juntos. Leonardo discute com Rita e decide suspender as gravações do filme. Fabim pressiona Marilda pelo encontro dos dois. Gabriel e Eurico são convocados para uma reunião sobre a desapropriação do casarão. Machado arma com Cardoso para patrocinar o filme de Leonardo. Rita afirma que quer escrever o roteiro com Leonardo. Jurandir visita a loja de Milu. Valentina confronta Eurico sobre o castigo aplicado pela Irmandade.

SBT

Teresa

Rubens diz a Esperança que a viu paquerando Renan e não irá tolerar isso, porque o filho que ela espera é dele. Nico volta a procurar Teresa para lhe exigir que ajude a um amigo que está na cadeia. Teresa o suplica para que vá embora. Nico então garante que colocará seu casamento a perder caso ela não o ajude. Luisa chega com Fernando e Nico vai embora. Teresa os diz que Tito é um amigo que precisa de emprego. Teresa fica furiosa porque os vôos são suspensos pelo mal tempo. Fernando oferece seu avião particular.

A doutora diz a Esperança que devido ao golpe que sofreu deve permanecer em repouso absoluto ou perderá o bebê. Esperança conta a Renan o problema que teve com Rubens. Fernando diz a sua mãe que emprestou seu avião privado para Arthur e Teresa viajarem para a Europa. Manuela, furiosa, responde que a única que Fernando queria agradar era Teresa, pois ela já percebeu que Teresa flerta com ele, e isso o agrada. Fernando responde que foi mulherengo e não nega que gosta das mulheres, mas Arthur é seu melhor amigo, e jamais o trairá.

Mayra fica histérica quando escuta Aída dizer que Esperança tem três meses de gravidez, mas até a ponto de perder o bebê. Mayra pede que Rubens a esqueça para sempre. Rubens culpa Aída por seus problemas com Mayra e exige que a filha se afaste de Mariano. Ela responde que não o fará.

Carrossel

Isaac pede para Davi voltar para casa, mas o garoto não quer deixar o hospital e discute com o pai. Valéria vai à casa de Mário, ela pede a companhia do garoto para rezar para a avó de Davi. Davi vai a uma sinagoga orar pela saúde de sua avó. Mário e Valéria passam na casa de Cirilo para orar com a família dele. Davi some e Isaac fica preocupado. Mário, Cirilo e Valéria vão a uma igreja. Davi recebe a notícia que sua avó teve que fazer uma cirurgia às pressas. Dr. Miguel conta a Isaac que talvez D. Sara não resista. Davi ouve a conversa às escondidas. Isaac diz a Rebeca que D. Sara resistiu bravamente à cirurgia. Davi revela a Valéria que sua avó pode morrer. Valéria quer ajudar a avó de Davi, ela pensa num jeito para falar diretamente com Deus. Valéria diz a Tim Tim, seu urso, que tem uma ideia para poder falar com Deus.

Helena, Jaime e Daniel vão visitar D. Sara no hospital. Valéria comenta com Davi que teve um plano, mas Firmino precisa ser consultado antes. A menina diz aos dois que descobriu como falar com Deus. Ela afirma que um pássaro terá que levar um bilhete a Deus. Valéria lembra que Mário tem um pombo correio. Davi pergunta se o pombo sabe o caminho do céu. Firmino diz aos dois que toda oração com fé é atendida por Deus. No hospital, Rebeca está em prantos. Isaac tenta acalmá-la. Rebeca questiona Isaac sobre o fato de contar a verdade a Davi. Valéria e Davi começam a escrever o bilhete a Deus com a ajuda de Firmino. Renê e Helena se encontram no hospital. Ele entrega uma surpresa à professora, uma foto dos dois. Valéria e Davi vão até a casa de Mário pedir ajuda. Eles mostram a carta a Mário. Mário afirma que o pombo Flash Veloz conseguirá levar a carta a Deus.

Dona Sara, a avó de Davi continua internada no hospital. Mário, Valéria e Davi colocam uma mensagem em um pombo correio chamado “Flash Veloz”. Eles querem que o pombo de Mário leve o pedido de cura da dona Sara para Deus. Davi vai até o hospital e leva uma flor pra sua avó. O pai dele questiona o motivo pelo qual ele demorou para ir até o hospital. O menino pede desculpa e diz que estava fazendo algo que poderia ajudar sua avó. Renê e Helena conversam sobre o filme que assistiram. Renê diz que não gosta de ver sua amada triste e a beija. Helena diz pra Renê que teve uma ideia de aula: sugerir para que seus alunos criem um filme. Mário acorda com um barulho e acha que é seu pombo correio. O menino sai correndo até o quintal, mas foi alarme falso. Mário fica triste, acha que fez mal em enviar o pombo e que a ave pode não voltar mais. Mário desabafa com o pai e conta o que aconteceu. Valéria sonha que o pombo entregou a mensagem para Deus e que a resposta já está a caminho.

Amanhece e para a surpresa de Mário, seu pombo volta. O menino tira o bilhete da pata da ave, mas se quer lê o papel. Rabito pega o bilhete do lixo e entrega para Mário. O menino resolve ler e se surpreende com a resposta. Mário sai correndo para mostrar pra Valéria e Davi. Ao chegar no apartamento de Valéria, para não acordar ninguém, ele resolve jogar uma pedra na janela. Porém a janela estava aberta e a pedra acerta o pai de Valéria. Mário fica tenso e vai correndo pra escola. Valéria sabe que foi Mário, mas não revela para seus pais. Mário conta para Firmino sobre o bilhete que diz que a dona Sara será salva, mas que é necessário que eles guardem segredo e creiam nisso. Miguel conta para a família de Davi que um milagre aconteceu e a dona Sara está fora de perigo. Mário vai até o hospital, mostra a resposta da mensagem e conta que se trata da resposta de Deus. Enquanto isso, na escola, Graça conta pra Renê e Helena sobre a história da carta de Mário e pede segredo. A faxineira diz que ficou sabendo através de Firmino.

Davi e Mário mostram o bilhete pra Valéria, que agradece a Deus. Jaime continua aterrorizado com a prova que a diretora Olívia aplicará em breve. Os demais alunos concordam com Jaime durante a aula. Helena conta que os alunos terão que preparar um projeto audiovisual com um vídeo. A professora explica que o trabalho não substituirá a prova da diretora, mas auxiliará na nota final. Helena conta que o tema do projeto é livre, mas que eles terão que reproduzir a cena de algum filme. A professora conta ainda que os alunos terão que fazer a parte prática e teórica, com uma espécie de diário de produção que irá virar um livro da turma. Um dos grupos se reúne, trata-se do grupo de Daniel, Marcelina, Valéria, Alicia e Laura. Valéria não pode comparecer. As meninas pensam em uma cena de Crepúsculo, mas Daniel se recusa a fazer cena de um vampiro que brilha no escuro.

Todos concordam em reproduzir uma cena de “Titanic”. Laura já vai logo avisando que será a Rose e que Daniel será o Jack. Valéria vai até o hospital explicar para Isaac, pai de Davi. A menina explica que ele não merecia uma bronca por chegar tarde, afinal, ele estava em uma missão importante para escrever uma carta para pedir ajuda para Deus. Isaac fica surpreso com a história e diz que não está mais bravo com o filho. Enquanto isso, Mário, Kokimoto, Maria Joaquina, Davi, Carmem e Jaime se reúnem para falar sobre o projeto audiovisual. Eles decidem fazer uma cena do filme “Os Vingadores”. No outro grupo, Adriano, Cirilo, Margarida, Bibi, Jorge e Paulo se reúnem e decidem fazer uma cena do filme “Harry Potter”. Após as definições, as crianças começam as filmagens.

As Aventuras de Poliana

Joana e Sérgio conversam com Mário sobre ele ter participado da história do presente do Sr. Pendleton. Pendleton participa da reunião secreta que Roger organizou com os acionistas pelas suas costas. Glória aconselha Marcelo a terminar o relacionamento com Débora, dizendo que ele “só será feliz ao lado de Luísa”, que entra bem na hora na galeria com uns quadros às mãos. Durval vai visitar Claudia e, ao ver uma confusão entre as crianças, dá uma baita bronca nos filhos da namorada. Marcelo pergunta a Luísa por que ela quer vender os quadros, já que são relíquias de sua família. Roger fala de Otto na reunião e Pendleton, sarcástico, observa tudo.

Marcelo pergunta para Luísa como anda o namoro dela e conta que entre ele e Débora as coisas andam mal. Vinícius desabafa com Branca sobre estar se sentindo sozinho, pois os seus amigos estão estudando na Ruth Goulart. Débora vai buscar João na casa de Luísa e acaba sendo grossa com Poliana. Luísa chega bem na hora e as duas discutem. Furioso, Roger proíbe Guilherme de levar Raquel à casa deles. A chapa Contente dá boas-vindas à Bento por seu primeiro dia de aula na escola Ruth Goulart.

João fica incomodado. Salvador ameaça Sophie, dizendo que, se ela não aceitar o seu convite para ser modelo viva da aula dele, “um certo vídeo vai circular pela escola”. Glória confronta Débora sobre ela ter maltratado as meninas na aula. Bento se destaca na aula de Salvador ao ponto de o professor se emocionar. João observa tudo, chocado. Guilherme e Raquel armam um plano para descobrir se Luca está traindo mesmo a chapa Contente ou não. Raquel, Guilherme e Mirela pegam Gabriela e Brenda no flagra tentando colocar a ideia da chapa Contente em prática.

Cúmplices de um Resgate

Meire vai até o apartamento dos irmãos Vaz para entregar para Flora o boleto do condomínio. As crianças não sabem o que fazer, ainda mais com a bagunça do apartamento. O gato Bartolomeu come os restos de pizza no apartamento, mas reclama da bagunça do local. No vilarejo, todos se reúnem na sapataria para chegar a um consenso sobre o sino da igreja católica. Padre Lutero e Pastor Augusto conversam sobre o comportamento de seus fiéis e entram e concordam que as tradições devem ser preservadas. Isabela, que se passa por Manuela, acompanha a reunião no vilarejo.

Enquanto isso, Manuela, que se passa por Isabela, está na mansão. Safira diz para Tomas que precisa fazer Otávio viajar a trabalho. Regina comenta com Geraldo que Priscila é fácil de ser manipulada e que podem usar isso para prejudicar Isabela. Priscila fica feliz que Safira a levou na gravadora. Manuela, que se passa por Isabela, agradece toda ajuda de Felipe.

Isabela, que se passa por Manuela, pergunta para Téo qual a sensação de sentir a chuva sem poder vê-la. Téo diz que é como tomar um gelato de pistache sem nunca saber a cor dele. Chove forte no vilarejo e Manuela, que na verdade é Isabela, chega molhada em casa. Na capital também chove forte e Manuela, que se passa por Isabela, descobre que aconteceu um deslizamento de terra, que interditou a estrada que leva até o Vilarejo dos Sonhos.

RECORD

Bela, a Feia

Olga diz que Cíntia está sensível por conta da gravidez. Bela e Bernardo ficam desesperados. Ataulfo vai em direção ao quarto, enquanto Bela se esconde atrás da porta. Dinho encontra a arma e Ataulfo dá meia volta. Adriano e Ricardo discutem em clima tenso. Rodrigo não entende o que Adriano esconde de Ricardo, mas defende o pai. Adriano, furioso, vai embora. Rodrigo tenta conversar com Ricardo, mas ele muda de assunto. Dinho entra e não percebe que Bela está escondida ali. Verônica tenta descobrir o que Ricardo esconde de Rodrigo, mas Adriano não responde. Dinho e Ataulfo saem para abandonar o carro roubado em algum lugar.

Bela solta as amarras de Bernardo. Ele fica comovido e começa a chorar. Bela fica feliz por tê-lo ajudado. Os dois fogem do cativeiro.Nati e Max se entendem depois que ela esclarece a história dos salgados. Rodrigo interfona para Bela, que ainda não chegou. Sheyla volta ao salão. Haroldo e Elvira desdenham de Sheyla. Ícaro fica nervoso ao vê-la. Sheyla leva os mini-Montezumas para espalhar na agência. Bela e Bernardo vão à delegacia e contam do sequestro. Vanda mexe no bolso das roupas de Ariosto e fica assustada ao ver o mini-Montezuma. Rodrigo, chateado, conta para Olga que teve uma discussão com Cíntia por causa de Bela. Olga apoia Cíntia e Rodrigo fica incomodado. Dinho e Ataulfo voltam ao cativeiro. Olga diz que Cíntia está sensível por conta da gravidez.

Olga pede que Rodrigo convide Cíntia para jantar. Ele se recusa, mas Olga diz que não precisa ser um jantar a dois e que ele pode chamar Ivo. Rodrigo se anima. Dinho e Ataulfo ficam perplexos por não encontrarem Bernardo no cativeiro. Bernardo deixa Bela na agência e segue para casa. Ele não sabe o que fazer para agradecer Bela. Dinho e Ataulfo ficam arrasados e não entendem como Bernardo conseguiu fugir. Sheyla continua investindo em Ícaro. Ivo convida Elvira para jantar na casa de Rodrigo. Magdalena morre de inveja. Cíntia fica feliz com o convite de Rodrigo.Vanda questiona Ariosto sobre o mini-Montezuma.

Essas Mulheres

Capataz e homens vão embora e deixam a pessoa em que eles bateram no chão. Aurélia espera por Fernando na casa de Alfredo. Cunha chega perto do corpo no chão da pessoa que o Capataz bateu, e vê que é Rodrigo, e não Fernando. Camila conta a Fernando que Duarte quer ficar com Mariquinhas.

Ana chega no palacete de Aurélia e fala que seu pai não voltou para casa. Teodoro avisa que Rodrigo está no hospital. Todos saem para a manifestação na praça contra a escravidão. Cunha e Capataz em um lugar escondido observam Fernando. Aurélia sai para a manifestação. Fernando começa a discursar. Capataz atira em Fernando.

A Terra Prometida

Melquias afirma ter como provar que Raabe se vendeu. Josué avisa que de qualquer maneira o guerreiro errou. Os hebreus tentam capturar o gigante, mas a criatura foge. Gibar acaba ferido. Acã encontra Yussuf e revela que os saltimbancos são espiões hebreus. Orias e Kalu presenciam a traição, sem ser notados. Yussuf conta para Durgal o que ouviu de Acã. Os artistas circenses continuam se apresentando na sala do trono. Melquias diz que Raabe aceitou seu ouro. Josué diz que precisam falar com a moça. Sem que os saltimbancos percebam, Durgal manda os guardas cercarem a sala do trono.

Raabe tenta se explicar para Josué, mas os hebreus encontram o ouro em sua tenda. Samara pede para Abel pegar a roupa do Soldado Mascarado na tenda de Josué. Gibar e Otniel voltam para o acampamento e recebem os cuidados de Darda. Josué avisa que Raabe precisa ser julgada. Abel aceita pôr em prática o plano de Samara. Durgal desmascara os saltimbancos hebreus. Quenaz alerta Calebe dizendo que Laís parece estar interessada nele. Durgal diz que antes de matar os artistas, eles devem diverti-lo um pouco mais. Raabe recebe o apoio de seus familiares. Jéssica e Melquias comemoram o fracasso da cananeia. Calebe chega em casa e se assusta ao ver Laís com Noemi. Adélia canta para tentar agradar o rei. Zaqueu vai até a tenda de Acã e avisa que Gibar está ferido na tenda hospital.

Ferido com algumas flechadas, o gigante Talmal tenta fugir, mas cai desmaiado. Acã visita Gibar na tenda de Darda. Jesana chega avisando sobre um tumulto no acampamento. Jéssica e Mara lideram um movimento contra Raabe. Josué é avisado sobre a revolta. Sentindo falta de Tirda, Haniel finalmente decide tomar banho. Jéssica, Mara, Melquias e outros hebreus protestam na frente da tenda de Raabe. Milah diz que é preciso orar a Deus. Tirda se surpreende ao ver Haniel de banho tomado. Abel entra na tenda de Josué e consegue pegar a roupa do Soldado Mascarado. Adélia não aguenta de tanto cantar e desmaia. Para não atrapalhar a apresentação, Neziá continua cantando. Durgal fica impressionado ao perceber que a voz não era de Adélia. Ele ordena que os guardas ataquem. Salmon se coloca na frente da tenda de Raabe e ameaça Melquias.

Jesus

Noemi vai ao encontro de Temina e é golpeada por Barrabás, que chega ao local com mais rebeldes e incendeia a sala dos registros. Petronius encontra o anel que deu à Noemi. A serva é dada como morta. O centurião ordena a prisão de Barrabás. Laila fala sobre o perdão que recebeu de Jesus. Lázaro fica sem graça ao ver Marta interromper as palavras de Jesus. Pilatos fica chocado ao saber que Petronius perdeu Noemi no incêndio. Marta reconhece os ensinamentos de Jesus.