Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta quinta-feira (31):

Rede Globo

Cordel Encantado

Januário implora a Herculano pela vida do filho. Timóteo dirige, nervoso, com Carlota, Úrsula e Nicolau a bordo. Jesuíno afirma que vai acertar suas contas com Timóteo e Açucena e Benvinda ficam preocupadas. Felipe se oferece para acompanhar Dora e visitar Jesuíno. Patácio convida Augusto para inaugurar o gerador da cidade. Carlota insiste para que Timóteo fale com sua mãe e peça sua mão em casamento. Herculano afirma para Januário que não vai fazer nada contra Timóteo, contanto que ele deixe Jesuíno em paz. Padre Joaquim tenta acalmar Virtuosa e afirma que ninguém da corte verá Açucena.

Dora pede para ser amiga de Jesuíno. Timóteo fica nervoso com a insistência de Carlota. Úrsula fala para Nicolau que eles precisam acabar com Açucena antes de voltar para Seráfia. Virtuosa entra em pânico ao ver o príncipe Felipe se aproximar de Açucena e inventa uma desculpa para levar a filha embora. Nidinho leva comida para o homem misterioso e lhe entrega um papel com lápis. Salim fala com Bartira que viu o pai em Brogodó, mas que ele fugiu. Farid se preocupa com o filho e decide viajar. Timóteo conta para Fausto que Herculano foi à sua casa para se vingar. Januário amanhece mal e manda Lilica chamar seu filho e seu afilhado para falar com eles. Coronel Januário morre depois de pedir que Timóteo e Jesuíno façam as pazes.

– Vidas Brasileiras

Márcio beija Pérola, que se revolta contra o rapaz. Paulo se preocupa ao ver Márcio desabafando com Flora. Tarcísio expõe sua mágoa para Rafael, e afirma que comprará o terreno da ONG por um valor abaixo do pedido pelo primo. Amanda incentiva os alunos a pensar em um plano para salvar a ONG. Solange sente calor, mas se preocupa quando Jade insinua que faz frio em sua sala. Leandro tem uma ideia para ajudar Rafael.

Eugênio agride Padre Luiz. Américo pressiona Ana a lhe mostrar o diário que acredita ser de Cris. Cris/Julia se esforça para convencer Gustavo a deixá-la em casa, e Dora percebe. Piedade tenta fugir de Eugênio, mas o coronel a captura. Alain se incomoda com a presença de Isabel na fazenda, mas gosta de ver Priscila. Bendita se penaliza com o estado de Piedade, que sofre com a maldade de Eugênio. Padre Luiz reza por Piedade. Cris/Julia visita Danilo às escondidas. Piedade fica doente e o médico levanta a possibilidade de uma internação. Isabel sofre um afogamento, e Alain tenta salvá-la, sob o olhar de Felipe.

90 Graus

Herculano elogia a comida de Janaína. João ajuda Manu a decorar o texto. Lidiane conta a todos que Herculano foi seu parceiro em um filme de pornochanchada e ele retira Manu do elenco de seu filme. Janaína e Herculano se beijam. Candé avisa a Mercedes que Quinzinho escolheu Nicole Ferraz para apresentar o principal programa da PopTv. Jerônimo detona o filme da máquina fotográfica de uma fã de João, com fotos do irmão e de Manu juntos. Janaína oferece seus serviços de cozinheira para Herculano e a equipe de cinema. Jerônimo pede emprego a Tutano, que pergunta ao rapaz se ele tem coragem de participar de um assalto.

O Sétimo Guardião

Tobias desconfia de que Leonardo esteja envolvido com Rita de Cássia. Robério deixa Judith. Maltoni estranha a ausência da ferida de padre Ramiro. Lourdes é atropelada por Olavo. Ypiranga e Scarlett contratam Fabim para ficar à frente da loja que pretendem abrir. Gabriel anuncia aos guardiães que convidou padre Ramiro para integrar a Irmandade. Marilda confronta Valentina sobre as mudanças de Eurico.

SBT

Teresa

Ramon responde que fazer as coisas ás escondidas pode trazer muitos problemas. Manuela diz a Arthur que é uma lástima ele não apoiar mais o projeto de Mariano, pois o rapaz a havia agradado. Mariano pergunta se é por ele que Aurora está receosa em voltar para Martin. Manuela diz a Aída que Mariano rejeitou sua ajuda pela relação que ela tem com Arthur, mas que de alguma maneira irá ajudá-lo. Prestes a se casar com Jonhy, Paty recebe a visita de Porfírio, que pede para ela não se casar. Paty diz que o avô perdeu seu tempo, pois ela já está totalmente decidida. Manuela pede que Arthur pense na possibilidade de Teresa só ter se casado com ele para deixar a pobreza.

Aída e Teresa discutem e Armando escuta quando sua filha diz que Mariano voltaria imediatamente com ela caso ela o diga que deixou Arthur e todo seu dinheiro por ele. Fernando pede a sua mãe que não faça chantagem com o assunto da herança. Manuela responde que o adora mas, se como mãe, tiver que tomar medidas drásticas pelo seu bem, o fará. Heitor diz a Arthur e Rubens que Mariano é o encarregado da área pediátrica do hospital porque assim decidiu Paloma. Esperança sofre um golpe e Rubens a deixa sozinha. Mariano diz a Arthur que não se preocupe por Teresa.

Carrossel

Usando uma brincadeira com os codinomes Me ‘Dá Um Soco' e ‘Me Dá Um Beijo', Jorge diz ‘Me dá um soco' e acaba levando um soco leve no braço, dado por Jaime. O comilão diz que isso é para ele aprender a não ser tão covarde. Maria Joaquina vê tudo de longe. No começo da aula, Jorge diz para professora Helena que levou um soco de Jorge. Helena pede explicações. Os meninos defendem Jaime. Helena aceita conversar com os meninos em particular no recreio para saber por que defendem Jaime. O sinal toca. Mário explica tudo para Helena no intervalo. A professora diz que não foi uma atitude correta, mas é bonita a preocupação deles com a amiga da turma. Mário e Jaime contam que Jorge delatou a Patrulha Salvadora para o dono do estúdio. Cirilo leva sua galinha de estimação para a escola mais uma vez e deixa ela no laboratório de ciências. Graça entra no laboratório para limpar o local, com o medo de sempre de um esqueleto que tem por lá.

Graça abre o armário do laboratório e de lá sai a galinha de Cirilo. Graça se assusta e sai gritando do local. Helena e Jorge conversam em particular. A professora diz que não está certa a atitude agressiva de Jaime, mas que houve algum motivo para todos concordarem. Jorge diz que todos querem ser seu inimigo porque são inferiores. Helena diz que na sala todos possuem os mesmos direitos e ninguém é superior. A professora diz que chamou o menino para saber se ele delatou a Patrulha Salvadora. Jorge confessa e explica que quem quer roubar um vestido é ladrão e ele apenas avisou os responsáveis. Helena conversa bastante com eles e explica que os meninos fizeram errado com a intenção de fazer o bem e ajudar uma amiga e Jorge fez o correto com a intenção real de prejudicar colegas. Ela pergunta para ele quem está realmente certo. Jorge afirma que ele está certo. Helena diz que não, pois nessa história todos saíram sem razão.

Os meninos decidem fazer uma surpresa para entregar o vestido de Carmen, vão colocá-lo num manequim improvisado na casa abandonada. Carmen fica emocionada com o vestido e muito feliz também. A menina e os meninos decidem guardar segredo. Carmen diz aos pais que o vestido de princesa foi um presente de Maria Joaquina. Eles decidem ligar para agradecer. Clara, mãe da Maria Joaquina, diz para Inês que não sabe de nada. Clara fala com a filha que nega ter dado um vestido de presente para ela. Clara liga para Inês e diz que o vestido não era da Maria Joaquina. Eles chamam a Carmen e exige uma explicação verdadeira sobre a origem da fantasia. A menina conta a verdade. O pai dela diz que quer falar com os meninos para esclarecer toda a história. As crianças estão preocupadas com as provas de final de ano para que não reprovem de série. Os pais de Paulo estão bem preocupados, pois o filho tirou muitas notas baixas ao longo do ano. Davi e Daniel vão até a casa de Carmen falar com o pai dela.

Os meninos explicam tudo para Frederico, pai de Carmen, que está bem irritado. Ele acha que os meninos estão mentindo e roubaram a roupa. Ele pede para que a Carmen pegue o vestido para ele ir devolver a fantasia. Frederico vai até o estúdio e o dono do estabelecimento explica que está acontecendo um equívoco, pois a fantasia não foi roubada e que foi um presente. Davi e Daniel providenciam fantasias improvisadas e fazem uma festa para animar Carmen em sua casa. Frederico chega e pede desculpa para os três. Carmen fica feliz que poderá ir à festa da Larissa do quarto ano. Cirilo está ansioso pra ver a fantasia que sua mãe costurou para ele.

Paulo vai fantasiado de Silvio Santos. Ele imita o apresentador e Marcelina diz que ele não está tão parecido com Silvio Santos. Todas as crianças estão fantasiadas e vão para a festa. Jaime vai vestido de frango assado e tira risadas de seu pai, Rafael. Cirilo está fantasiado de Elvis Presley. Marcelina, de Monalisa, e Laura, de Chapeuzinho Vermelho. Valéria e Davi vão fantasiados de Barbie e Ken. Renê vai fantasiado de Deus Grego, e Helena, de Cleópatra. A festa está muito animada, menos para Cirilo que está preocupado em não saber dançar com Maria Joaquina. Indeciso em entre ir ou não na festa, ele decide entrar. Cirilo fantasia que dança como Elvis e Maria Joaquina vai ao delírio. Na verdade, assim que Cirilo entra, ele para a festa. Todos elogiam sua fantasia.

As Aventuras de Poliana

Luísa grita com Débora, dizendo que Poliana é apenas uma criança e não tem culpa dos problemas do passado. Paulo assiste ao vídeo do filho dançando durante o evento e sai do auditório, chocado. Débora, possessa, quebra tudo em casa e chora desesperadamente. Feijão a observa. Luísa e Afonso vão até a padaria e Durval acaba descobrindo sobre o assalto das joias da família, ficando furioso por conta de a irmã não ter contado nada a ele. O pai de Éric fica furioso por tê-lo dançando e ameaça retirá-lo da escola e processá-la.

Ruth e Helô ficam arrasadas. A Chapa Contente consegue arrecadar o total de quatrocentos reais para ajudar com os remédios da tutora de Bento, Marlos. Paulo grita com Éric na frente de todos dizendo que ele “não paga escola para o ele ficar dançando”. Paola vê tudo e fica chateada. Waldisney tenta vender as joias roubadas para Sérgio presentear Joana. Ele nega. Roger pede para ver as joias. Guilherme puxa assunto com Jefferson, tentando retomar a amizade. Marcelo e João chegam em casa e encontram a sala toda revirada. Roger presenteia Verônica com um colar comprado de Waldisney. Roger diz para Guilherme ficar de fora do jantar, mas ele insiste em participar e convida Raquel.

Os acionistas chegam para o jantar. Luísa conta para Poliana que irá vender alguns dos quadros da casa para conseguir dinheiro. Débora, em casa, implica com João, que a desafia e diz que “nenhum homem aguentaria uma mulher como ela”. Guilherme leva Raquel para o jantar com os acionistas e Roger fica furioso. Vinícius chega muito triste em casa. João vai à casa de Poliana desabafar sobre a briga com Débora. Sr. Pendleton chega de surpresa para a reunião secreta de Roger.

Cúmplices de um Resgate

Otávio liga para Rebeca, que não atende. Arthur fala com Orlando e Fortunato sobre o contrato de Isabela e Priscila. Felipe diz que sente falta das broncas de Flora. Julia e Joaquim acham o comentário do garoto esquisito.

Meire espia o apartamento dos três irmãos e comenta com seu gato, Bartolomeu, que fecharam a cortina, o que julga ser estranho. Meire também não compreende onde está Flora. Enquanto isso, Flora está com Fausto, que alerta a mulher que não pagará tudo para ela. Joaquim, Julia e Felipe compram uma pizza para jantar. Isabela começa a treinar canto sozinha, com um tutorial que encontrou. Isabela lê que comer ovo cru faz bem, mesmo com nojo, a garota tenta a dica para ver se surte resultado, porém, Mariana aparece e a garota desiste. Otávio vai até o vilarejo para saber como Rebeca está, já que não atendeu suas ligações. Isabela não fala nada para poupar a voz. Regina acompanha a garota até a gravadora. Otávio acompanha Rebeca a pé até a confecção.

Ela apresenta o pastor Augusto para o empresário. Vicente avisa André, Joaquim, Julia e Felipe que a banda terá duas vocalista e que elas estão contratadas. Felipe fica feliz, pois poderá admirar a beleza de Isabela. Nico reclama para Fiorina que Giuseppe exagera na economia. Fiorina manda Nico ir com sua bicicleta delivery até a igreja para fazer concertos no sapato do padre. Isabela chega na gravadora e Felipe lhe admira. Na igreja evangélica, Nina reclama com as demais fieis sobre o barulho do sino da igreja católica.

RECORD

Bela, a Feia

Olga diz que Cíntia está sensível por conta da gravidez. Bela e Bernardo ficam desesperados. Ataulfo vai em direção ao quarto, enquanto Bela se esconde atrás da porta. Dinho encontra a arma e Ataulfo dá meia volta. Adriano e Ricardo discutem em clima tenso. Rodrigo não entende o que Adriano esconde de Ricardo, mas defende o pai. Adriano, furioso, vai embora. Rodrigo tenta conversar com Ricardo, mas ele muda de assunto. Dinho entra e não percebe que Bela está escondida ali. Verônica tenta descobrir o que Ricardo esconde de Rodrigo, mas Adriano não responde. Dinho e Ataulfo saem para abandonar o carro roubado em algum lugar.

Bela solta as amarras de Bernardo. Ele fica comovido e começa a chorar. Bela fica feliz por tê-lo ajudado. Os dois fogem do cativeiro.Nati e Max se entendem depois que ela esclarece a história dos salgados. Rodrigo interfona para Bela, que ainda não chegou. Sheyla volta ao salão. Haroldo e Elvira desdenham de Sheyla. Ícaro fica nervoso ao vê-la. Sheyla leva os mini-Montezumas para espalhar na agência. Bela e Bernardo vão à delegacia e contam do sequestro. Vanda mexe no bolso das roupas de Ariosto e fica assustada ao ver o mini-Montezuma. Rodrigo, chateado, conta para Olga que teve uma discussão com Cíntia por causa de Bela. Olga apoia Cíntia e Rodrigo fica incomodado. Dinho e Ataulfo voltam ao cativeiro. Olga diz que Cíntia está sensível por conta da gravidez.

Olga pede que Rodrigo convide Cíntia para jantar. Ele se recusa, mas Olga diz que não precisa ser um jantar a dois e que ele pode chamar Ivo. Rodrigo se anima. Dinho e Ataulfo ficam perplexos por não encontrarem Bernardo no cativeiro. Bernardo deixa Bela na agência e segue para casa. Ele não sabe o que fazer para agradecer Bela. Dinho e Ataulfo ficam arrasados e não entendem como Bernardo conseguiu fugir. Sheyla continua investindo em Ícaro. Ivo convida Elvira para jantar na casa de Rodrigo. Magdalena morre de inveja. Cíntia fica feliz com o convite de Rodrigo.Vanda questiona Ariosto sobre o mini-Montezuma.

Essas Mulheres

Artur diz que Ordália vai para sua casa de qualquer jeito. Lemos pede a Ferreira que Fernando fique longe do jornal. Martim dá um recado a Fernando sobre Simão e uma pessoa, o informante, presta atenção na conversa. Cunha pede ao Capataz que aguarde um aviso seu para pegar Fernando. Lúcia resolve esquecer Paulo e continuar com a vida de cortesã. Paulo chega irritado na casa de Leocádia e fala que se ela continuar se metendo na vida dele, ela vai se dar mal.

Nicota fala que toda a Corte está comentando que Fernando saiu de casa porque viu Aurélia e Eduardo juntos. Marli fala para Aurélia que ela tem de lutar por Fernando. Fernando segue na floresta para o encontro com Simão, Sebastião e Nicolino. Os três veêm um grupo de homens e resolvem ir embora para ninguém descobrir o encontro deles com Fernando. Capataz aguarda com um grupo de homens na floresta, Fernando passar. Uma pessoa se aproxima, e sem nem conferir quem é, eles começam a bater na pessoa.

A Terra Prometida

Otniel e o gigante gritam assustados. Talmal se apresenta ao guerreiro hebreu e avisa que não fará nenhum mal a ele. Quenaz se desespera ao saber que seu filho foi levado pela criatura. Noemi estranha ao ver Calebe de mãos dadas com Laís. A moça desconversa e diz que estava apenas agradecendo. Calebe e Noemi aconselham Iru a conhecer melhor Laís. O rapaz avisa que a hebreia está caidinha por Calebe. O chefe tribal repreende o comentário de Iru. O jovem guerreiro diz já ter encontrado seu grande amor. Melina desperta e Ula pergunta quem é Iru. Durgal recebe os saltimbancos em seu quarto e pede para conhecer a dona da bela voz. Ula pede para Melina jamais falar sobre o que viveu com o hebreu Iru. Durgal conhece Adélia e se encanta com sua beleza.

Josué e outros guerreiros hebreus organizam uma busca a Otniel. O gigante cuida do rapaz na caverna. Pedael e os saltimbancos se instalam no palácio de Durgal. Josué avisa que as buscas continuarão no dia seguinte. Boã avisa que dormirá no quarto de Sama e Ruth fica incomodada. Najara procura Yussuf e conta que Melina se envolveu com o hebreu Iru. O general agradece a atitude da criada e a beija. Otniel se assusta com o ronco do gigante. Jéssica e Melquias tramam novo plano contra Raabe. A ex prostituta se abre com Aruna e fala de seu sentimento por Salmon. Talmal conversa com Otniel e fala sobre sua história de vida. Inês aconselha Ruth a parar de tentar competir com Sama. Jéssica aproveita a distração de Raabe e coloca um saco de ouro em seus pertences. Melquias então começa a agarrá-la. Aruna chega e presencia o guerreiro tentando abusar de Raabe. Melquias tenta se explicar, mas Aruna diz que contará o que viu para Josué.

Haniel diz para os filhos que só tomará banho quando não suportar mais o próprio cheiro. Eleazar faz a circuncisão de Tobias. Os saltimbancos encenam e divertem o rei Durgal. Acã vai até o reino de Ai procurar por Yussuf. O vilão hebreu entra na hospedaria de Zaíra e é visto por Orias. O sapateiro avisa sobre a presença de Acã para os Lagartos, que dão a ideia de se infiltrarem no palácio para descobrir a intenção do vilão hebreu. Aruna leva Raabe para a tenda de Darda. Quenaz encontra uma pegada de gigante enquanto procura pelo filho. Otniel conversa com Talmal e percebe que ele não é uma criatura do mal. Durgal se encanta com a voz de Adélia. Acã encontra Yussuf e revela que os saltimbancos são espiões hebreus. Orias e Kalu presenciam a traição, sem ser notados. Otniel e Talmal se assustam ao serem encontrados por Quenaz, Gibar e os outros hebreus. Aruna procura Josué e fala sobre o ataque sofrido por Raabe. Salmon fica irritado. Melquias chega em seguida e se apresenta.

Jesus

Barrabás entrega um saco de moedas para Temina. Cláudia e Cassandra comentam sobre Petronius e Madalena. Judas Tadeu fica satisfeito ao ver Helena prestando atenção nas palavras de Jesus. Temina pede para Noemi encontra-la na Fortaleza Antônia. Tiago Menor se mostra enciumado com a aproximação entre Shabaka e Mirian.

Helena conversa com Cláudia e fala do reencontro com Tadeu. Tiago Menor decide aceitar a relação entre Mirian e Shabaka. Simão sente falta de Laila. Petronius se abre com Helena. Cláudia pede para Kesiah e Madalena falarem mais sobre Jesus. Zelote desconfia de Barrabás.