Pular para o conteúdo
TV & Novela

Bolsonaro busca fim de restrições de propriedade cruzada na TV à pedido de Trump

O presidente Jair Bolsonaro determinou que o Ministério da Economia e o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação preparem uma medida provisória modificando a lei da TV paga no país para atender a um pedido do presidente dos EUA, Donald Trump. O desejo, segundo o site Yahoo Finanças, é a aprovação da compra da Time […]
Arquivo -
Foto: Kevin Lamarque/Reuters
Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro determinou que o Ministério da Economia e o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação preparem uma modificando a lei da TV paga no país para atender a um pedido do presidente dos EUA, .

O desejo, segundo o site Yahoo Finanças, é a aprovação da compra da Time Warner, que controla canais como CNN, HBO, Cartoon Network, DC Comics, dentre outros pela gigante AT&T no . O negócio de R$ 334,5 bilhões foi anunciado em outubro de 2016 e envolve 18 países, incluindo o Brasil.

A transação foi aprovada porque, segundo o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a concentração de canais decorrentes dessa operação não será maior que 20%.

Na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), no entanto, não há como a transação prosperar porque a legislação vigente desde 2011 restringe a participação acionária cruzada entre operadoras de telefonia (AT&T) e grupos de conteúdo (Time Warner).

A lei determina que uma tele pode ter até 50% do capital de uma produtora de conteúdo (emissora, estúdio ou produtora), que, por sua vez, só pode deter até 30% de uma tele.

No passado, essa restrição impôs à Globo retirada do controle da Sky, empresa de TV e internet por satélite. Hoje, ela permanece na empresa como acionista minoritário (cerca de 5% de participação).

Assessores do presidente Bolsonaro afirmam que o pedido entrou na lista de exigências do governo americano entregue ao Brasil como parte da parceria estratégica. Em parceria com o Ministério da Economia, é preparada uma medida provisória que, até o momento, nada mais faz do que revogar dois artigos da legislação vigente.

Executivos da AT&T também pressionaram diretamente o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Marcos Pontes, que delegou a seus auxiliares uma solução para o impasse.

Segundo o site Yahoo Finanças, caso a medida provisória fosse enviada a Bolsonaro da forma como está, acabaria com as restrições à propriedade cruzada e permitiria que operadora de telefonia adquirisse direitos de transmissão de eventos esportivos, por exemplo.

Os produtores de conteúdo querem apaziguar o clima de insegurança jurídica deflagrado pelo caso AT&T para evitar o que ocorreu recentemente com a Fox.

Após reclamação da operadora Claro, a Fox foi alvo de medida cautelar da área técnica da Anatel exigindo que houvesse uma operadora autenticando os acessos de usuários que buscassem canais do grupo americano pela internet.

A Justiça cassou a decisão afirmando que os dois serviços não se confundem e, na internet, não pode existir regulação. O conselho da Anatel ainda não tinha julgado o mérito da medida cautelar de sua área técnica. Com o revés na Justiça, avisou o governo que nada poderia ser feito sem mudança legal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Quando a vida surpreende, mães reinventam ‘manual da maternidade’

Moto-entregador é levado para UPA após ser atingido por carro na Gury Marques

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Nicole Kidman exibeu novo visual com cabelo curtíssimo no Met Gala 2025

Últimas Notícias

Polícia

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

O homem acusado de importunação sexual prestava serviços como freelancer para a marca responsável pela ação

Polícia

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Vítima buscou ajuda em hospital.

MidiaMAIS

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

A feira O Balaio ocorre neste domingo de Dia das Mães

Trânsito

Motorista embriagado é preso após cair em ribanceira na Avenida Duque de Caxias

O rapaz disse aos policiais que havia consumido cerca de 15 latas de cerveja