A série de maior sucesso da HBO atualmente, , chega ao fim na noite deste domingo (19). Depois de 8 temporadas repletas de mortes, guerras e emoções acompanhadas por vários fãs ao redor do mundo, finalmente o desfecho da série de televisão norte-americana criada por David Benioff e D. B. Weiss, e baseada na série de livros A Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin, será revelado.

Game of Thrones já quebrou vários records da dramaturgia, como entrar para o Livro de Recordes como a série dramática com a maior transmissão simultânea ao redor do mundo, e ganhar 47 Emmys, mais do que qualquer outra série de televisão. Tanto sucesso conquistou vários fãs ao redor do mundo fissurados na narrativa medieval.

Juntando as casas

Um exemplo, é o grupo formado pelo estagiário de pós-graduação no Ministério Público Estadual, Gabriel Ignácio Lopes. Há algumas temporadas, montou um grupo de amigos pra assistir a série juntos. Começaram sendo penas 3 e agora já é um grupo de 12 pessoas, que, além de assistirem e comentarem os episódios juntos, se reúnem todo primeiro e último episódio de cada temporada para fazer algo mais caprichado e temático.

“A gente já se conhecia antes. Começamos a nos reunir na verdade eu e duas amigas minhas, em 2015. Aí foi crescendo e nós fomos chamando amigos nossos. No grupo do WhatsApp tem umas 16 pessoas aproximadamente”, afirmou Gabriel.

No início da última temporada neste ano, o grupo fez uma reunião com direito a dois ovos de dragão, funkos de vários personagens da série, inclusive dos dragões de Daenerys, velas e taças. “É uma mistureba, de objetos da série mesmo e outras coisas que remetem à Idade média”, conta Gabriel. Para o fim deste domingo, a preparação é de um jantar medieval com taças personalizadas para a Season Finale.

“Eu comecei a ver Game of Thrones em 2013, e desde a primeira temporada, que é genial, eu me apaixonei pela série. As primeiras temporadas trouxeram um frescor pro gênero da fantasia, que é o meu preferido, justamente pq a narrativa abordava muito a questão política entre os personagens e as Casas que eles representavam, e eu adorava e adoro isso”, conta Gabriel.

“Eu dediquei muito tempo da minha vida à Game of Thrones, seja comprando coisas relacionadas a série, seja lendo dezenas de teorias e apêndices, seja reassistindo os episódios mais incríveis; eu emergi naquele universo e naquela série como em nenhuma outra. Apesar das últimas temporadas terem sido, até então, decepcionantes pra mim, o saldo ainda é bem positivo”, finalizou.

Última temporada desapontadora

Muitos fãs ficaram desapontados com as reviravoltas que aconteceram na última temporada e na mudança no caráter de personagens desde a sétima. Outra reclamação veemente dos fãs foi a sensação de que alguns pontos foram esquecidos e negligenciados pelos diretores, além das narrativas serem exploradas de forma muito rápida e poucos episódios.

Na última terça-feira (15), uma petição foi criada no Change.org pedindo que a HBO reconsidere e faça a refilmagem da oitava temporada inteira de Game of Thrones com escritores mais competentes. Agora são mais de 845.403 pessoas adeptas à petição.

Confira as reações do penúltimo episódio: