Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta segunda-feira (20):

Rede Globo

Belíssima

Rebeca o deixa mais enfurecido ainda quando diz que ele não tem dinheiro algum para receber. Pascoal diz que precisava do dinheiro para ajudar uma amiga, e todos se sentem culpados ao receber uma lição de moral do mecânico. Bia acusa Vitória de pressionar Sabina por sentir ciúmes. Toda a rua comenta a foto de Pascoal.

Ornela avisa Bia que Mary é herdeira de ações da Belíssima. Gigi acha que é loucura Mary convidar Guida para morar com ela. Mary diz que só assim vai encontrar o testamento do marido. Mônica ameaça denunciar Bento, se ele internar Toninho.

Nikos pede a Cemil uma dispensa para poder viajar para a Grécia, mas ele não concorda. Pascoal diz a Vitória que não conseguiu o dinheiro, e ela se comove com o esforço que ele fez.

Alberto diz a Cemil que quer se casar com Mônica e que lutará por isso. Dijulian avisa que ninguém apareceu ainda como herdeiro das ações do marido de Mary. Vitória tenta conseguir dinheiro emprestado, mas não consegue.

Júlia assina a procuração para André. Murat não consegue jurar que jamais traiu Katina. Jamanta e Pascoal cobrem o outdoor com tinta preta. Rebeca pede que Pascoal ouça o que tem a falar. Guida desconfia das intenções de Mary.

Alberto abraça Mônica, que chora por causa de Toninho. Cemil entra e vê os dois. Bia ouve Vitória pedir dinheiro a Júlia, para que Nikos possa investigar na Grécia.

– Vidas Brasileiras

Rafael conversa com Márcio sobre a relação do filho com Pérola. Paulo e Marli dormem juntos. Verena e Álvaro se aproximam. Flora confronta Tito sobre boatos envolvendo o rapaz e os dois terminam o relacionamento.

Garoto e Úrsula incentivam Tito e Flora a conversar. Paulo decide passar o dia com Marli e dá folga para Getúlio. Úrsula tem a ideia de promover uma festa especial para Tito e Flora. Jade e Pérola conversam sobre Érico e Márcio.

Garoto teme a presença de Sofia na festa. Bárbara volta de viagem e Úrsula a convida para a festa. Márcio confessa a Rafael que não quer perder Pérola. Todos preparam a surpresa para Flora e Tito na casa de Heitor.

Cecília conforta Mariana, que despista a irmã sobre o verdadeiro motivo de ter seus cabelos cortados. Incentivado por Ernesto, Rômulo perdoa Edmundo, e aconselha o irmão a se afastar do álcool. Todos disfarçam a preparação do casamento quando Ema chega.

Jane convence Camilo a se aproximar mais de sua mãe e deixar que ela participe da vida da criança que vai nascer. Ernesto convida Fani para ser sua madrinha de casamento. Lady Margareth convoca Xavier e Virgílio para arruinar o casamento de Ernesto e Ema.

Ludmila e Elisabeta armam para levar Ema à igreja, sem que a moça desconfie da surpresa. Kléber se disfarça para escutar os planos de Susana e Petúlia contra Olegário. Ema se emociona com o casamento-surpresa preparado por Ernesto e seus amigos. Lady Margareth destrói a festa de casamento de Ernesto e Ema.

O helicóptero faz um pouso forçado em uma clareira. Marocas cuida de Samuca e eles passam a noite na mata. Carmen se desespera ao saber do sumiço do filho. Marocas conta sobre sua vida para Samuca.

Waleska coordena as buscas aos jovens, e Dom Sabino insiste em participar. Dom Sabino encontra Marocas e Samuca se beijando. Eliseu resgata a carroça. Samuca pede Marocas em casamento para Dom Sabino.

Segundo Sol

Laureta aconselha Karola a se aproximar de Rosa durante sua gravidez, para conquistar Valentim. Cacau revela que sabe sobre a chantagem de Roberval e expulsa Edgar de sua casa. Manu e Ícaro confortam Luzia e afirmam que a mãe será inocentada.

Beto desconfia dos sentimentos de Ionan por Maura. Rosa confessa a Maura que não sabe se o bebê que espera é de Valentim ou de Ícaro. Valentim confronta Karola sobre sua conta bancária. Luzia convida Manu para morar com ela.

Edgar volta para a casa de Severo, e Zefa o conforta. Cacau desabafa com Luzia e Ícaro. Naná incentiva Doralice a perdoar Ionan. Maura promete se afastar de Ionan para que Doralice reate o casamento com ele.

Manu procura Acácio, e Ludi se preocupa com o amigo. Karola pede que Remy afaste Luzia de Salvador. Remy pressiona Luzia a viajar com ele para fora do país, e Manu e Ícaro questionam a mãe.

SBT

Que Pobres Tão Ricos

Apesar de se sentirem ofendidos com a decisão dos Ruizpalácios, os Mendonça aceitam que Miguel Ângelo leve um avaliador com a intenção de provar a ele que nunca tiveram a intenção de ficar devendo ao seu avô. Ghendy vai até a casa dos Mendonça parabenizar Lupita pelo namoro com Nepomuceno e a família fica muito feliz com a notícia.

Miguel Ângelo fica muito enciumado com a notícia mas se vê obrigado a lhe dar os parabéns. Lupita pede discrição a todos por que Emiliano não sabe de nada e ela quer encontrar o momento adequado para dar a notícia ao filho. Vilma aconselha Alex a pensar bem no que está fazendo pois lavar dinheiro na empresa significa fazer parte do crime organizado.

Ele não dá importância aos conselhos da funcionária e afirma que o único que lhe importa é tirar proveito da situação e cuidar de seu patrimônio na Suíça e nas Ilhas Caimã. Minerva pede a Alex que empreste dinheiro para sua mãe. Ele deixa claro que se trata de um empréstimo e a faz assinar uma promissória.

Mãe e filha ficam indignadas com atitude de Alex e decidem se vingar dele tirando proveito da gravidez que ele tanto sonha. As duas vão até o médico para saber se Minerva pode fazer um tratamento para agilizar a gravidez e ele solicita alguns exames. Emiliano não sabe o que responder quando um amiguinho da escola pergunta quem é seu pai.

O médico comunica a mãe e filha que Minerva é estéril e nunca poderá ter filhos. Depois da notícia de que Minerva é estéril, mãe e filha pensam em um plano maquiavélico para fingir uma gravidez e assim não arriscar que Alex perca os benefícios da cláusula do testamento.

Lupita pede a Tomás sua assessoria como advogado e que acompanhe o avaliador contratado por Miguel Ângelo. Adolfo e Alex se reúnem para fixar a data que começarão a lavar o dinheiro da empresa. Miguel Ângelo se decepciona quando o avaliador diminui o valor da casa. Os Mendonça comemoram.

Carrossel

Matilde vai à sala de Olívia e diz que a convivência com Graça está insuportável. Olívia brada a Matilde que não está nada afim de ouvir as reclamações dela. Bernadete comenta com Olívia que durante a supervisão que fez na escola encontrou pontos negativos e positivos.

Bernadete afirma que Olívia precisa dar carinho e amor aos alunos dela, pois eles precisam sentir que são amados. A diretora fica incomodada, mas promete fazer o possível e o impossível para melhorar a sua relação com os alunos.

De longe, Helena observa as meninas falando sobre casamento. A professora pede licença às garotas, pois quer conversar com Carmen. Ela pergunta se a menina gostou do lanche que ela lhe deu. Jaime está desanimado no quarto, não quer nem jantar.

Inês briga com Frederico ao telefone e exige a pensão dos filhos. Carmen ouve a discussão. Rafael questiona Jaime se ele não quer ser alguém na vida. Ele pede para o filho estudar para a prova de matemática.

Adriano entra embaixo da cama para procurar Chulé e é tragado por um buraco negro. Helena aplica prova de matemática. Jaime está com dificuldade para começar a fazer os exercícios e reclama que está com dor de cabeça. Ele tenta colar o conteúdo da prova de Adriano.

Depois de terminar a prova, Adriano comenta com os amigos que tem um buraco negro embaixo de sua cama. Jaime vê a professora Helena corrigindo sua prova e pede pra ela ser boazinha. Jaime tira nota 1,0 na prova. Comovida, Helena diz que não pode fazer nada por ele.

O garoto sai arrasado da sala e comenta com os amigos que não pode voltar pra sua casa. É meia-noite e Rafael vai à escola, pois Jaime não voltou para casa.

O garoto dorme na rua e fica transtornado ao ver mendigos e pivetes. Pela manhã, Firmino telefona para a casa de Helena e conta que Jaime sumiu. Rafael pergunta a Helena se Jaime tirou nota baixa na prova. Rafael confessa a Helena que se sente culpado pelo sumiço do filho.

As Aventuras de Poliana

Luca tira selfies com um esqueleto da escola. Raquel assiste ao vídeo do canal de Luca Tuber na internet em que o rapaz faz uma lista Top 3 das meninas mais bonitas de sua sala de aula. Para Luca, Brenda e Gabi são as garotas mais atraentes, mas o maior destaque fica para Raquel.

Ruth percebe que invadiram sua sala e conversa com Gleyce e Lindomar. A diretora decide instalar câmeras de segurança pela escola. Guilherme e Luca discutem na escola após o vídeo que o youtuber fez. Ciro vai buscar Kessya para levá-la para casa durante a noite.

O homem está preocupado e temeroso com a nova ordem do Rato, chefe misterioso da comunidade, com o toque de recolher. Claudia avisa os filhos que a situação financeira da família está ainda pior.

Raquel e Guilherme que não podem mais adiar contar aos amigos que estão juntos. Afonso pede para Luísa dar aulas de etiqueta para que ele possa ser o par perfeito para a amada. Antônio presenteia Nanci com um antigo livro de receitas doces de sua família.

Arlete convence Verônica a falar com Glória para tentarem fazer a entrevista para ingressar no comitê do Laço Azul. Glória autoriza que as duas façam a entrevista. Mirela tenta chamar a atenção de Luca, mas o garoto quase não nota sua presença.

Raquel conversa com Mirela, Guilherme interrompe e diz que é mentira o que Mirela disse sobre o beijo dos dois ter sido real. Guilherme tenta contar que está namorando Raquel, mas a garota interrompe para não magoar Mirela.

João conta para Luigi que a diretora vai instalar câmeras de segurança na escola. Luigi diz que ajudará o amigo. Glória diz que se Arlete e Verônica apresentarem um bom projeto social as outras associadas do comitê, elas serão aprovadas.

Benício e Gael dizem para Lorena e Mário que vão deixar a missão do Sr. P. de lado para ajudar a mãe que está com problemas financeiros. Os quatro decidem se juntar para ajudar a mulher. Éric e Hugo ficam de castigo auxiliando professores durante a aula.

Chiquititas

Cris grita com André por achar que ele escreveu a matéria no jornal da escola. André avisa que não foi ele, pois nunca faria isso com ela. Cris (que gosta do garoto) fica encantada, mas é firme com ele. Junior avisa a polícia sobre o desaparecimento de Gabriela. O empresário recebe uma ligação de número oculto de Armando.

O criminoso avisa que está com Gabriela, pede 10 milhões de reais para liberá-la e alerta que se Junior avisar a polícia, ela morre. Marian ameaça Teca e diz que se ela revelar quem fez a publicação no jornal perderá todos seus amigos.

A polícia vai até a mansão investigar o desaparecimento de Gabriela. Junior conta que Armando sequestrou Gabi. Carmen fica irritada que Junior disse para a polícia que ela teve envolvimento com Armando. Duda aposta com Marian que volta o namoro com Pata assim que ele quiser.

Maria vai com as amigas menores até um ferro velho do lado do lixão para procurar pela boneca Laura. Carmen pede para Cintia conversar com Armando para ele baixar o valor do pedido do resgate, mas Cintia avisa que não quer se meter nessa história, pois a polícia está no meio.

Carmen comenta que ele poderia dar um sumiço nela de uma vez por todas. Duda pede para voltar o namoro com Pata, mas a chiquitita diz que não. Maria, Dani, Ana e Tati procuram a boneca Laura. As meninas encontram crianças procurando comida no meio do lixo para não passarem fome.

As quatro compartilham alguns alimentos que não comeram no recreio. Tati se emociona em meio ao lixo e diz para as amigas: “Eu estava lembrando das vezes que eu reclamei da comida do orfanato. A gente tem tudo fresquinho e comprado do supermercado enquanto tem gente que procura no lixo para não passar fome”.

Enquanto isso, no Café Boutique, Clarita conversa com uma banda de heavy metal, que pensa em fazer parte. Os meninos do orfanato fazem testes com André para que ele possa fazer parte da turma deles. Duda diz para Janu e Marian que Pata voltará com ele.

Pata diz para Mili que ainda gosta de Duda, mas que precisa pensar bem se aceita o pedido ou não. André revela para os meninos que acha Cris a garota mais bonita do colégio. Maria avista a sua boneca no colo de outra garota e fica feliz.

RECORD

Luz do Sol

Zoé e Rick contam a Helô que ficaram juntos num momento de carência mútua e ela fica transtornada. Freddy explica a Stella que eles estão tentando anular a venda do estaleiro, e para isso, Milena precisa continuar na prisão.

Freddy também conta a Stella que ficou sabendo através de Vicente que Isabela voltará a competir e eles comemoram, cúmplices. Vicente diz a Isabela que acredita que ela vai progredir na natação e ela o convida para comer algo. Lorena pede a Yan que arranje uma pickup e a ajude num transporte.

Dorinha revela a Rodrigo Otávio que Verônica é louca por Tom. Rodrigo pergunta a Verônica se é verdade, mas ela nega, e diz que sua relação com Tom é apenas de pura amizade, e Rodrigo Otávio fica ainda mais apaixonado por Verônica.

Isabela se oferece para explicar a Vicente as matérias que ele tem mais dificuldade. Lorena diz a Valadares que fez um serviço perfeito e sem rastros e que Yan vai ajudá-la a se livrar do ‘pacote'. Clemente liga para Nina e se faz passar pelo segurança indicado por Laura.

Marcelo avisa a William e Rodolfo que conseguiu anular a venda do estaleiro depois que os peritos concluíram que as assinaturas eram falsas, por isso os franceses receberão o dinheiro de volta.

Milena descobre por seu advogado que suas contas foram bloqueadas e fica revoltada. William conta a Eliana que Marcelo conseguiu anular a venda do estaleiro e ela também conta uma novidade: conseguiu arrumar um emprego numa escola.

Clemente, disfarçado, é o novo segurança de Nina. Laura diz que é preciso investigar o incêndio do abrigo e descobrir o paradeiro de Nelma. Yan e Lorena despejam o baú num terreno baldio, com o corpo de Nelma escondido dentro dele. Yan está apenas ajudando, sem saber qual o verdadeiro conteúdo do baú.

Essas Mulheres

Fernando decide contar que ama Aurélia para Eduardo. Aurélia diz a sua mãe que ama Fernando. Adelaide vai até a casa de Eduardo e lhe conta sobre a traição de Fernando. Glória visita Ordália. Geraldo percebe que sua arma sumiu.

Teme que Eduardo faça alguma besteira. Adelaide desacata Aurélia. As duas se engalfinham. Artur consegue parar a briga. Geraldo e Mila vão atrás Eduardo. Bela critica Aurélia. Mila vai até a casa de Emília. Adelaide promete se vingar de Aurélia. Artur fica aflito. Geraldo e Bela procuram por Eduardo na casa de Artur.

Emília conversa com Ordália sobre Glória. Aurélia chega em casa machucada. Damiana fica preocupada. Lemos pede para Cunha fazer guarda na frente da casa do pai de Glória. Torquato examina Adelaide e ao mesmo tempo a admira.

Ordália busca Aninha em sua casa para ver Glória. Torquato e Emília falam de Glória para Rodrigo. Bela conta para seu pai sobre a briga entre Aurélia e Adelaide. Lemos fica contente. Rodrigo encontra Glória. Eduardo fica frente a frente com Fernando. Eduardo coloca a mão no casaco e puxa a arma.

A Terra Prometida

Desesperado, Acã chora preocupado com Melquias. Acsa finge gostar do convite feito por Otniel. Envergonhada, Tirda janta com a família de Haniel. Eleazar diz que o líder da tribo Manassés deve conquistar sua futura noiva. Calebe e Noemi pedem para Acsa não magoar Otniel.

Ioná diz que ajudará Aruna a se vestir para o casamento. Kadmo prende Grok na masmorra. O carcereiro se apavora ao ver Zuma no interior da cela. Raabe se emociona ao reencontrar Nobá. Ela leva o irmão para se esconder na estalagem.

Salmon e Melquias trocam de roupas com dois mendigos. Liora vai para o quarto com um cliente e estranha o barulho vindo de um baú. Ela encontra dois nobres de Hai presos e amordaçados. Os cananeus esbravejam e saem para chamar Tibar. Raabe corre e manda Nobá se esconder em outro lugar. O menino se esconde em um buraco na muralha de Jericó.

Aruna suspira ao lembrar de Josué. Eleazar diz que o líder hebreu deve encontrar um novo amor. Elói chega e diz que o vestido de Aruna foi destruído. Josué manda o criado comprar uma nova roupa para ela. Mara conta para Ioná que Elói comprou um vestido na tenda de Elias. Tirda se sente frustrada ao ouvir Haniel dizendo quais serão suas obrigações.

Nobá permanece escondido em um buraco na muralha. Milah se emociona ao saber que Raabe encontrou o irmão. Marek se enfurece ao ouvir Tibar dizendo que não encontrou os espiões hebreus. Disfarçados de mendigos, Salmon e Melquias vão até a casa de Raabe.

Jessica se arrepende por ter feito Salmon escolher entre ela e a missão. Tibar e outros oficiais seguem na busca aos hebreus. Elói vai até a tenda de Quemuel e entrega o vestido para Aruna. Com ódio, Samara se lamenta com Léia. A vilã diz que será a mais bela da festa. Aruna procura Josué. Orias esbraveja ao descobrir que os homens em sua casa são os espiões hebreus.

Todos se apavoram ao ouvir Tibar bater na porta. Aruna agradece o presente. Elói elogia a moça. Raabe esconde Salmon e Melquias no terraço de sua casa. Tibar e os soldados revistam a casa de Orias. Kadmo manda alguns oficias procurarem os espiões pela cidade. Tibar decide procurar no terraço. Os mendigos vestidos de nobres são detidos. Salmon e Melquias se apavoram ao notar a aproximação de Tibar.

Jesus

Mirian se emociona no casamento do filho Youssef. Livona aceita se deitar com Caifás. Gabriela pede para Pedro não brigar mais com Cornélius e eles discutem. Arimatéia avisa que Deborah só poderá sair de casa acompanhada de Tiago Justo. Herodíade oferece uma joia para Caius dar uma lição em João Batista. Judá, José Filho e Simas, irmão de Jesus, sentem ciúmes Dele.

Natanael conhece Jesus. Salomé estranha ao ver Herodíade com Caius. Arimatéia dá conselhos para Tiago Justo conquistar Deborah. Joana se arrepende por ter comido carne de lebre na cozinha de Almáquio. Simão Zelote pede para Barrabás não se envolver com Dimas e Gestas. Pilatos pede para lutar com Petronius. Chuza não permite que Joana vá até João Batista.

Pilatos pede para ser treinado por Petronius. Pedro fica furioso com a escassez de peixes. Petronius se distrai e é golpeado por Pilatos. Caius chantageia Longinus e pede ajuda para dar uma lição em João Batista. Pilatos ressalta a coragem de Petronius.

Eliseba reclama da atenção que Maria dá a Jesus, mas Yoná desconversa. Jesus percebe a presença do Satanás próximo a Tomé. Deborah convence Tiago Justo a ir pelo caminho que ela deseja. Pilatos diz que a companhia de Petronius é melhor que a de Chuza.

Caius conversa com Longinus e avisa que o serviço será feito hoje. Os convidados se divertem na festa de casamento de Youssef. Jesus conversa em um canto, mais sossegado, com André, Filipe e Natanael. Liba chama a atenção de Tomé e diz que ele está bebendo demais.

Natanael descobre que Yoná é a única irmã de Jesus que O apoia e se arrepende de não ter dado atenção a ela. Pedro chega em casa machucado e Gabriela o chama de teimoso. Deborah engana Tiago Justo e vai ao encontro de Caius. Pilatos descobre que Antipas está fugindo para Jerusalém.

Tiago Justo deixa Deborah em casa. Livona se encontra com Adela, sua irmã. Ela fala da proposta feita por Caifás e Judite. Joana procura um animal para fazer um sacrifício. Herodíade diz que é a única em quem Salomé pode confiar.

Joana fica indecisa ao ter que entregar uma pomba ao sacrifício. Tomé bebe muito e cai próximo a Jesus, que lhe estende as mãos. João Batista é surpreendido com a chegada de Caius, Longinus e outros soldados romanos.