Cena de sexo gay em ‘Liberdade, Liberdade’ deve ser exibida nesta terça

Reveja cenas de beijos que já foram ao ar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Reveja cenas de beijos que já foram ao ar

 

Qualquer tipo de referência homossexual nas telenovelas sempre foram um tabu na telenovela brasileira. Não é a toa que as primeiras representações deste grupo remetiam à marginalidade, como na primeira versão de ‘O Rebu’. Todavia, as coisas começaram a mudar e já tivemos até algumas cenas de beijos entre personagens gays e lésbicas.

Todavia, nesta terça, a expectativa é que se dê um passo mais largo. Em ‘Liberdade, liberdade’, telenovela das 23h da tevê Globo, os personagens André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) deverão protagonizar a primeira cena de sexo gay numa narrativa ficcional para tevê, conforme anunciou a emissora há cerca de um mês.

Cena de sexo gay em 'Liberdade, Liberdade' deve ser exibida nesta terçaA trama se passa no início do Século XIX, quando o Brasil ainda era uma colônia portuguesa e o Rio de Janeiro tinha recém tornado-se sede do reino português. Os personagens em questão, desde o início, desenvolvem uma relação de companheirismo, ora carinhosa, ora brutal, conforme era de se esperar para a época, devido à gravidade que a homossexualidade representava no período.

Mas, depois de receber carta branca da emissora, o autor de ‘Liberdade, liberdade’, Mario Teixeira, resolveu seguir por esse caminho. “Dois homens reprimidos por uma moral conservadora, que terão que conviver com sentimentos conflitantes dentro de si. Mas, o amor não conhece gênero. É maior do que a realidade em que eles vivem. E o desejo muitas vezes é incontrolável”, declarou Teixeira.

De acordo com a emissora, a cena esperada – cheias de sutilezas e com o extremo refinamento do diretor artístico Vinícius Coimbra – foram gravadas na terça-feira (28 de junho) e emocionaram todos os que estavam presentes no estúdio.

Para o autor, trazer a história de duas pessoas que têm sentimentos, mas não podem vivê-los devido às proibições da época, é mostrar o quanto o amor é importante e desafiador. “São dois homens solitários, que vivem seus próprios – e diferentes – conflitos. Com o tempo, a atração começa a existir, mas os dois resistem muito a ceder ao que sentem um pelo outro, pois nesse período esse tipo de relação era chamada sodomia, crime passível de morte. Até que o amor entre eles fala mais alto”, conclui o autor.

A cena deverá ir ao ar nesta terça-feira, a partir das 22h56.

Beijos Gays na Tevê

Bem antes do episódio de hoje de ‘Liberdade, liberdade’, a teledramaturgia brasileira já havia apresentado aos telespectadores cenas de beijos entre personagens homossexuais. Mas, se você está lembrando de ‘Felix e Nico’, em Amor à Vida, saiba que sequência semelhante já acontecera bem antes. O MidiaMAIS trouxe todas elas. Reveja!

1. ‘Mãe de Santo’, Rede Manchete (1990)

 

 

Exibida no ano de 1990, a minissérie trouxe o primeiríssimo beijo gay da teledramaturgia brasileira. Para os padrões da época, a penumbra foi um recurso utilizado para suavizar a sequência, que é claramente muito bonita e delicada.

 

2. ‘Amor e Revolução’, do SBT (2011)

 

 

A emissora do Baú não poupou esforços ao mostrar o beijaço entre as personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre). Uma segunda cena estava prevista no roteiro, mas foi vetada.

 

3. ‘Viver a Vida’, Rede Globo (2013)

 

 

Uma das cenas mais esperadas de todos os tempos – devido aos índices de audiência da rede Globo serem bem maiores neste segmento que no SBT e do fato de serem personagens homens a se beijarem – Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) – agradou e chocou milhões de brasileiros, entrando para a história.

 

4. ‘Em Família’, Rede Globo (2014)

 

 

Já na sequência do sucesso do beijo gay de Solano e Fragoso, a emissora do plim-plim investiu no beijo lésbico entre as personagens Clara (Giovana Antonelli) e Marina (Tainá Muller).

 

 

Sim, neste caso foram dois beijos exibidos… Um no pedido de casamento e outro na celebração em si.

 

5. ‘Babilônia’, Rede Globo (2015)

 

 

Já nos primeiros capítulos as personagens Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) mostram quem não existe idade para demonstrar o amor. Mas, esta foi a única cena exibida, já que a emissora vetou novas sequências.

Conteúdos relacionados