Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, os episódios foram disponibilizados em vários sites de torrent

A poucas horas da estreia da quinta temporada de “Game of Thrones”, que acontece neste domingo (12), os quatro primeiros episódios da esperada nova parte da série vazaram. Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, os episódios foram disponibilizados em vários sites de torrent – método que permite o download de arquivos.

De acordo com a revista “Variety”, a legitimidade dos episódios foi confirmada pela empresa Excipio, uma consultoria especializada em pirataria que também informou que, até o momento, 550 mil pessoas baixaram os episódios vazados.

Em vários comentários feitos em sites de torrent e nas redes sociais, usuários comemoraram o vazamento dos episódios e confirmaram que os arquivos estavam funcionando. Outros, porém, lamentaram o fato de que vários spoilers serão divulgados.

Segundo o site Mashable, os quatro episódios parecem ter vindo de cópias disponibilizadas para a imprensa. Eles têm a marca d’água borrada e estão em uma qualidade de 480p, o equivalente ao padrão médio da TV. Geralmente, porém, a HBO exibe a série em uma qualidade maior, de 720p ou 1080p. 

O vazamento acontece apenas uma semana após o produtor encarregado da pós-produção de “Game of Thrones”, Greg Spence ter falado sobre a probabilidade de os episódios da série serem divulgados ilegalmente na internet. Em entrevista ao jornal “Denver Post”, ele afirmou: “O elenco está passeando pelo mundo, enviando arquivos para lá e para cá. Há artistas trabalhando em efeitos especiais no mundo inteiro. Os arquivos estão com marca d’água, e os editores têm de confirmar por escrito que os deletaram”.

No último sábado, o site da revista “Times” informou que  a série da HBO é a mais pirateada do mundo e que o Brasil é o campeão mundial da pirataria de “Game of Thrones”, com 1 milhão de downloads no período entre 5 de fevereiro e 6 de abril deste ano.

A quinta temporada da série já havia sofrido com o vazamento de seu trailer, filmado por espectadores que foram aos cinemas para assistir aos episódios da quarta temporada.

A HBO ainda não se pronunciou sobre o caso.