Nesta quinta-feira (1º), expressou seu desejo de ser pai novamente, mas, como o não está em um relacionamento, ele cogita a possibilidade de usar uma barriga solidária para realizar esse sonho, sem ter que esperar engatar um novo romance.

Em suas redes sociais, Whindersson perguntou aos internautas sobre as regras brasileiras sobre o método para pais solos.

“Barriga solidária para pai solo é permitido no Brasil? Eu queria que meu filho(a) fosse brasileiro(a)”, contou ele em uma publicação.

Tweet de Whindersson Nunes — Foto: Reprodução / Instagram

O desejo, no entanto, causou contradições na web. É que nas respostas da publicação, uma internauta afirmou que existem várias crianças precisando ser adotadas no país. Whindersson logo se defendeu. “E o que tem a ver com a minha experiência de perder um filho, e querer gerar da mesma forma?”.

Já outros seguidores apoiaram a ideia do humorista. Mesmo que você tenha um filho com uma estrangeira e ela nasça fora do Brasil, ainda assim essa poderá ser brasileira nata se você fizer o registro em uma repartição brasileira competente”, esclareceu uma internauta. “É permitido, sim, mas não mediante pagamento”, disse outra.

É permitido?

O útero de substituição, nome técnico para ‘barriga solidária', é um método em que o útero é ‘cedido' temporariamente para a gestação de um bebê. O processo é escolhido por mais e mães solos, casais com infertilidade, casais homoafetivos, entre outros. Para isso, é necessário fazer a fertilização in vitro (FIV), técnica de reprodução assistida.

Vale lembrar que a aqui no Brasil, a barriga de aluguel não é permitida, ou seja, nos casos de barriga solidária, não há interesse financeiro envolvido. O Conselho Regional de Medicina (CRM) detalha, na resolução 2.320/2022, as regras para a barriga solidária no Brasil.