O príncipe herdeiro do trono jordaniano Hussein bin Abdullah II, de 28 anos, casou nesta quinta-feira (01), com a saudita Rajwa Al-Saif, que por decreto real será agora conhecida como princesa Rajwa Al-Hussein. A cerimônia islâmica aconteceu nove meses após o anúncio do noivado, no palácio Zahran, em Amã, mesmo lugar em que os pais do príncipe, o rei Abdullah II e a rainha Rania, se casaram em 1993.

O casamento luxuoso contou com a presença de 140 convidados, incluindo alguns membros da família real hachemita, o presidente dos EUA, Joe Biden e a primeira-dama dos EUA, Jill Biden. Também estiveram presentes membros da realeza de todo o mundo, incluindo o príncipe do e a princesa de Gales, William e Kate Middleton, o rei Juan Carlos I e a rainha Sofia da Espanha.

Sobre a cerimônia

A celebração começou com a chegada do rei e da rainha durante a apresentação da Musical das Forças Armadas da Jordânia. O príncipe entrou logo depois encontrando seus pais no mirante, no jardim do palácio. Já Rajwa chegou com seus irmãos que acompanharam a noiva até o jardim, onde a cerimônia do casamento, conhecida como “katb ktab”, aconteceu.

A cerimônia foi presidida pelo Dr. Ahmed Al Khalaileh, Imam do Tribunal Real Hachemita, onde o príncipe herdeiro Hussein e Rajwa assinaram um contrato de casamento com duas testemunhas. Após oficializarem a união, algumas mulheres realizaram a zaghrata, som reproduzido com a língua, tradicionalmente usado para expressar felicidade nas celebrações jordanianas e árabes.

Além disso, respeitando a tradição, toda a decoração da recepção trouxe artesanato e paisagem jordaniana, incluindo tapetes e assentos feitos à mão. Cinco grandes arcos de malha inspirados na arquitetura do palácio foram construídos e decorados com flores sazonais.

Rajwa usou um vestido branco de manga comprida com decote assimétrico, corpete drapeado e uma tiara de diamantes. Além das referências à herança saudita de Al-Saif, o vestido também apresentava referências à cultura jordaniana.

Ainda nesta quinta-feira (01) haverá uma recepção noturna que será destacada por apresentações da orquestra nacional, bandas jordanianas, tropas de dança e uma apresentação de um grupo circassiano. As celebrações serão finalizadas no momento em que Rajwa e Hussein cortarão seu bolo de casamento enquanto fogos de artifício incendiarão o céu.

Quem é Rajwa?

Rajwa, nasceu na Arábia Saudita e é a caçula de quatro filhos. Ela foi para a faculdade nos e lá se formou em arquitetura pela Syracuse University, em Nova York. Além disso a princesa tem um título profissional em comunicação visual pelo Fashion Institute of Design and Merchandising de Los Angeles.