Ícone da bossa nova, cantora Astrud Gilberto morre aos 83 anos

Um dos maiores nomes da bossa nova, a cantora e compositora Astrud Gilberto faleceu nesta segunda-feira (05). A artista deu a voz na versão em inglês de 'Garota de Ipanema'.
| 06/06/2023
- 16:10
Ícone da bossa nova, cantora Astrud Gilberto morre aos 83 anos

Responsável pela versão em inglês da música brasileira "Garota de Ipanema", Astrud Gilberto foi uma das responsáveis pela internacionalização da bossa nova. A cantora morreu na segunda-feira (05), aos 83 anos.

A notícia foi compartilhada por sua neta, Sofia Gilberto, de 7 anos. "Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto", declarou.

Astrud Gilberto nasceu em Salvador e mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família em 1947. Em maio de 1960, a cantora fez sua primeira apresentação no show Noite do Amor, do Sorriso e da Flor, no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ.

 

Em 1963, Astrud e seu marido mudaram-se para os Estados Unidos e no mesmo ano participou do álbum Getz/Gilberto juntamente com o saxofonista Stan Getz, com arranjos de Tom Jobim.

A cantora ganhou o Grammy de Música do Ano, em 1965 se tornando "A primeira mulher a ganhar o prêmio", por "Garota de Ipanema" (com Stan Getz). A cantora baiana também recebeu o prêmio Latin Jazz USA pelo conjunto de sua obra em 1992 e foi incluída no International Latin Music Hall of Fame em 2002.

Veja também

Ana Hickmann e Alexandre Correa se tornaram manchete desde o último dia 11 de novembro, quando a apresentadora registrou um boletim de ocorrência e acusou o marido de tê-la agredido

Últimas notícias