Uma das primeiras atrizes negras da televisão brasileira, morreu nesta terça-feira (15) a atriz Léa Garcia, aos 90 anos. Ela estava em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde receberia um troféu em sua homenagem esta noite.

A morte de Léa Garcia foi comunicada por seus familiares no , logo pela manhã. “É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado, no Festival de Cinema de Gramado, da nossa amada Léa Garcia”, diz a publicação.

Ainda segundo a família, Léa sofreu um agudo do miocárdio.

Léa seria homenageada na noite desta terça (15) no festival de cinema. Ela receberia o Troféu Oscarito, mais tradicional homenagem do Festival de Cinema de Gramado, com Laura Cardoso. Para tanto, a atriz estava em Gramado desde sábado, segundo o UOL.

Carioca da gema, Léa Garcia ficou conhecida nacionalmente após interpretar a vilã Rosa na primeira versão de “Escrava Isaura”, em 1976. Desde então, fez quase 70 filmes e em sua carreira, além de 20 peças. Seu último papel na TV foi Dona Antônia na terceira temporada de Mister Brau, em 2017.