Pular para o conteúdo
Famosos

Violinista e compositor flamenco, Manolo Sanlúcar morre aos 78 anos

Sanlúcar vai decretar três dias de luto oficial a partir de domingo, em que as bandeiras serão hasteadas a meio mastro em todos os edifícios oficiais
Evelin Cáceres -
Manolo Sanlúcar morreu em um hospital da Espanha onde estava internado (Reprodução)

O violonista e compositor flamenco Manuel Muñoz Alcón, artisticamente conhecido como Manolo Sanlúcar, morreu neste sábado (27), aos 78 anos, anunciou a prefeitura andaluza de Sanlúcar de Barrameda (sul da Espanha), de onde era originário.

Sanlúcar, mestre do violão e prolífico compositor, dividiu o palco com outros virtuosos como Paco de Lucía, Tomatito, Carmen Linares e Enrique Morente.

Ao longo de sua carreira, que conta com mais de duas dezenas de álbuns, recebeu inúmeros prêmios, como a Medalha de Ouro de Mérito em Belas Artes (do Ministério da e Esportes) em 2015 e o Prêmio Internacional de Flamenco (da Escola Andaluza de Flamenco) em 2021.

“O flamenco é como uma religião da qual me sinto um monge”, disse o guitarrista à AFP depois de ser premiado pela Associação Espanhola de Críticos de Arte Flamenca em 1998.

No sábado, ele morreu em um em Jerez de la Frontera (Cádiz, sul da Espanha), onde estava internado, informou a cadeia SER.

Defensor apaixonado do flamenco e da cultura andaluza, o artista era o filho predileto de Sanlúcar de Barrameda e da província de Cádiz.

“Sempre lutei levando a palavra do meu povo, de tal forma que sou um homem que abriu mão do sobrenome para tomar Sanlúcar”, disse em maio passado na inauguração do Auditório que leva seu nome naquela cidade.

Manolo Sanlúcar apareceu no “Flamenco Flamenco” (2010), de Carlos Saura, que também contou com Estrella Morente, Eva la Yerbabuena, Paco de Lucía, Farruquito, José Mercé e Arcángel.

“Temos que lembrar daquele homem que defendeu a cultura andaluza, o flamenco e o violão para colocar sua terra em todos os palcos, mostrando que seu amor por Sanlúcar de Barrameda era infinito”, disse o prefeito da cidade.

Sanlúcar vai decretar três dias de luto oficial a partir de domingo, em que as bandeiras serão hasteadas a meio mastro em todos os edifícios oficiais, disse o comunicado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TCE-MS oficializa reintegração imediata e libera gabinete para retorno de Waldir Neves

A proposta de Aécio Neves

inss

Nova fase de operação da PF mira operador financeiro no INSS

Fatores que influenciam a inércia na tomada de decisão do investidor e o papel do planejador financeiro.

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

MPF pede bloqueio das redes sociais do governador do Pará, Helder Barbalho

Últimas Notícias

Cotidiano

Divulgado resultado final de edital de fomento da Fundect a projetos na área de humanidades

Ao todo, 48 projetos foram aprovados, totalizando um investimento de R$ 2.103.000,00 para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação nas diversas áreas das Humanidades

Transparência

Abastecimento da frota irá custar R$ 3,67 milhões em Figueirão

Empresa Save Revendedor Retalhista LTDA ficará responsável pelo fornecimento de óleo diesel tipo S10

Mundo

China suspende medida de Lista de Entidades Não Confiáveis para 17 empresas dos EUA

Medida será válida por 90 dias, como parte da implementação do acordo alcançado entre as duas superpotências globais na Suíça

Famosos

Virgínia sofre consequência nas redes sociais após CPI das Bets: ‘só o começo’

Ela é investigada por divulgar casas de apostas e lucrar com prejuízos de seus seguidores.