Durante entrevista à BBC no domingo (17), a atriz Emilia Clarke revelou que foi vítima de dois aneurismas entre 2011 e 2013. Ela declarou que parte do seu cérebro “não existe mais”, no entanto ainda consegue fazer o seu trabalho.

“Foi apenas a dor mais excruciante, vômitos enormes, tentando recuperar a consciência. Fiquei dizendo falas minhas da série () na cabeça. Se você está vomitando e tem dor de cabeça, isso não é bom para o seu cérebro. Eu tinha 22 anos, mas foi útil ter of Thrones para me varrer e me dar esse propósito”, contou.

Recuperada atualmente, a atriz deu detalhes de como os aneurismas afetaram a sua vida.

“Tem uma quantidade de meu cérebro que não é mais utilizável, e é notável que eu seja capaz de falar, às vezes de forma articulada, e viver minha vida completamente normal, sem absolutamente nenhuma repercussão. Estou na minoria muito, muito, muito pequena de pessoas que podem sobreviver a isso”, disse.

A atriz também afirmou ter ficado impressionada com o quão extraordinário é o corpo humano após ver os resultados dos exames. “Realmente falta um pouco (do cérebro), o que sempre me faz rir! Porque em casos de derrames, basicamente, assim que qualquer parte do seu cérebro não recebe sangue por um segundo, ele desaparece. Isso meio que mostra o quão pouco de nossos cérebros realmente usamos”, acrescentou. 

Em 2019, Emilia fundou a instituição de caridade “SameYou” para pessoas que sofreram lesões cerebrais. Em 2020, recebeu o prêmio “Public Leadership in Neyrology da American Brain Foundation” por seus esforços na conscientização sobre neurorreabilitação.