Estúdios de todo o mundo já estão definindo protocolos de segurança como prevenção contra a do . Têm sido visto muitas regras rígidas de higienização, testes constantes e distanciamento social. No Brasil, a Rede Globo vai na mesma direção e seguirá várias recomendações

Segundo a colunista Carla Bittencourt, da Telinha, tais medidas são semelhantes ao que é pregado fora do país. A novidade vai mudar a forma como algumas cenas são gravadas.

A recomendação na volta das globais é evitar ao máximo cenas fora dos estúdios. A presença de figurantes é algo descartado. No Reino Unido, a comissão britânica de produção de filmes também fala de restrições de gravações em determinadas áreas públicas.

Em situações em que sejam realmente essenciais, a área precisará ficar em quarentena por 72 horas, quando não for possível fazer uma higienização adequada.

E mais: nada de chegar aos sets de gravação e fazer uma “boquinha” com grandes comidas expostas. Na Inglaterra, essa regalia foi cortada. A ideia é que os atores tragam as marmitas de casa, ou, caso peçam comida, que seja feito em porções individuais.

Há até a recomendação de que um funcionário específico apenas fique responsável por pegar as entregas, para evitar aumento de contato.

Na Austrália, em documento disponibilizado no site do governo, há regras proibindo o compartilhamento de garrafas e objetos do tipo. A ideia é até disponibilizar bebedouros em que não é preciso encostar as mãos. Há ainda a ideia de fazer setores comerem separadamente para evitarem aglomerações.

Na Globo, a orientação é semelhante. Todos os colaboradores, incluindo os artistas, terão que levar sua própria marmita ou comer na praça de alimentação disponível por lá. As estações de café/chá e bebidas compartilhadas também está proibido.

Os estúdios de Hollywood vão priorizar a entrega de roteiros digitalizados. Nada mais de papel circulando, afinal, isso aumenta o contágio. A Globo já tinha interesse em seguir medida semelhante, antes mesmo da pandemia. O objetivo inicial era evitar os spoilers vazados das novelas.

A orientação tanto no Brasil, quanto fora, é que os atores, quando possível, apareçam já prontos para as cenas. Com cabelos e maquiagem feitos fora dos estúdios, sem o auxílio de novos profissionais. Na Globo, o objetivo que os atores façam menos trocas possíveis de figurino.

É preferível aparecer em diferentes cenas com o mesmo look. Nas produções australianas, o objetivo é ter apenas uma área para a troca de roupas. Da transição do figurino do depósito até chegar os atores, a ideia é que as roupas sejam levadas individualmente, evitando várias araras e muito contato.