A atriz Laura Neiva foi diagnosticada com epilepsia aos 19 anos. Mas foi só no ano passado, em setembro, que a atriz falou pela primeira vez sobre a doença, que segundo ela, ainda carrega um grande estigma. A revista Quem, a atriz falou sobre a doença e também sobre a maternidade com a filha Maria, fruto do relacionamento com o também Chay Suede.

“Percebi que as pessoas têm dúvida sobre essa doença e que falta informação. Eu tenho acesso a médicos e isso me dá conhecimento e informação. Posso me tratar e falar sobre a doença, mas acho muito triste que as pessoas não conheçam de fato, não saibam o que fazer se, por acaso, entrarem em contato com alguém tendo uma crise, não sabem identificar qual a diferença entre ter uma convulsão e ser epilético. São coisas diferentes”, explica ela.

A epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro que são recorrentes e geram as crises epilépticas.

“A quantidade de epiléticos é muito maior do que eu imaginava. A questão das mulheres acharem que não podem ter filhos por causa da epilepsia, é uma pena. A falta de informação sobre a doença mostra que precisamos falar mais sobre isso. De alguma forma, essa doença é um tabu. Desde sempre foi um tabu por causa das convulsões. As pessoas têm medo”, diz ela.

No ano passado, Laura deu à luz, Maria, atualmente com 10 meses, do casamento com o ator Chay Suede. De acordo com a atriz de 27 anos, a maternidade mudou sua visão de mundo. “Muda tudo. O jeito de enxergar o mundo e como apresentá-lo a Maria”, ressaltou ela, que sempre teve o sonho de ser mãe.