O palácio real tailandês anunciou na noite desta quarta-feira (1º) que o rei Maha Vajiralongkorn, de 66 anos, se casou com a ex-vice-chefe de sua escolta e deu a ela o título de rainha da . O casamento é o 4º do líder tailandês.

O romance de Vajiralongkorn, que se divorciou outras três vezes, e da agora rainha Suthida era rumor entre os tailandeses há muito tempo. Os dois eram vistos lado a lado com frequência, mas o relacionamento amoroso nunca havia sido confirmado.

O tailandês se tornou monarca constitucional do país depois da morte em 2016 de seu pai, Bhumibol Adulyadej, que governou o país durante 70 anos.

O rei Vajiralongkorn “decidiu promover a general Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya, como sua consorte real, para se tornar a rainha Suthida, e ela vai possuir o título e status real como parte da família real”, diz o comunicado do palácio.

O anúncio, que pegou o país de surpresa, antecede as grandes cerimônias de coroação, marcadas para o próximo sábado (4), quando o reinado de Vajiralongkorn será consagrado.

Ex-comissária de bordo da Thai Airways, Suthida foi alçada ao generalato em dezembro de 2016. Imagens do casamento do novo rei com a rainha, cercados pela realeza e por assessores, foram exibidas pela mídia tailandesa na noite de quarta-feira (1º).