Falta bem pouco para as escolas de samba saírem pelas ruas de levando muito samba e diversão para os foliões, mas, para quem quer se precipitar nas celebrações, já pode separar um espaço na agenda porque nesta quinta e sexta-feira (8 e 9) tem desfile de blocos no de rua da Capital.

Confira o cronograma completo.

Quinta-feira (8)

Bloco Evoé Baco

Nesta quinta, quem domina as ruas da cidade é o Bloco Evoé Baco, criado em 2011. A primeira vez que o grupo saiu em formato de bloco foi em 2012, a partir do Seminário Arena Aberta, que o Teatro Imaginário Maracangalha organiza cada vez que faz um evento de rua, que na época era o Sarobá.

“O cortejo é uma linha de pesquisa que o grupo executa há 18 anos. O carnaval é um cortejo, e dentro dessa pesquisa de carnaval nós fizemos o Evoé Baco, homenageando Baco, o deus do carnaval e o grito de Evoé que os antigos gregos e romanos gritavam nas festas quando ocupavam os espaços das cidades em festejos públicos”, explica Fernando Cruz, ator e diretor de teatro e coordenador do bloco.

Este ano o bloco vai homenagear os carnavais da 14 de Julho. “Segundo pesquisas históricas, o carnaval de rua de Campo Grande nasce na 14 de Julho. A partir de 1912, 1913 começam a se realizar corsos com aqueles carros decorados, festivos que saíam em desfiles pela rua. Aí depois os blocos começam a surgir e desfilam na 14 e na década de 1970 é legitimado nesse espaço com as escolas de samba até o carnaval ser retirado do centro. Nós estamos celebrando a memória da cidade, os carnavais da 14 de Julho”, pontua.

  • Concentração: Rua Antônio Maria Coelho, 1189
  • Cortejo: sai às 20h até a Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 1.500.

Sexta-feira (9)

Bloco Reggae

O Bloco Reggae, que vai às ruas na sexta, é o segundo bloco de rua criado em Campo Grande, e surgiu logo após o Cordão Valu, em 2011, no formato de Bloco Sujo de Carnaval.

“Homens se vestiam de mulher e mulher de homem para curtir ao som dos sambas enredos, marchinhas, maracatu e um pouco de reggae, com cortejo, atrás do carro de som, ao som das marchinhas de carnaval. Em 2018, com a explosão de blocos de rua e com o desuso da fantasia de travesti, ‘Travesti não é fantasia de Carnaval', resolvemos mudar definitivamente para Bloco Reggae e assumir as cores do reggae, verde, amarelo, vermelho e preto que simbolizam a união de todas as raças”, diz Diego Manciba, o coordenador do bloco.

O tema para esse ano é ‘Máximo Respeito', um termo muito usado na cultura reggae, que simboliza o respeito na sua maior expressão entre todos os seres humanos. “Dentro desse tema existem tópicos da campanha: ‘Não é não; Beba com Moderação e Conscientização sobre Álcool e Direção; Cada um Cuida do Seu Lixo; Respeito à Diversidade; Solidariedade em Ação; Preservação do Patrimônio Histórico'. No dia, o Instituto Causadores da Alegria estará arrecadando usadas, agasalhos”, conclui.

  • Local: Monumento Maria Fumaça, na Orla Ferroviária
  • Horário: das 15h às 23h

Bloco Só Love

Estreando no circuito oficial de Campo Grade, o Bloco Só Love surgiu a partir do desejo de seu fundador, Guilherme dos Santos Ramos, de contribuir para o fortalecimento do carnaval de Campo Grande.

“Sou de Campo Grande, mas morei no por alguns anos e desde que retornei, quis contribuir para o fortalecimento do carnaval de Campo Grande. Queria um bloco que tivesse exatamente o que me faz ser apaixonado por essa data, celebrando as músicas que cresci ouvindo nas matinês e blocos que minha mãe me levava”, conta.

“Esse ano vamos explorar a brasilidade como tema, com direito a roda de samba e muita música que o brasileiro gosta. Vai animar a o Grupo Samba do Caramelo, além de mais dois DJs”.

  • Endereço: Rua General Melo
  • Horário: das 18h às 23h

Bloco Farofolia

O Bloco Farofolia inaugura a folia carnavalesca na Esplanada Ferroviária nesta sexta. Mais de 15 atrações culturais se apresentam este ano e, como não poderia deixar de ser, o foco da programação é a diversidade.

Neste ano o Farofolia nomeia a rua Dr. Temistócles como “Travessa Bandeira” para transformar a região da Esplanada em um ponto de acolhimento focado na saúde e bem-estar dos foliões LGBTs. Para marcar esse batismo, a localização estará totalmente decorada para o Carnaval, com tecidos coloridos decorando até mesmo os postes da região.

Local: Esplanada Ferroviária
Horário: das 17h às 23h