Manteiga é um daqueles ingredientes controversos nas cozinhas dos brasileiros. Isso porque o produto é mais caro que a margarina tradicional e é justamente o preço o principal dificultador da presença desse ingrediente nos lares.

Por conta dos valores, os consumidores acabam optando por comprar margarina que, além de ser bem mais em conta, também costuma ser comercializada em maior quantidade.

Mas, esta receita põe fim ao problema para quem ama manteiga e acaba não comprando muito por causa do preço. Usando apenas um ingrediente é possível fazer manteiga em casa. Como mágica.

Confira a receita e aprenda a fazer.

Ingredientes:

  • 500ml de creme de leite fresco
  • Sal a gosto (opcional)

Modo de preparo:

  • Coloque o creme de leite em um liquidificador ou processador e deixe bater bem até virar uma massa bem pastosa com a textura de manteiga.
  • Se usar o liquidificador, lembre-se de desligá-lo algumas vezes e agitar ou raspar com uma colher para que o creme de leite fique bem batido.
  • Depois que ficar bem consistente, a pasta vai se formar em meio ao soro do leite. Retire a massa do liquidificador ou processador e passe em um coador para separar o soro: o que ficar é a manteiga.
  • Tempere com sal, ervas e o que preferir. Por fim, conserve a manteiga caseira num pote bem fechado por até 10 dias.

Participe do Clube de Receitas

Se esta receita não for exatamente o que você estava procurando, ou caso você queira ver outras opções de pratos, participe do nosso Clube de Receitas no Facebook. Lá você vai encontrar outras delícias da culinária brasileira e regional. Você também pode compartilhar receitas de família e segredos de preparo.

Acompanhe nossas atualizações no Instagram e Tiktok.