Uma das épocas mais aguardadas pelos brasileiros chegou! É ela, a festa junina. Com suas comidas típicas, caracterização e confraternização com a família e amigos, como não gostar? E entre as bebidas indispensáveis para uma boa festança, está ele, o quentão.

Mas vamos à pergunta: afinal, quentão é feito de vinho ou de cachaça? Dependendo a região do Brasil que essa pergunta for feita, a resposta será vinho ou cachaça mesmo, isso porque a receita recebeu várias adaptações ao longo dos anos e não há unanimidade na resposta popular.

No Sul, por exemplo, graças a influência europeia, existe uma bebida quente feita com vinho e especiarias, muito parecida com a sangria, que muitas pessoas chamam de quentão. Inclusive já compartilhamos uma receita deliciosa dele e você pode conferir clicando aqui.

Mas vamos entender um pouco mais sobre essa bebida. O quentão tem origem nos estados de Minas Gerais e , influência de países europeus, e no início não havia ligação alguma com as celebrações juninas, era apenas uma bebida forte que as pessoas bebiam para se aquecer durante o inverno. Como ela tinha a função de espantar o frio nos meses mais gelados, daí o nome. Então, com o passar dos anos, ela foi sendo incluída nas festas que celebram os santos até se tornar indispensável nas comemorações, que acontecem na época mais gelada do país.

No entanto, no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, a resposta para quentão é: “Bebida feita com cachaça fervida com gengibre, canela, cravo e açúcar, servida quente”, ou seja, apesar das inúmeras versões das receitas, sim, o quentão é feito com cachaça.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa bebida, confira uma receita deliciosa para aproveitar suas festas.

Quentão

Ingredientes

  • 1 garrafa de cachaça (600 ml)
  • 600 ml de água
  • 500 g de açúcar
  • Cascas de 2 laranjas
  • Casca de 1 limão
  • 50 g de gengibre em pedacinhos
  • Cravo-da-índia a gosto
  • Canela em pau a gosto
  • 1 maçã cortada em pedacinhos

Modo de Preparo

Coloque em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja, as cascas de limão, o gengibre, o cravo e a canela.

Quando o açúcar estiver derretendo, coloque a cachaça, a água e deixe cozinhar por 20 a 25 minutos em fogo médio.

Depois, basta filtrar a bebida e acrescentar a maçã picadinha. Quando for servir, o ideal é manter a panela no fogo, para que a bebida permaneça quente.

Participe do Clube de Receitas

Se esta receita não for exatamente o que você estava procurando, ou caso você queira ver outras opções de pratos, participe do nosso Clube de Receitas no Facebook. Lá você vai encontrar outras delícias da culinária brasileira e regional. Você também pode compartilhar receitas de família e segredos de preparo.

Acompanhe nossas atualizações no Instagram e Tiktok