O pudim, sobremesa dentre as mais amadas pelos brasileiros, também tem adoradores no Japão. No país asiático, no entanto, é chamado de purin e dispensa o banho-maria no preparo e o leite condensado na receita.

Ovo, leite e açúcar são os únicos ingredientes necessários. O preparo é diferente do pudim brasileiro. A consistência com que o prato fica depois de pronto também não é igual, porém, o resultado é igualmente delicioso.

Alguns japoneses usam essências saborizadas para dar mais personalidade ao doce, o que é opcional.

Confira a receita clássica:

Ingredientes

Caramelo
4 colheres (sopa) de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de água quente
1 colher (sopa) de água em temperatura ambiente

Pudim
2 ovos
1 xícara (chá) leite de integral ou semidesnatado
5 colheres (sopa) de açúcar cristal

Modo de preparo

Comece pelo caramelo

Em uma panela, aqueça em fogo médio o açúcar e a água que está temperatura ambiente. Deixe caramelizar e vá movimentando a panela segurando-a pelo cabo ou alça. Acrescente a água quente.

Distribua o caramelo entre pequenas formas

Divida o caramelo em pequenas porções, despejando uma quantidade pequena entre formas arredondadas de alumínio.

Prepare o pudim

Em outra panela e também em fogo médio, dissolva o açúcar no leite, misturando até dissolver totalmente o açúcar. Reserve. Bata os ovos com delicadeza e acrescente o leite açucarado. Misture para obter um creme consistente. Coloque o creme de volta à panela e coe com uma peneira fina.

Preenchendo as formas

Com uma concha, despeje o creme nas formas. Após, cubra cada uma com papel-alumínio. Coloque todas dentro de uma outra forma retangular e maior. Leve ao forno por 30 a 45 minutos, a 200ºC.

Esfriar e gelar

Espere o pudim esfriar e, então deixe na geladeira por aproximadamente 1 hora.

Desenformar e servir

Retire o papel alumínio e desenforme, virando o conteúdo de cada forma em um recipiente onde a sobremesa possa ser servida gelada.

Com Culinária no Mundo