Uma receita fácil de ser feita em casa, a broa de milho faz parte dos cafés da manhã e da tarde dos brasileiros. A Broa é um tipo de pão de milho e trigo feito tradicionalmente em , na Galiza e no Brasil. É feita com uma mistura de farinhas de milho e trigo ou, particularmente, milho e centeio, e levedura. A Broa Portuguesa costuma ter um miolo denso e uma crosta grossa.

Em 1417, num documento albergado na Torre do Tombo define-se broa como “pão de painço de que usavam os pobres”. Era o pão do dia-a-dia do povo, pois os abastados apenas aproveitavam o miolo. Só no século XX, passou a ser o pão de todos, com a ascensão de classe, das classes mais trabalhadoras pela meritocracia, no final da Monarquia e na conservação do bom costume de comer broa.

Confira a receita que acompanha um café perfeitamente abaixo:

Ingredientes

500g farinha de milho grosso
400 ml de água
1 sachê de fermento biológico seco
300 ml de água
1 pitada de sal
250g farinha de centeio
180g de farinha de trigo

Modo de Fazer

Misture a farinha de milho e a água, até formar uma massa. Deixe descansar por 1 hora. Em uma vasilha, misture o fermento e a água e depois adicione à massa. Salgue. Acrescente a farinha de centeio e de trigo e misture, sem sovar. Deixe levedando até dobrar de tamanho.

Em uma superfície enfarinhada, coloque a massa e dê formato de broa, tomando cuidado para não sovar a massa. Leve para assar em forno alto, a 220º C, por aproximadamente 1 hora.