A Cartola é um doce brasileiro, típico de , e uma das mais tradicionais sobremesas pernambucanas. A iguaria tem origem nas casas-grandes dos engenhos. Consiste de bananas fritas em manteiga ou óleo, queijo de coalho ou de manteiga derretidos colocados em cima das bananas fritas, e cobertura, que pode ser a mais tradicional de canela e açúcar ou outras mais elaboradas como calda de chocolate.

É considerada resultado de técnicas e hábitos culturais dos colonizadores portugueses, dos indígenas locais e dos escravos africanos, uma mostra da miscigenação dos três principais povos que formaram a cultura do do Brasil.

Um dos patrimônios imateriais de Pernambuco desde 2009, a receita tem fácil preparo e pode ser feita em casa. Aprenda:

Ingredientes

1 colher(es) de de manteiga
1 colher(es) de sopa de canela em pó
2 colher(es) de sopa de açúcar granulado
80 grama(s) de queijo manteiga
4 unidade(s) de banana

Modo de Preparo

Aqueça uma assadeira antiaderente com um pouco da manteiga e frite as bananas que foram fatiadas ao meio no sentido longitudinal. Enquanto as bananas estão sendo fritas, misture o açúcar com a canela e coloque num prato formando uma cama.

Retire as bananas fritas e deite sobre o açúcar e a canela. Passe um pouco de manteiga no queijo e na mesma assadeira que fritou as bananas, doure o queijo dos dois lados. Coloque o queijo em cima das bananas fritas e polvilhe com um pouco de açúcar e canela. Sirva em seguida.