Confira os ingredientes e modo de fazer

“Mas o que o vegano come?” é uma pergunta corriqueira entre os desavisados. O fato de não comer qualquer tipo alimento tenha origem animal não limita as refeições dos veganos a apenas frutas e verduras. Mas claro que ter criatividade na hora de cozinhar ajuda a expandir o cardápio. Mas isso acontece em qualquer dieta alimentar, não é mesmo?!

Mas além da criatividade em substituir ingredientes, os veganos são ótimo também em criar nomes alternativos para a receitas adaptadas. E na versão de vegana, receita sem queijo leva o nome de “pão de beijo”. 

O MidiaMAIS chegou a esta receita através de uma postagem da jornalista Bruna Morales, que está em fase de transição do vegetarianismo para o veganismo. 

“Eu me tornei vegetariana em janeiro de 2016, após começar a ler o livro ‘A favor da Terra e do Humanismo’, de Pierre Rabhi. No desenrolar desses dois anos, aprofundei ainda mais a preocupação e busca por uma alimentação mais saudável e de menos impacto”, conta Bruna.

Consciente de que o caminho que queria percorrer era o do veganismo, ela sempre esbarrava na dificuldade em aceitar uma rotina alimentar justamente sem o queijo. “Eu falava  que parar de comer carne era fácil, mas queria ver largar o queijo. Como que faz com a pizza? E o pão de queijo? Enfim. Fato é que naturalmente me veio a consciência pros derivados e agora em dezembro acordei um dia sem vontade mais de ingerir queijo. E como este era o único alimento em cheque pra mim, me vi vegana”, relata. Publicação que Bruna fez nas redes sociais

Desde então, ela conta que começou a fazer várias pesquisas de receitas, até que encontrou esta de “pão de queijo vegano”, ou  simplesmente “pão de beijo”, do site Presunto Vegetariano.

“Já me amarrei no nome e decidi experimentar, porque sempre amei pão de queijo. Bom, a primeira vez fiz com a base de batata doce com inhame e depois de batata baroa/mandioquinha. Coloco só um pouco mais de sal do que a receita original e amo o resultado. Minha mãe, inclusive, até prefere o vegano ao tradicional. Daí eu vi também que dá pra rechear com goiabada, por exemplo. Eu experimentei e achei sensacional. E dei o nome de Pão de Beijo Apaixonado”, diz Bruna. Haja criatividade, hein!?

Confira a receita:

Ingredientes

2 xícaras (de chá) bem cheias de mandioquinha (batata baroa) picada (cerca de 300g) / dá para fazer também com batata doce
1 e 1/2 xícara (de chá) de polvilho doce
1/2 xícara (de chá) de polvilho azedo
1 colher (de chá) de fermento químico em pó
1/4 de xícara (de chá) de água
5 colheres (de sopa) de óleo
1 colher (de chá) de sal ou mais se preferir

Como fazer

Antes de tudo, cozinhe a mandioquinha. Em uma panela com água fervente, coloque a mandioquinha picada e deixe cozinhar até ficar macia (espete um garfo ou faca e ele deve atravessar com facilidade). Escorra bem e em seguida amasse as mandioquinhas ainda quentes com um garfo, até obter um purê uniforme. Reserve. Pré-aqueça o forno a 210ºC. Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento químico em pó e misture.

Coloque a água, o óleo e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até virar uma farofinha. Adicione o purê e misture novamente, até obter uma massa uniforme. Modele bolinhas de tamanho médio, cerca de 4cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira antiaderente. Leve para assar por cerca de 50 minutos ou até os pãezinhos ficarem rachados e completamente assados. Está pronto!