Prato rende porções generosas e aquece

Uma das curiosidades do risoto – um prato à base de arroz e vários condimentos, além de vinho seco e queijos com várias características – é o fato de que ele aquece – e muito – neste frio. O nome “risoto” significa “pequeno arroz” na Itália e surgiu no norte do País, de um “acidente”, segundo historiadores, quando em 1574 um cozinheiro deixou cair uma generosa quantidade de açafrão sobre o arroz que fazia, marcando o paladar de todos. 

Segundo a cozinheira Bruna Ferreira Ramos, o risoto tem três segredos. “Primeiro é o grão que deve soltar o amido, e recomendo utilizar o arbóreo. Depois é o vinho que precisa ser do tipo seco (branco ou tinto, desde que seja seco) e por último o ‘braço’ para mexer muito bem o arroz”, afirma. 

Além do caldo de legumes que de fato “cozinha” o grão, mais duro porém menor, é preciso pensar em um recheio saboroso que combine com queijos fortes como parmesão, gouda e até um pouco de gorgonzola, se você for corajoso. “O risoto de tomate e queijos é uma opção maravilhosa e bem mais em conta para esse frio que está fazendo em Campo Grande”, indica a cozinheira. Porém, a base do risoto é a mesma para todos, permitindo que a pessoa vá e diversifique os “recheios”. “O risoto permite até rúcula, carnes, qualquer recheio que a pessoa desejar”, indica. 

 

Risoto esquenta e tem ingredientes mais acessíveis / Foto: Bolsa de Mulher/Divulgação

 

Confira a receita indicada para o MidiaMAIS.

Risoto de tomate e queijos

INGREDIENTES:
– 3 xícaras de arroz arbóreo próprio para risotos
– 3 xícaras de caldo de legumes morno
– 1/2 cebola picada em cubinhos
– Azeite para regar
– 1 copo de vinho branco seco
– Sal e pimenta rosa à gosto
– 2 tomates italianos picados em cubos grandes
– 10 unidades de tomate cereja cortado ao meio
– 1 xícara de queijo gorgonzola picado
– 1 xícara de queijo parmesão ralado para finalizar
– Manjericão a gosto fresco

 

Grão do arroz arbóreo solta mais amido / Foto: Divulgação

 

MODO DE PREPARO:
Esquente o caldo de legumes e reserve. Em uma panela, refogue a cebola com azeite até dourar. Jogue o arroz arbóreo e o frite até ficar com o grão transparente em volta e branco por dentro. Jogue o vinho e mexa bem, soltando o amido. Quando o vinho secar vá colocando o caldo de legumes e cozinhando o arroz. Coloque só uma pitada de sal. Vá mexendo sem parar e colocando caldo quando for secando. Quando estiver no ponto desejado (eu gosto dele al dente, quando você mordisca um grão e ele ‘prende no dente’ mas ao mesmo tempo está macio), jogue os tomates, e mexa. Depois vá colocando primeiro o gorgonzola, a pimenta rosa e acerte o sal conforme o queijo vá se soltando. Desligue a panela e coloque o parmesão e o manjericão. Sirva imediatamente.

Rende cerca de 6 porções. 

Fonte da receita: Blog Sal & Estante.

Tomate cereja é mais 'docinho' e decora bem o prato / Foto: Divulgação