Um cafezinho ou chá são perfeitos para acompanhar a receita

Entrando nas ondas das festanças juninas, a dica do Comida Boa de hoje é temática e super atual. Encontramos uma boleira especializada em bolo de milho e mandioca no Bairro Monte Alegre que deu a dica certinha de como fazer receita deliciosa e claro, gostosa.

Maria Umbelina Fernandes, 49 anos é a mestre cuca que dá a dica aos leitores do MidiaMAIS. Durante nossa entrevista, ela disse que penou muito para fazer bolos caseiros como os que faz hoje, na sua empresa de bolos –  Chalé Tortas e Bolos e disse que não tem segredo, apenas a experiência.

“Comecei fazendo cucas, pão recheado e tortas confeitadas só para depois vir a fazer os bolos caseiros; demorou um tempo até eu acertar mas confesso, fazia bolos e eles desmanchavam, grudavam e embatumavam…acredito que a experiência foi me dando as coordenadas de acertar e o cliente gostar”, conta.

Antes de se tornar especialistas nos quitutes juninos e nos bolos de vó, Maria diz que fez muita torta de maracujá e limão para vender. Para se aperfeiçoar ela disse que utilizou muitas receitas de internet e de conhecidos até fazer a própria de cabeça. “Faço de olhos fechados”, brinca a boleira que faz cerca de 25 bolos caseiros por dia.

Para a nossa receita é tudo muito simples e fácil. Vamos começar a receita do bolo de mandioca. Para este, o único segredo, conta Maria, é triturar e espremer a mandioca, até ela ficar uma pasta. “Tem que tirar toda a água dela, senão o bolo desmancha”, alerta.

Receita (Bolo de Mandioca)

3 xícaras de mandioca ralada (crua e não pode ser congelada)

2 xícaras de a´cuçar

3 ovos (separar a clara e a gema)

2 xícaras de coco ralado

1 pacote de queijo ralado

1 xícara de leite

1 colher de fermento

– Para fazer essa receita, não é preciso bater a mandioca e nem a clara em neve no liquidificador, acrescentando estes ingredientes apenas depois, num refratário separado e misturar para ai sim, levá-lo ao forno. A temperatura do forno tem que ser 180º e o tempo necessário desta receita é de até 1 hora.

Já nosso outro quitute é indispensável nas festas juninas, que é o bolo de milho. Para esta receita, Maria diz que inclui tanto o milho da lata quanto de espiga. “A gente mescla os dois e ainda acrescento uma essência de milho verde”, explica.

Receita (Bolo de Milho)

1 lata de milho verde (com o líquido)

4 ovos

1 lata de açúcar (a mesma medida da lata do milho)

½ lata de fubá (a mesma medida da lata do milho)

½ lata de côco

3 espigas de milho verde (natural)

½ lata de trigo (acrescentar depois de batido)

1 colher de fermento

– Misturar todos os ingredientes no liquidificador e só acrescentar o trigo depois. “Se você ver que está muito mole a massa, acrescenta mais trigo, mas não passa de 1 xícara”, explica. Esta receita também tem que levar ao forno de 180º por 40 minutos.

Saiba Mais