Psicologia do HRMS tem canal para que familiares mantenham contato com pacientes através de cartas
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, por meio do Serviço de Psicologia do Hospital, disponibiliza um canal para envio de cartas
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A angustia de não poder visitar os pacientes queridos é um dos dramas que vive quem tem parentes, amigos e companheiros internados com o coronavírus nos hospitais. Pensando em sanar esse problema de forma segura, além de reestabelecer a saúde mental de um paciente que passa pela recuperação, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, por meio do Serviço de Psicologia do Hospital, disponibiliza um canal para envio de cartas. O serviço já irá completar um ano de existência.
Com o avanço da doença no Estado, foi necessária a implementação de medidas restritivas afim de evitar ou propagar o contágio. Dessa forma, se tornou imprescindível restringir as visitas e acompanhantes aos pacientes internados no HRMS. Conforme explica a diretora-presidente do Hospital Regional, Dra. Rosana Leite Melo, esse canal é muito importante para o paciente que está internado.
“Estamos vivendo um momento muito difícil, que nos restringe estar perto fisicamente das pessoas que amamos, mas, felizmente, podemos contar com a tecnologia para nos aproximar, levar palavras de carinho e apoio, orações e torcida”.
A ação foi iniciada em de abril 2020 e, desde então, diariamente a equipe de psicologia do hospital, recebe a carta, identifica e o paciente e o setor que está internado e entrega ao paciente. Durante a entrega a equipe aproveita para realizar atendimento e proporcionar maior suporte emocional. Apenas no ano passado, foram enviadas e lidas aos pacientes mais de 1503 cartas. De janeiro até o momento, já foram 365 e-mails.
Os pacientes se emocionam e agradecem a oportunidade de receber uma palavra de conforto da família. Alguns, inclusive, respondem, com apoio dos psicólogos via e-mail. O serviço que leva as mensagens de familiares a pacientes hospitalizados tem, inclusive, devolutivas bem significativas ao tratamento dado aos pacientes e familiares.
“Observamos reações instantâneas de mudança de humor. Redução do sentimento de isolamento, sentem-se mais acolhidos e amparados. Aliviados em saber que não estão sozinhos e mais motivados para enfrentar o tratamento. E todos esses fatores contribuem para recuperação do paciente”, explica a equipe de psicologia do HRMS.
A equipe de Psicologia do HRMS explicou que, no início da pandemia, cada serviço precisou criar um plano de contingenciamento para o Covid-19. Pensando em valorizar a comunicação entre pacientes e diminuir distâncias, foram pensadas em várias ações para preservar esse contato.
“Junto com as demais ações que nós pensamos, como as vídeochamadas, mediação de visitas presenciais – variando conforme os casos críticos – e os atendimentos presenciais e remotos, a ideia das cartas veio para ser o facilitador, o meio de comunicação da família lá fora com o paciente que está aqui dentro, principalmente aquele que está sem o celular”, ressalta o núcleo de psicologia do hospital.
Além disso, o momento da leitura da carta é de extrema importância. Nessa hora, as psicólogas do HRMS aproveitam para fazer atendimentos. “Acaba sendo o momento em que a gente consegue ver as necessidades desses pacientes, fazer uma mediação se for possível[…] A gente vai tentando fazer com que minimize essa distância física, afetiva, emocional, ela não precisa ser tão restrita”, explicou a equipe ao MidiaMais.
Como participar?
Para participar do canal de cartas, basta enviar o texto com uma mensagem de apoio, motivação ou incentivo pelo e-mail [email protected] e é indispensável a identificação do paciente com nome completo no assunto do e-mail. O recado será impresso e lido para o paciente pelos funcionários da unidade.
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