Em tempos de pandemia, viajar em segurança parece algo distante. Mas se preparar para esse momento, não é impossível, principalmente quando se tem um sonho, habilidade técnica e criatividade. Pensando em levar a família para conhecer a , o mecânico de manutenção aeronáutica Odair José Macedo Benatti deu início ao plano de transformar um micro-ônibus em um motorhome personalizado.

“Eu tinha uma ideia de fazer um motorhome para eu viajar quando eu me aposentasse. Aí, com a pandemia, pensei ‘poxa, vou adiantar e aproveitar agora que terei um pouco mais de tempo'. Comprei um micro-ônibus com a intenção de fazer um motor home e comecei a construção do 0. Fui construindo pouco a pouco nas horas vagas, como ainda trabalho”, explica o mecânico ao Jornal Midiamax.

Uma das principais motivações para a construção do sonho foi o conforto de poder viajar sem ter que se hospedar em hotéis e ter mais mobilidade durante o trajeto. Benatti ainda explica que o tamanho médio do carro escolhido a dedo foi primordial para equilibrar o conforto com a facilidade de manobrá-lo. A produção é compartilhada a cada atualização no canal que o mecânico decidiu criar no Youtube onde tem mais de 20 mil visualizações.

Motorhome: construção e pesquisa

Durante a pesquisa do carro, Benatti explica que tinha duas opções: comprar um carro antigo e restaurá-lo e fazer um motorhome personalizado, ou fazer as reformas em uma van, o que é mais popular mas menos espaçoso. Escolhendo pela primeira opção, comprou um micro-ônibus escolar Agrale 1600d de 1989 para 17 passageiros e começou o projeto em casa.

“Quando alguém for construir um motorhome, ao comprar deve prestar atenção na mecânica e pegar um carro com boas condições. Sobre a personalização, depende mais do gosto das pessoas. Tem pessoas que viajam em uma . Eu optei por algo maior para ter a possibilidade de construir um banheiro no interior e ter mais conforto para a família”, ressalta.

Como a montagem é totalmente artesanal e há limitações por conta da pandemia, a meta de Benatti é finalizar a construção até o fim de 2021. A meta é viajar primeiro ao redor de e depois estender para localidades mais distantes. Inclusive, equipou o motorhome com isolamento térmico para poder ter facilidade em estar em locais de baixa temperatura, como Chile e Argentina.

“Às vezes trabalho até a noite nele. Com ainda estou trabalhando, faço a reforma nas horas vagas. Tenho uma boa noção de marcenaria e estou fazendo agora um curso de engenharia mecânica, mas já tinha bastante conhecimento na mecânica aeronáutica que ajuda no dia a dia. Só muda o penteado mas a noiva é a mesma”, conta o mecânico.

Família e planos futuros

Mesmo com toda a engenharia mecânica envolvida, a parte mais difícil, segundo Benatti, foi convencer a esposa Miriam Cristina de autorizar a compra do micro-ônibus. No começo, ela estava relutante, mas a ideia de viajar sem ter que se hospedar em hotéis em conjunto com a confiança no marido, a convenceu e hoje sonham com as viagens que estão por vir ao lado da filha.

“Lá em casa fizemos a parceria de elas me ajudarem também. A minha filha normalmente grava, e quando ela não está disponível, é a minha esposa. E trocamos muitas ideias no processo. Ela que dá opinião na posição dos móveis e está acompanhando completamente. Eu não sou louco de escolher sem ela, né?”, finaliza Benatti com bom humor.

O casal não vê a hora da construção da casa móvel ficar pronta. Sentam juntos e avaliam as possibilidades para o futuro. Nos planos, está uma viagem pelos países da América Latina. Para acompanhar a construção, e até se inspirar no projeto, basta acompanhar o canal do mecânico no Youtube onde ele compartilha os passos.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no @midiamax