Pular para o conteúdo
Comportamento

Mecânico transforma micro-ônibus de 1989 em motorhome para viajar a América Latina

Na pandemia, o mecânico de aviões Odair José Macedo Benatti deu início ao plano de transformar um micro-ônibus em um motorhome personalizado
Arquivo -

Em tempos de pandemia, viajar em segurança parece algo distante. Mas se preparar para esse momento, não é impossível, principalmente quando se tem um sonho, habilidade técnica e criatividade. Pensando em levar a família para conhecer a , o mecânico de manutenção aeronáutica Odair José Macedo Benatti deu início ao plano de transformar um micro-ônibus em um motorhome personalizado.

“Eu tinha uma ideia de fazer um motorhome para eu viajar quando eu me aposentasse. Aí, com a pandemia, pensei ‘poxa, vou adiantar e aproveitar agora que terei um pouco mais de tempo’. Comprei um micro-ônibus com a intenção de fazer um motor home e comecei a construção do 0. Fui construindo pouco a pouco nas horas vagas, como ainda trabalho”, explica o mecânico ao Jornal Midiamax.

Uma das principais motivações para a construção do sonho foi o conforto de poder viajar sem ter que se hospedar em hotéis e ter mais mobilidade durante o trajeto. Benatti ainda explica que o tamanho médio do carro escolhido a dedo foi primordial para equilibrar o conforto com a facilidade de manobrá-lo. A produção é compartilhada a cada atualização no canal que o mecânico decidiu criar no Youtube onde tem mais de 20 mil visualizações.

Motorhome: construção e pesquisa

Durante a pesquisa do carro, Benatti explica que tinha duas opções: comprar um carro antigo e restaurá-lo e fazer um motorhome personalizado, ou fazer as reformas em uma van, o que é mais popular mas menos espaçoso. Escolhendo pela primeira opção, comprou um micro-ônibus escolar Agrale 1600d de 1989 para 17 passageiros e começou o projeto em casa.

“Quando alguém for construir um motorhome, ao comprar deve prestar atenção na mecânica e pegar um carro com boas condições. Sobre a personalização, depende mais do gosto das pessoas. Tem pessoas que viajam em uma . Eu optei por algo maior para ter a possibilidade de construir um banheiro no interior e ter mais conforto para a família”, ressalta.

Como a montagem é totalmente artesanal e há limitações por conta da pandemia, a meta de Benatti é finalizar a construção até o fim de 2021. A meta é viajar primeiro ao redor de e depois estender para localidades mais distantes. Inclusive, equipou o motorhome com isolamento térmico para poder ter facilidade em estar em locais de baixa temperatura, como e Argentina.

“Às vezes trabalho até a noite nele. Com ainda estou trabalhando, faço a reforma nas horas vagas. Tenho uma boa noção de marcenaria e estou fazendo agora um curso de engenharia mecânica, mas já tinha bastante conhecimento na mecânica aeronáutica que ajuda no dia a dia. Só muda o penteado mas a noiva é a mesma”, conta o mecânico.

Família e planos futuros

Mesmo com toda a engenharia mecânica envolvida, a parte mais difícil, segundo Benatti, foi convencer a esposa Miriam Cristina de autorizar a compra do micro-ônibus. No começo, ela estava relutante, mas a ideia de viajar sem ter que se hospedar em hotéis em conjunto com a confiança no marido, a convenceu e hoje sonham com as viagens que estão por vir ao lado da filha.

“Lá em casa fizemos a parceria de elas me ajudarem também. A minha filha normalmente grava, e quando ela não está disponível, é a minha esposa. E trocamos muitas ideias no processo. Ela que dá opinião na posição dos móveis e está acompanhando completamente. Eu não sou louco de escolher sem ela, né?”, finaliza Benatti com bom humor.

O casal não vê a hora da construção da casa móvel ficar pronta. Sentam juntos e avaliam as possibilidades para o futuro. Nos planos, está uma viagem pelos países da América Latina. Para acompanhar a construção, e até se inspirar no projeto, basta acompanhar o canal do mecânico no Youtube onde ele compartilha os passos.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bombeiros

Último dia: Corpo de Bombeiros oferta 20 vagas com salários de até R$ 13 mil em MS

Foragido por homicídio e roubo, brasileiro é preso na fronteira com MS

Homem morre após salto de asa-delta em Caraguatatuba

‘Formigueiro’: show de João Gomes bate recorde de público no Parque das Nações

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

upa

Mais agilidade: tempo de espera por atendimento nas UPAs será monitorado por novo sistema

Últimas Notícias

Sem Categoria

Morre Flávio Pantera, goleiro que foi campeão brasileiro pelo Athletico, aos 54 anos

Flávio Pantera tinha 54 anos e em 20021 foi campeão brasileiro pelo Athletico Paranaense, time que defendia; saiba detalhes

Política

Dagoberto Nogueira grava vídeo e explica cirurgia para retirada de hérnias

Deputado federal passou por cirurgia em junho

MidiaMAIS

Na época em que celular era só para ligação, Rosilene foi 'rainha' e sonha com volta do Orkut

Rede social surgiu em 2004 e despontou mundialmente. Durou dez anos e deixou saudade

Cotidiano

Em palestra, alunos aprendem sobre riscos de vape, narguile e outras drogas em MS

Professores também devem participar de discussões para identificar estudantes possivelmente dependentes