Rica e com grandes nomes no cenário nacional, a pode passar despercebida no dia a dia de muitos dos cidadãos do estado e também aos olhos do resto do país. Pensando nisso, as estudantes universitárias Hemilly, de 22 anos, e Aline, de 20, decidiram produzir o curta-documentário “Entre Parágrafos e Terra Vermelha, a Leitura no Mato Grosso do Sul”, que contempla o cenário literário regional e tem data de estreia marcada para 8 março de 2021.

As produtoras de conteúdo criaram em 2014 o projeto do Pastel Escritor, como uma forma de compartilharmos as ideias sobre o mundo literário e geek. A ideia sempre foi falar sobre a leitura já que, para elas, no Estado não existiam muitos espaços para discutir sobre esse assunto, então a foi o caminho perfeito. Porém, começaram a investir na produção nas redes sociais a partir de 2019.

“Nós tentamos abordar diversos temas, e gêneros literários, nosso gosto varia muito. Mas normalmente falamos sobre fantasia, romance e realismo fantástico. Com o trabalho de divulgação do documentário, nós estamos falando muito sobre poesia e contos de autores sul-matogrossenses, que até então não tínhamos abordado nas postagens”.

As produtoras contam que sempre foram incentivadas e influenciadas à leitura desde pequenas pela família. Esse é inclusive um dos temas que abordam no curta-documentário. Para as filmagens, produziram e aplicaram um questionário online para os leitores do estado e pediram indicações de autores regionais.

“Tentamos entrar em contato com eles para conversar sobre os livros e o curta. A partir das respostas, convidamos algumas pessoas (leitores, autores, professores) para participar do curta em vídeo, por meio de entrevistas. Nós obtivemos muitos dados interessantes com o questionário. Sobre a existência de bibliotecas e de onde parte o incentivo a leitura na vida das pessoas.”, explicam.

Rica e com grandes nomes no cenário nacional, a literatura de MS pode passar despercebida no dia a dia de muitos dos cidadãos do estado
Documentário busca retratar a produção de literatura em MS e a leitura entre os jovens-adultos (Reprodução, Midiamax)

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc edital municipal de em novembro de 2020. Com o auxílio, puderam adquirir o material necessário para a produção, além de aprender algumas funcionalidades e se especializarem para entregar um material de qualidade e que retrate a literatura do estado da forma mais fiel possível.

Para acompanhar a produção curta-documentário “Entre Parágrafos e Terra Vermelha, a Leitura no Mato Grosso do Sul”, basta acessar a página das autoras nas redes sociais no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook ou pelo site https://apptuts.bio/pastel-escritor-17783 .


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax