Os avanços tecnológicos mudaram as relações entre os seres humanos, reduziram distâncias, ampliaram rede de contatos e, consequentemente, deram uma opção extra às pessoas para encontrar o seu par amoroso. A deu uma nova oportunidade para aqueles que procuram a sua cara metade e incluiu também os mais tímidos, porque começa com a abordagem online até finalmente acontecer o encontro ao vivo. Esta revolução digital também permitiu o surgimento de plataformas que comparam os sites de relacionamento existentes para facilitar a pesquisa das melhores opções para cada caso. A internet trouxe um mundo de possibilidades e mudou os hábitos de e trouxe uma nova tendência: o namoro virtual.

 

Namoro e plataformas no Brasil

Muitas são as pessoas que procuram o amor das suas vidas. É ainda um amor romantizado por várias histórias bem-sucedidas em diferentes plataformas pelo mundo inteiro. O avanço tecnológico trouxe maiores oportunidade de conhecer a cara metade. São muitos websites que trazem várias opções de acordo com o gosto de cada pessoa. E são muitas as plataformas que trazem a promessa de ter os melhores sites de relacionamento online

É importante realizar uma pesquisa sensata para descobrir o melhor site para cada pessoa e a sua meta final.  De acordo com o site Apps Tuts, os aplicativos estão a conquistar o Brasil e as plataformas mais populares entre os brasileiros(as) são: Tinder, Badoo, C-Date, Happn, POF, Par perfeito, a outra metade e be2, Grindr e AstroMatch. Claro que o Tinder se consagrou como o líder dos aplicativos. É impossível não citá-lo nesta lista com sites de relacionamentos mais usados no Brasil sem mencionar. Através do bom design e uso simples, muitas gerações entraram na onda do Tinder.

 

Namoro e diferentes gerações

O namoro antigo, do piscar o olho, mandar cartinhas e pedir para aquela amiga ou amigo apresenta-los, foi aprimorado para o ambiente virtual. Tudo isto ainda acontece, mas de forma virtual. A nova geração já está acostumada com todos os recursos online. E as gerações mais antigas?

Ainda há certa precaução dos mais antigos no ambiente de namoro online, mas aos poucos eles estão a ser conquistados. A pandemia mudou muitos comportamentos e não somente no mundo físico, mas também no online. O confinamento e isolamento social, a redução das interações físicas, aumentaram o desejo das pessoas se relacionarem. Com isso, o namoro online ganhou força em 2020. E não só nas gerações mais novas, mas também ganhou adeptos nas gerações mais antigas. A geração conhecida como “Baby Boomers” (1946-1964), ou também a geração da televisão porque foi durante esse período que houve o surgimento das televisões, é uma geração que cresceu sem a inovação da internet e que está se adaptando a está nova realidade. Apesar de terem aprendido sobre as e o uso da tecnologia, ainda assim, suas preferências estão em tecnologias já conhecidas por eles.  

Já a geração X (1965-1980), acompanhou o Boom dos computadores, da internet e do smartphone. Apesar de nascerem na época dos computadores, estas tecnologias chegaram com maior intensidade na geração posterior, chamada de Geração Y ou Millenials. 

A geração dos Millennials é marcada pela grande transformação tecnológica e digital de forma exponencial, e acompanhou o “boom” do desenvolvimento dos computadores, da internet, dos smartphones, videogames e dos benefícios trazidos por eles. Já a geração Z (1997-2010) está imersa na tecnologia. Nasceu e cresceu com a abundância de tecnologia a sua volta. Estas últimas gerações são as mais suscetíveis ao namoro online. E a abordagem é mais natural. A geração X está a aderir a ideia dos sites de namoro, o que ainda é preferência e no Brasil não é diferente. 

 

Tendências 

As tendências são de um aumento da adesão ao namoro online, sobretudo pós crise pandêmica. O covid-19 trouxe um aumento no uso dos aplicativos de namoro. Com as atividades sociais ainda restritas pelo covid-19, as apps de encontros estão crescendo de forma expressiva e adicionaram ferramentas para ajudar os usuários a encontrarem boas ligações online. Esta tendência deve continuar e já se começaram a ver os resultados até mesmo no tempo da conversa pela app até o encontro. Estes pequenos detalhes estão tendo mais valor do que antes.