Bonito é uma das maiores e mais fascinantes belezas de Mato Grosso do Sul. Conhecida internacionalmente pelas águas cristalinas, a região é um centro de ecoturismo cercado pelo translúcido Rio da Prata repleto de peixes. Um dos profissionais de mergulho mais experientes da região há 35 anos, João Nascimento é o principal instrutor nas expedições locais e até para gravações de documentários internacionais.
O acompanhamento aos pesquisadores e equipes de TV nacionais e internacionais ocorre justamente nos locais mais fascinantes da região, como o Abismo Anhumas e a Lagoa Misteriosa. Apreciados mundialmente, oferecem uma experiência surreal e exigem maior conhecimento e treinamento no mergulho, que não é tão simples quanto parece.
De hobby à profissão
Para se tornar um especialista nos mergulhos guiados, o mineiro-carioca mas com coração campo-grandense João Nascimento começou a experiência subaquática há 35 anos, em 1986, quando tinha apenas 20 anos. O mergulho com cilindro teve início pela Confederação Mundial das Atividades Subaquáticas no meio militar do Rio de Janeiro.
Após cursar Biologia, o mergulhador se aperfeiçoou em biodiversidade marinha e se pós-graduou em Biologia Marinha na USP e em 1997 se tornou instrutor internacional. Em 2000, criou o Projeto Integrar Turismo e Educação em Angra do Reis com estudantes de escolas e universidades. Mas o Mato Grosso do Sul o conquistou em 1995, e em 2003 fundou a empresa de mergulho Dive, em Bonito.

“Durante minha permanência em Bonito, atendi públicos diversos, incluindo pesquisadores e equipes de TV nacionais e internacionais em expedições subaquáticas por Bonito e pelo Pantanal. Quando ocorreu o fechamento das cavernas de mergulho pelo IBAMA em 2011, encerrei as atividades da Dive e a remontei em Cabo Frio – RJ. Mas a saudade bateu e retornei a Campo Grande e há 03 anos reiniciei as atividades aqui e expedições a Bonito”, explica o mergulhador.
Nascimento também relata como o mergulho foi de um hobby para uma profissão. Em 2001, um acidente de moto o fez perder os movimentos no cotovelo direito. O então militar, chegou a ser transferido pelo exército para o Amazonas, mas a gravidade do acidente o impedia de realizar movimentos básicos. Decidiu deixar a vida militar e focou no mergulho.

“É um grande marco na minha vida. Mergulhar era um hobby, uma paixão por ser biólogo marinho. Mas depois do acidente, me senti desconfortável no Exército e hoje ainda tenho pequenas restrições no braço. Na época era 90% de restrição, hoje tenho 80-90% de flexibilidade mas o mergulho, com adaptações, não tinha impedimentos e a partir dali só quis saber de mergulho”, conta.
Mergulho guiado e benefícios
O mergulhador relata que Discover Scuba Diving, feito em Bonito, possui grau de dificuldade baixíssimo. Não é necessário saber nadar ou já ter mergulhado para realizá-lo. A profundidade máxima em Bonito é de 06 metros e o condutor acompanha o turista o tempo todo. A única restrição é em relação às gestantes, que não podem mergulhar devido à pressão exercida sobre o corpo, e à idade mínima de 10 anos.
“Porém, existem diversas modalidades de mergulho com grau de dificuldade maior e que exigem Cursos, como por exemplo, o mergulho a uma profundidade maior de 30 metros e que possibilita conhecer as maravilhas do Abismo Anhumas e Lagos Misteriosa e o mergulho em Cavernas, que deve ser retomado em Bonito, em breve”, conta Nascimento ao Jornal Midiamax.

Para tornar mais popular e profissionalizar mergulhadores locais, Nascimento mantém há 3 anos em Campo Grande a escola de mergulho Dive Brasil. Onde é feita uma adaptação com equipamento e treinamento para que a experiência seja confortável.
Para mais informações, basta acessar a página oficial da Dive Brasil ou através das redes sociais no Facebook ou Instagram. A escola também atende presencialmente na R. Berilo, 68, em Campo Grande, e na Rua General Osório, 860, em Bonito ou pelo telefone (67) 99101-8263.
Fale MAIS!
O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax